E ai, pessoal, beleza? Eu queria tirar mais uma pequena duvida sobre os famosos construtores. Digamos que eu tenha esse codigo:
#include<iostream.h>
#include<conio.h>
class DiadoAno
{
public:
DiadoAno(int valormes, int valordia);
int mes;
int dia;
};
int main()
{
clrscr();
DiadoAno data(07,07);
cout<<"Mes:"<<data.mes;
getch();
return(0);
}
DiadoAno::DiadoAno(int valormes, int valordia)
{
mes=valormes;
dia=valordia;
}
Percebam que nele as variaveis dia e mes estao publicas, mas e se eu fizesse o seguinte:
#include<iostream.h>
#include<conio.h>
class DiadoAno
{
public:
private:
int mes;
int dia;
};
int main()
{
clrscr();
DiadoAno data(07,07);
getch();
return(0);
}
{
mes=valormes;
dia=valordia;
}
No caso, daria um erro e o compilador diria, bem ali no cout, que mes e um membro não acessivel. Bem, ai eu sei que existem as funções set e get, não e, que servem tanto para acessar ou para modificar a variavel privada, correto? So que há um pequeno probleminha: como faço para mim aplicar essas funções ( set e get )? Procurei, procurei, pesquisei, e não achei, e quando achei, não consegui fazer, porque a explicação não era muito clara. alguém poderia me dar mais uma maozinha??
Pergunta
Andersonjb
E ai, pessoal, beleza? Eu queria tirar mais uma pequena duvida sobre os famosos construtores. Digamos que eu tenha esse codigo:
#include<iostream.h>
#include<conio.h>
class DiadoAno
{
public:
int mes;
int dia;
};
int main()
{
clrscr();
DiadoAno data(07,07);
getch();
return(0);
}
{
mes=valormes;
dia=valordia;
}
Percebam que nele as variaveis dia e mes estao publicas, mas e se eu fizesse o seguinte:
#include<iostream.h>
#include<conio.h>
class DiadoAno
{
public:
private:
int mes;
int dia;
};
int main()
{
clrscr();
DiadoAno data(07,07);
getch();
return(0);
}
{
mes=valormes;
dia=valordia;
}
No caso, daria um erro e o compilador diria, bem ali no cout, que mes e um membro não acessivel. Bem, ai eu sei que existem as funções set e get, não e, que servem tanto para acessar ou para modificar a variavel privada, correto? So que há um pequeno probleminha: como faço para mim aplicar essas funções ( set e get )? Procurei, procurei, pesquisei, e não achei, e quando achei, não consegui fazer, porque a explicação não era muito clara. alguém poderia me dar mais uma maozinha??
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.