Guest Vagner Franco Moreira Postado Outubro 20, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 20, 2003 :huh: me ajudem, estou começando no delphi e quero saber como calcular valores de um campo na tabela automaticamente. :huh: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 KeitaroSan Postado Outubro 20, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 20, 2003 Posta um exemplu du que voce quer fazer cara, assim fica maix simples, existem varias formas di si fazeh alguma coisa, tudo depende de que exatamente o q voce keh... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Vagner Postado Outubro 20, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 20, 2003 :huh: quero saber como faço para...Colocar no form 3 edtsedit1 - valor 1edit2 - valor 2edit3 - resultado automático da soma ou / - *. :huh: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 KeitaroSan Postado Outubro 21, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 21, 2003 Bom, como você falou edits, vou te dá um exemplo de calculos com edits, beleza? ^__^tipo assim cara, como você já deve saber, edits guardam valores do tipo String, e como o Delphi não faz a conversão automática de tipoes, logo, para fazer calculos com esse valores, você deve converte-los, ficaria mais ou menos assim:var valor1, valor2, resultado: integer;begin //este exemplo consiste no calculo de numeros inteiros valor1 := StrToInt(edit1.text); valor2 := StrToInt(edit2.text); resultado := valor1 + valor2; //fazendo o calculo... edit3.text := IntToStr(resultado); //convertendo o valor novamente pra string e assinando o edit...end;nesse exemplo acima, usamos duas converções, primeiro usamos a função StrToInt que seria String To Integer (caracteres para inteiro), fizemos o calculo e jogamos o valor inteiro novamente para string com a funcao: IntToStr... intendeu?Se você necessitasse de calculos com números decimais, basta trocar as funções StrToInt por StrToFloat e IntToStr por FloatToStr...intendeu cara?uma ultima coisa, para somar utilizamos o +, diminuir: - e multiplicar: *, agora no caso da Divisão existem duas maneiras, quando for divisao de inteiros utilizasse o div e quando for divisao de numeros com ponto flutuante é a /Espero que tenha te dado uma luz, caso contrario, posta maix aew perguntando, hehe ^^''''' Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 KeitaroSan Postado Outubro 21, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 21, 2003 valeu cara! este código eu tenho, mas preciso de algo que calcule os valores de um campo da minha tabela.exemplo: na minha tbl tem um campo chamado "Valor" do timpo string mesmo. coloquei como Alpha só para testar.e outros dois campos chamados:Tbl1_Data : do tipo DateTbl1_Descricao : do tipo Alphaa tbl fica assimData ----------- Descrição ------------- Valor01/01/01 Receita 12,0002/01/01 Receita 10,0003/01/01 Receita 15,00 DBEdit1 := 37,00quero uma função que some automaticamente os valores do campo Tbl1_Valor para que eu possa colocá=lo num DBEdit.thanks for help, friend...vagner franco - DELPHI-Man32Hehe... inicialmente pensei que você quisesse issow, mas pedi pra você especificar melhor pra ter certeza...cara, é o seguinte, agora me veio duas maneiras em mente de se fazer issow:antes de maix nada, você deve saber a diferença entre um Edit e um DBEdit e também deve saber quando melhor utilizar um ou o outro, nesse caso o melhor a ser utilizado é um Edit, pois o valor dessa soma serve puramente para exibição...Vamos fazer intom o seguinte, a primeira maneira é: - Fazer uma varredura na tabela desejada somando todus os valores, algo assim:var resultado: Double; begin //considerando q sua tabela se chame table1 table1.first; resultado := 0; while not table1.eof do begin resultado := resultado + table1.fieldbyname('tbl1_valor').asFloat; table1.next; end; edit1.text := FloatToStr(resultado); end; Essa seria uma maneira de se fazer isso, acho essa maneira bem básica e não gosto de utilizá-la, pois é meio lenta dependendo do tamanho que a tabela se encontra uma forma maix útil de ser feito esse processo que você quer, é atraves de SQL, mas antes de montar o código, seria beeeeem melhoh que o campo tbl1_valor ao invés de Alpha fosse do tipow Numérico, e de preferencia com suporte a casas decimais nesse caso, pois assim não precisariamos fazer a conversao agora na nossa query SQL, todo campo que vá guardar números e que futuramente vá ser utilizado para calculos é recomendavel que seja utilizado o tipow numerico, agora se o numero não vai ser utilizado para calculo algum, como código ou algo assim, nom há problema por Alpha, agora vamos ao SQL: var resultado: Double; Sql_query: String; begin Sql_query := "SELECT SUM(CAST(tbl1_valor AS FLOAT(6,2))) AS total FROM Nome_da_table" query.sql.text := Sql_query; query1.open; edit1.text := query1.fieldbyname('total').text; query1.close; end;Bom... é issow aew, no momentu só mi vieram essas duas ideias na cabeça cara ^__^vEspero que lhe ajude, caso você nom intenda algo que coloquei, é só perguntar, eu ti ixplico cada parte com detalhes se for preciso...falows cara :D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 KeitaroSan Postado Outubro 24, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 24, 2003 quero ue você mande uma unit com a função que usa query completa só para tirar minhas duvidas. mas a primeira maneira que você falow q era lenta funcionou! não sei se coloquei no evento certo. AfterPost e BeforeInsert só funfionou assim. mas valeu cara. se precisar estamos aehhhhAew cara... o exemplo aewEXEMPLO Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 KeitaroSan Postado Outubro 25, 2003 Denunciar Share Postado Outubro 25, 2003 Pow cara, clica com o botao direito no link, e vai na opcao Salvar destino como..., você pode estranhah, porque ele vai salvar o arquivo como htm, mas deve se um problema do servidor com arquivos rar, daew tu muda a extensao de HTM pra RAR, e depois descompacta....aeeeeeew, você vai precisah do WINRAR, lá no supedownloads tem... falowwwwws Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Vagner Franco Moreira
:huh:
me ajudem, estou começando no delphi e quero saber como calcular valores de um campo na tabela automaticamente.
:huh:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.