Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Formularios

Andersonjb

Pergunta

Pessoal, ate me desculpem pela pergunta, pode parecer ridicula, mas não consigo fazer uma operação com formularios no vb.net. Estou usando um menu principal ( Main Menu ) e configurando os seus itens, e tem um item que aparece um novo formulario. Bem, no codigo desse item, no caso era so eu colocar form2.show que o outro form apareceria, correto? Mas não e isto que esta acontecendo. Eu estou fazendo errado, tem uma programação certa para main menus, ou no vb.net para se mostrar formularios a configuração e diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
Pessoal, ate me desculpem pela pergunta, pode parecer ridicula, mas não consigo fazer uma operação com formularios no vb.net. Estou usando um menu principal ( Main Menu ) e configurando os seus itens, e tem um item que aparece um novo formulario. Bem, no codigo desse item, no caso era so eu colocar form2.show que o outro form apareceria, correto? Mas não e isto que esta acontecendo. Eu estou fazendo errado, tem uma programação certa para main menus, ou no vb.net para se mostrar formularios a configuração e diferente?

Form2 é uma classe, portanto você tem que criar um objeto dela para utilizá-la. Então, seria algo assim:

Dim f2 As New Form2()
f2.Show()

Sacou? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

• 0

Bem, sacar mesmo eu não saquei direito, mas o importante e que funcione. Agora me diga uma coisa, no caso, no vb 6, para você fechar o formulario aberto e voltar para o antigo o comando seria Unload form2, correto? mas no vb.net isso não funciona, como faço isso?

Link para o comentário

• 0

Bem, sacar mesmo eu não saquei direito, mas o importante e que funcione.

No VB6 um form qualquer já tinha uma instância padrão. Ou seja, por si só ele já era um objeto e não apenas uma classe. Por isso você podia chamar o método Show dele. No VB.NET todos os forms são classes e você só pode utilizar métodos de instância (de objeto) criando um objeto a partir da classe.

Agora me diga uma coisa, no caso, no vb 6, para você fechar o formulario aberto e voltar para o antigo o comando seria Unload form2, correto? mas no vb.net isso não funciona, como faço isso?

Seguindo aquele exemplo ali do meu outro post, seria:

f2.Close()

Certo? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

• 0
E ai, gray, bele? Acontece que isso aqui não funciona:

Dim f2 As New Form2
        f2.Close()

Tem como ajudar?

Sim, isso funciona. Só não é nada útil porque você está criando uma instância do form e quase que imediatamente a está destruindo. Imagine um form como uma variável qualquer, um inteiro, uma string, etc. Se você o criar em um rotina (em uma Sub) essa variável só existirá lá, certo? O mesmo se dá com qualquer outro objeto (o que inclui os forms). Portanto, você tem que criar a instância do form em um local onde seja possível que ela permaneça existente e que então você possa chamar seus respectivos métodos. Baixe esse simples exemplo e clique no botão para abrir o form2 e depois no botão para fechá-lo: http://www.graymalkin.globalhosts.com.br/s.../TesteForms.zip. Depois, veja o código e creio que você entenderá.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...