Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Clipper


Denis Bittencourt Muniz

Pergunta

Fale galera!

A parada é a seguinte:

Estou pensando em aprender Clipper, mas gostaria de saber mais sobre ele e fazer algumas perguntinhas básicas:

1. Atualmente, em qual versão se encontra?

2. Para qual SO se destina Clipper? (Ouvi falar que é só para DOS e Unix\Linux)

3. É verdade que Clipper é bem antigo e não possui muito recurso?

4. Tem recurso para API? (Tipo igual ao Visual Basic)

5. Por que Clipper é muito usado por empresas(Toda empresa que eu conheço usa Clipper)? (Já que o povo fala que Clipper não é grande coisa)

6. O que Visual Fox Pro tem haver com Clipper? (Perguntinha meio estranha, mas...)

7. É verdade que existe ambiente gráfico(IDE) para Clipper?

Sei que estou abusando, mas dúvidas não caladas sem respostas...

Falows!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Estou pensando em aprender Clipper, mas gostaria de saber mais sobre ele e fazer algumas perguntinhas básicas:

E eu vou tentar respondê-las. smile.gif

1. Atualmente, em qual versão se encontra?

A última versão lançada foi a 5.3e, se não me engano.

2. Para qual SO se destina Clipper? (Ouvi falar que é só para DOS e Unix\Linux)

Sim, ele é para o DOS, mas funciona perfeitamente sob Windows (e muito mais rápido).

3. É verdade que Clipper é bem antigo e não possui muito recurso?

Depende do que você define por "recurso". Veja a resposta abaixo.

4. Tem recurso para API? (Tipo igual ao Visual Basic)

Você pode criar bibliotecas em C que podem ser chamadas a partir do Clipper, ou seja, é possível extendê-lo.

5. Por que Clipper é muito usado por empresas(Toda empresa que eu conheço usa Clipper)? (Já que o povo fala que Clipper não é grande coisa)

Porque é uma linguagem muito prática para manipulação de bancos de dados (do formato dBASE e outros) e não requer um maquinário poderoso.

6. O que Visual Fox Pro tem haver com Clipper? (Perguntinha meio estranha, mas...)

Ambos são baseados em XBase, uma espécie de SQL de antigamente, por isso possuem comandos semelhantes.

7. É verdade que existe ambiente gráfico(IDE) para Clipper?

Eu uso o velho e bom Edit mesmo... minha "IDE" favorita. biggrin.gif Falando sério, não me lembro de ter esbarrado com alguma IDE para Clipper. Todavia, existem toolkits gráficos para você criar programas com interface Windows, então é possível que existem IDEs também.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...