Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0
Sign in to follow this  
plikts

Pasta Térmica Ou Adesivo Térmico

Question

3 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Pasta térmica é melhor.......... não sei exatamente o porque... rs... mas é melhor.........

Share this post


Link to post
Share on other sites
  • 0

Estou transformando o tópico de pergunta em um Tutorial.............. :)

Autor: Skankaster

----------------------------------------------------------------------------------------

Elastômero ou Pasta Térmica?

Este tutorial visa ajudar a todos que já tiveram a dúvida acima: Qual usar, elastômero ou pasta térmica?

Todos aqui que já compraram um cooler, seja Intel ou AMD, já deve ter reparado que boa parte deles vêm com uma "borrachinha" achatada na parte de baixo (base do dissipador). Esta "borrachinha" é chamada de elastômero; pode ser de variadas cores (já cansei de ver preto, rosa e verde), densidades e tamanhos. Mas a função dele é uma só: otimizar a troca de calor entre o núcleo do processador e a base metálica do dissipador.

O dissipador normalmente é feito de alumínio, mas o material pode variar bastante. Os dissipadores mais caros (e mais eficientes) são feitos totalmente de cobre (vide o AVC Tundra) ou possuem uma pastilha de cobre na base, com o intuito de roubar calor mais rapidamente do processador (visto que o cobre tem melhor condutividade térmica).

Voltando ao assunto, quando você encaixa o cooler no processador, o elastômero fica entre o dissipador e o núcleo do processador. Quando o computador é ligado, o núcleo do processador esquenta e derrete o elastômero, que se molda em torno do mesmo. Dessa forma, o elastômero ocupa as pequenas frestas (na maioria das vezes microscópicas) do dissipador e do núcleo do processador, que normalmente são ocupadas por ar. E o ar, todos sabem, é péssimo condutor de calor.

E agora chega a dúvida mais comum: Qual é a melhor opção? Pasta térmica ou o elastômero???

Em alguns casos, você não vai nem ter essa opção, visto que nem todos os coolers vêm com elastômero. Mas caso tenha que escolher entre um dos dois, não hesite: Vá de pasta térmica.

A pasta térmica tem a mesma finalidade e é usada do mesmo jeito. E segue ainda o mesmo princípio (ocupar as frestas para otimizar a troca de calor). Mas por quê ela é mais eficiente???

As pastas térmicas são encontradas em forma de pasta (!) ou gel, e são muito mais eficientes no trabalho de ocupar as tais frestas microscópicas. O elastômero, quando derrete, além de não ficar tão fluido como a pasta, ainda demora para derreter. Já presenciei casos em que o elastômero, de péssima qualidade, demorou a derreter e acarretou efeito contrário ao proposto: em vez de ajudar, atrapalhou a transferência de calor, gerando a queima do processador. Incrível, ele mais atrapalha do que ajuda. Além do mais, se você tentar retirar o cooler depois do elastômero derretido, vai ter que passar pasta do mesmo jeito, visto que o elastômero estará arruinado (todo derretido e grudento, como um chiclete mesmo). E vai dar mais trabalho, pois você terá que raspar todo o elastômero derretido, deixar a base lisinha novamente e aí aplicar a pasta.

Também não recomendo usar a combinação Elastômero + pasta. Esta combinação só atrapalha ainda mais a troca de calor, pois a pasta não entra em contato diretamente com a base do dissipador, e o elastômero pode até não derreter (por não entrar em contato com o núcleo). A chance de queimar o processador é grande. Quanto menos material existir entre o dissipador e o núcleo, melhor. E no caso do elastômero, ele não cobre só as frestas microscópias. Ele fica ainda entre o núcleo e o dissipador, prejudicando o contato direto entre as superfícies.

A melhor opção para o seu processador, seja ele qual for, é mesmo a pasta térmica. Use em pequena quantidade, apenas para UNTAR a superfície do núcleo. Lembre-se que a pasta não é recheio de sanduíche: ela serve apenas para ocupar as frestas microscópicas! A camada deve ser quase transparente! Muita pasta também pode surtir efeito contrário, embora de proporções bem menores que o elastômero. Quando você encaixa o cooler no processador (e no soquete) a pressão é grande, e todo o excesso vai sair pelas bordas. O problema é que se você colocar muita pasta, e ela sair pelas bordas, vai fazer uma grande sujeira no seu processador. E se a pasta usada for as pastas do tipo Artic Silver (à base de prata), o estrago pode ser maior, visto que as mesmas têm propriedades condutivas. No caso dos Athlons, Durons e T-Birds, você pode ter o azar de cair pasta condutiva em cima das pontes, podendo até mesmo gerar um curto.

Arrow Para remover o elastômero:

Primeiramente, você vai precisar de uma lâmina de barbear (comumente chamada de "Gilete" Smile, ou uma lâmina de estilete.

Raspe a superfície do dissipador, de forma a retirar todo o elastômero aplicado. Se feito com cuidado, o elastômero sai todo de uma vez. Se não sair, continue raspando (cuidado para não arranhar a superfície do dissipador).

Depois, pegue um pedaço de palha de aço (comumente chamada de "Bombril" Very Happy ) e "lixe" a superfície, de forma a remover todo o excesso ou resquício de elastômero restante. Passe um pano úmido para retirar todo o resíduo de palha de aço, e certifique-se de que nenhum fragmento fique grudado na base. A base deve ficar o mais lisa e limpa possível. Assim que o objetivo estiver concluído, seu cooler está pronto para ser aplicado na placa-mãe.

-------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Dicionário GDH:

-------------------------------------------------------------------------------------------

Caso encaixemos o cooler diretamente sobre o processador, inevitavelmente ficará uma camada de ar entre ambos, que dificultará a dissipação do calor. A fim de conseguir uma transmissão mais perfeita de calor, podemos usar entre o processador e o dissipador uma pequena quantidade de pasta térmica, que é uma pasta branca, com consistência de pomada, que pode ser encontrada sem grande dificuldade em casas de materiais elétricos ou eletrônicos, a preços módicos.

A pasta térmica deve ser aplicada em pequena quantidade sobre a área do processador que irá ficar em contato com o cooler.

O uso da pasta térmica realmente ajuda muito a dissipar o calor gerado pelo processador, e como não traz absolutamente nenhuma desvantagem, seu uso é bastante recomendável. A pasta térmica deve ser aplicada em pequena quantidade, apenas na área de contato entre o processador e o cooler. A pasta térmica é um bom condutor de calor, mas não tão bom quanto o metal em si; por isso, você deve usar pouca pasta, apenas o suficiente para formar uma superfície uniforme. Como o silicone não seca, nem endurece, não existe uma validade muito bem determinada para a pasta térmica, apesar de os fabricantes em geral fixarem uma validade de três anos. A pasta térmica não é tóxica, a menos que seja ingerida.

A pasta térmica branca, que é de longe a mais comum, é feita de uma mistura de óxido de zinco e silicone. Esta pasta não é condutora elétrica e é a pasta mais barata e de longe a mais usada. Além desta, existem também pastas térmicas metálicas, feitas com aço, cobre ou alumínio. Estas são bastante raras de se encontrar. A vantagem é que são condutoras de calor um pouco melhores que a pasta de óxido de zinco, mas em compensação trazem as desvantagens de serem condutoras elétricas e de serem mais caras. Ao contrário da pasta de zinco que é branca, as pastas de aço e alumínio tem um cinza metálico, as pastas de cobre tem a mesma cor do metal.

Uma opção à pasta térmica, são as fitas térmicas. Estas fitas são feitas de um material condutor de calor, com adesivo dos dois lados. Elas são muito práticas para prender coolers em chipsets de placas de video, pois apenas a fita é suficiente para manter o cooler preso. Porém, além de não servem tão boas condutores de calor quanto as pastas térmicas, estas fitas tem a desvantagem de serem caras.

Este tipo de fita não é adequado para processadores, pois sua baixa eficiência fará o processador aquecer muito mais do que o normal. Se por acaso você comprar um cooper com a fita, o melhor é removê-la e usar pasta térmica em seu lugar, o resultado será bem melhor.

Algumas pessoas utilizam grafite no lugar de pasta térmica. O grafite também é um bom condutor de calor, mas só faz um bom trabalho caso as duas partes sejam prensadas com uma certa pressão, o que não é o caso da instalação manual de um cooler sobre um processador. De qualquer maneira, já é melhor do que nada, mas sua eficiência não se compara com a da pasta térmica.

-------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------

Autor: Kem

-------------------------------------------------------------------------------------------

Estava procurando informações sobre o ArticSilver Adhesive quando me deparei com uma receita "caseira" de adesivo termico.

.:AVISO:.:.

O autor deste tópico não se responsabiliza por quaisquer danos causados ao seu PC ou qualquer parte dele.

.:AVISO:.:.

Materiais:

Adesivo Epox (o mais comum no nosso mercado é o Araldite).

Pasta Termica. O autor (vide referencias abaixo) utilizou a CoolingFlow, merecendo ate uma copia de sua receita na pagina do fabricante. Essa é uma pasta a base de oxido de aluminio, mas provavelmente voce pode utilizar pasta a base de oxido de zinco (Implastec).

Metodo:

A receita consiste em misturar partes (peso) iguais de adesivo (os 2 componentes) e de pasta termica. Como a pasta é mais pesada do que o Araldite, deve ser utilizada uma proporção de 2 partes em volume de pasta para 5 partes de araldite.

Pronto, você tem seu adesivo para colar seus dissipadores nas placas de video, memórias e mosfets.

Para testar o novo adesivo, foi montado o esquema abaixo, com uma barra de cobre central e duas barras menores coladas a esta, uma com esta receita e outra com o ArticSilver Adhesive.

A estas barras menores foram adaptados termometros. Com a barra central colocada em contato no fogo (fogão), foram medidas as temperaturas das 2 barras coladas. O da direita mostra a temperatura do ArticSilver Adhesive e a da esquerda desta receita. Os testes mostram que este adesivo caseiro transmite melhor o calor do que a ArticSilver.

Modificação da "receita" original

As pastas termicas existentes no mercado em geral utilizam em sua composição silicone ou similar, que pelo que sei atrapalha a atuação de adesivos. Como uma das bases de pasta termica é o oxido de zinco, poderiamos utilizar o oxido de zinco puro, sem o silicone, mantendo a mesma proporção (2:5). O oxido de zinco é barato e facilmente encontrado em casas de artigos odontologicos, na forma de um po branco bem fino.

Referencias:

Artigo original

Copia no site da CoolingFlow

Edit em 03/11/2005:

O adesivo já foi testado e re-testado por mim e por varios users deste forum. As conclusões foram:

1) O adesivo é seguro, e não é condutor.

2) Araldite + oxido de zinco = melhor aderencia (mas ainda passivel de remoção) e araldite + pasta termica = remoção mais facil.

3) A melhor proporção é de 2 partes de araldite já pronta (parta A + parte B já misturadas) + 1 parte de oxido de zinco ou pasta térmica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

Cloud Computing


  • Forum Statistics

    • Total Topics
      148437
    • Total Posts
      643878
×
×
  • Create New...