Eder Postado Outubro 11, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 11, 2005 Olá...pessoal..alguém poderia me mostrar um exemplo de como trabalhar com uma tela de consultas com filtros tipo:eu selecionaria determinados campos da query através de um checkbox ou outro componente, e ele me mostraria o resultado da consulta num dbgrid.OUtipo ........escolheria o campo da query e digitaria no edit e depois o usuario poderia escolher atraves do E/OU/>/</= não sei como fazer isto...alguém poderia me ajudar???Grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Outubro 11, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 11, 2005 Fala Eder, beleza?!!? qualquer você gostaria de fazer!?!? se eu bem entendi.. você gostaria de ter uma tela a onde teria um lookuplistbox (axo que é assim q se escreve ) listando as colunas da tua tabela, e um edit a onde você definiria o conteudo do filtro, isso?!!? se for, basta você vincular o lookup com a qry/tabela e passar o item que ta selecionado ali para o where do teu select... eu ate fiz algo do tipo.. so q eu tava tentando fazer orientado a objeto, pra poder usar em toda a aplicação essa mesma tela... so que ta dando uns inconscistencias ainda qualquer coisa posta ai! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Outubro 11, 2005 Autor Denunciar Share Postado Outubro 11, 2005 e ai colega...beleza????carinha é isto mesmo.......o usuario poderia escolher os campos da tabela a qual desejaria filtrar e num edit ele digitaria o valor e num botão o codigo.....mas teria um porem teria que ser com aqueles parametros: E/OU/>/</= exemplo1: escolho campo codcli = 1 OU codcli=2exemplo2: escolho o campo codcli > 1 e codcli < 10 e assim por diante....usando E/OU/</>/=/<>acredito que alguém tenha algum exemplo pronto para mostrar para a gente aqui.........porque acredito...que depois de montar uma telinha de consultas desta...ai é só adpatar esta telinha a toda aplicação que a gente vir a fazer entende??Quem sabe tem algum colega nosso aqui do forum...que de um exemplo para nós........Beleza...amigão...t+.....fw. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Outubro 11, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 11, 2005 cara... eu posso te mandar o que eu fiz aqui... ate q ta direitinho! ou se você souber se algum lugar que de pra upar esse esquema passa o link ai! abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Outubro 11, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 11, 2005 axei o servidor aquele pra poder postar o esquemas... seguinte.. tem os fontes ai ne... não vai dar certo porque não tem a base ne... então vai da pau... mas da tranquilo pra olhar os metodos que eu usei... o esquema do E/OU é so colocar dois radiobutton e testar qual ta marcado... o que tiver marcado é so passar pro sql o filtro, ou AND ou OR... ta aqui o link ... espero realmente que ajude! abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sillier Postado Outubro 11, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 11, 2005 Olá Amigos,Já faz muito tempo que estou procurando uma instrução SQL na net, contudo não a encontro. Tipo.. eu quero fazer um consulta que busque uma combinação com o operador lógico AND, mas os argumentos serão definidos pelo usuário.Em SQL, seria mais ou menos isso:Select * from [tabela] where nome like 'edit1.text' and idade = 'combobox1.text'Eu tentei da seguinte maneira: DM.Query.close; DM.Query.sql.clear; DM.Query.sql.add('select * from [tabela] where campo1 like'+#39+Edit1.Text+ '%' and 'campo2='combobox1.text''); DM.Query.open; Mas ele retornou um erro: -Operator not applicable to this operand type.Eu baxei o exemplo postado pelo amigo bastard2003, porém acho que não é bem isso...Se alguém puder ajudar, agradeço.Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Outubro 12, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 12, 2005 Fala meu bruxo beleza!??! tenta assim: qry.sql.add('select * from [tabela] where campo1 like ''%' + Edit1.Text + '%'' and campo2 = ' + combobox1.text + ''); ps: não testei! hehe... mas axo que ta certo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sillier Postado Outubro 12, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 12, 2005 Eaew meu velho, tranquilo?Seguinte, testei como me disseste mas não deu certo e também testei assim: dm.Query.sql.add('select * from [tabela] where campo1 like '+Edit1.Text+'%'' and campo2 = '+combobox1.text+''); O curioso é que ele tá compilando normal agora, contudo está dando um erro de sintaxe do MySQL quando tento realizar a consulta, estou usando componentes Zeos para fazer a interação com o MySQL 4.1.14.Se tiver mais alguma idéia agradeço, vou continuar fazendo testes aqui e se obtiver êxito posto o resultado.Vlw pela ajuda.Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Outubro 12, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 12, 2005 meu bruxo... coloca essa linha aquidm.Query.sql.SaveToFile('qualquercoisa.txt')[code]antes do tu abri a qry... isso vai criar um arquivo com o sql q foi montado por esse esquema... vai ser o mesmo que o mysql ta executando... ai é so abrir o arquivo e ver como ta ficando o sql ele gera esse arquivo no mesmo diretorio do executavel! abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Outubro 12, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 12, 2005 o post de cima é meu! desculpa ai moderadores... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sillier Postado Outubro 12, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 12, 2005 Valeu.Desse recurso eu ainda não sabia, vou testar aqui e ver o que tá errado.É vivendo e aprendendo com o pessoal aqui.Obrigado Amigo,Abraços..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Outubro 12, 2005 Autor Denunciar Share Postado Outubro 12, 2005 amigão...beleza??cara... eu posso te mandar o que eu fiz aqui... ate q ta direitinho! ou se você souber se algum lugar que de pra upar esse esquema passa o link ai! abraços! carinha poderias me mandar o seu exemplo???aquele linck que você me passou não era exatamente o que queria...acredito que o seu exemplo seja melhor....... só para ter uma noção de como faz.....se tiver algum errinho beleza....meu email: e3dias@ig.com.brabraços.....t+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Outubro 13, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2005 bom... aquele ali era o meu exemplo... pelo que eu tinha entendido seria aquilo ali... porque se você queria usar o mesmo formulario no projeto todo... aquela seria a melhor maneira... :\ no caso... você pretende usar ela so pra uma busca (não vai ser pro projrto todo)?!abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Outubro 13, 2005 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2005 vai ser assim:exemplo: UMa TELA de lançamentos de despesas.ai eu coloco uma tela de consultas/filtros dessas DESPESAS.ai o usuario pudesse fazer consultas como ele quer....digamos que escolha que o campo da consulta seja data > 01/01/2005 E data < 31/01/2005 E CODUNIFORME = 3 ai apareceria o resultado no dbgrid.outro exemplo:o campo a ser consultado se nomecliente = zeca OU zequinha OU marianotou que estou usando o OU/E/MAIOR/MENOR/=/<> ???mas....isto tudo o usuario pudesse escolher.......ele iria num list e escolheria o campo da tabela, depois escolheria o sinal >/</=/e/ou/<> entendeu???ai o usuario fica com várias possibilidades de achar o que quer???Eu já vi este tipo de consultas em alguns programas já prontos....mas........um exemplo na net de como faze-lo nunca achei...e é muito interessante.Mas....acredito que logo alguém coloca pra gente um exemplo assim:valeu..carinha....muito grato t+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sillier Postado Outubro 13, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 13, 2005 Olá Eder,Bem, eu estou com um problema mais ou menos parecido com o seu em relação aquela consulta com operadores lógicos e matemáticos, outro dia eu estava pesquisando na internet e encontrei algo que possivelmente pode te ajudar, contudo não me ajudou muito. É um exemplo que o usuário pode montar a query como quiser.-»» DOWNLOAD ««-Espero ter ajudado...Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Outubro 13, 2005 Autor Denunciar Share Postado Outubro 13, 2005 amigo....não consegui baixar o arquivo........poderias por favor me mandar o arquivo via email:meu email é: e3dias@ig.com.brmuito Grato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 sillier Postado Outubro 20, 2005 Denunciar Share Postado Outubro 20, 2005 Olá Amigos.Após inumeras tentativas na elaboração da query de consulta com operadores lógicos eu consegui resolve-la.Ficando assim: DM.Query.Close; DM.Query.sql.Clear; DM.Query.SQL.Add('SELECT * FROM [tabela] WHERE campo1 like ' + '''' + Edit1.text + '%' + '''' + ' AND campo2 = ' + '''' + edit2.text + '''' + ' ORDER BY codigo'); DM.Query.open;Ela ficou meio grandinha, mas funciona. O ideal seria faze-la com parametros que fica mais organizado a query, mas pra mim deu erro.Espero que seja útil pra mais alguém...Abraços.Até mais Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Eder Postado Outubro 20, 2005 Autor Denunciar Share Postado Outubro 20, 2005 amigo sillier beleza???cara...muito grato pelo arquivo que você me mandou via email....muito util.....esta me ajudando muito...Eu também achei uma dica muito legal...e vou coloca-la aqui o linck de onde baixei....muito boa mesmo....uma tela de consultas personalizavel....se alguém interessar o lincke é este:TELA DE CONSULTAS PERSONALIZAVEISvaleu...galera....t+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Rafael GAGA Postado Novembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Novembro 21, 2005 bom o tuto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Eder
Olá...pessoal..
alguém poderia me mostrar um exemplo de como trabalhar com uma tela de consultas com filtros tipo:
eu selecionaria determinados campos da query através de um checkbox ou outro componente, e ele me mostraria o resultado da consulta num dbgrid.
OU
tipo ........escolheria o campo da query e digitaria no edit e depois o usuario poderia escolher atraves do E/OU/>/</=
não sei como fazer isto...alguém poderia me ajudar???
Grato.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
18 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.