Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Que Linguagem Usar?


Skin_

Pergunta

Olá pessoal!

Preciso construir um sistema que funcionará numa pizzaria, mas não sei qual linguagem utilizar, de modo a satisfazer os requisitos abaixo:

- O sistema terá que ser MUITO leve! Vai rodar em rede e em computadores antigos!

- Precisa suportar banco de dados grande

- Precisa de uma interface gráfica (não me importo ser algo azul e branco, ou preto e verde....)

- Precisa dar condições de acesso à internet para transferência de dados....

- Precisa acessar e processar os dados que vierem de uma linha de telefone (como identificador de chamadas!)

Alguém poderia me ajudar? Como não conheço muitas linguagens de programação, fica difícil escolher a melhor para o meu caso!

Ah! Além disso, precisarei aprender toda a linguagem, o que sugere que ela não deve ser muito complexa....

Obrigado, pessoal

Skin_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O sistema terá que ser MUITO leve! Vai rodar em rede e em computadores antigos!

Há pelo menos uma máquina boa? Se sim, acredito que server side + web browser seja a melhor opção. Caso a máquina central seja boa, você pode tentar Java, ou Ruby on Rails. Senão, procure outras alternativas, como PHP, Python, etc. Acho que C complicaria muito as coisas...

- Precisa suportar banco de dados grande

Se a tal máquina boa não existir, você está com problemas. DB grande requer não só máquina grande, mas também uma boa rede. Sem isso, nem adianta começar o projeto.

- Precisa de uma interface gráfica (não me importo ser algo azul e branco, ou preto e verde....)

Como os clientes serão browsers, esse não é um problema.

Se não achar browser interativos o suficiente, estude Ajax.

Os outros requerimentos não entendi bem. Acesso à internet? Quer dizer acesso externo? Se sim, então é quase certeza que a melhor alternativa é server-side. Quanto ao modem, sei não.. Quem ainda usa isso? Não pode ser por rede convencional?

De qualquer forma, acho que já passou da hora de chamar um consultor. wink.gif

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu usaria Visual Basic 6 como linguagem e como banco de dados Access ou MySQL.. Firebird também pode ser uma soloução para banco de dados.

Mas se prepare, pois vai te que ter um conhecimento sobre servidores web (bom você quer interagir com a 'net', certo?), redes, transferência de dados... e fazer isso tudo no VB6.

Apesar que a parte sobre processamento de ligações telefonicas.. ai aperta com VB6.. Essa parte você poderia fazer em C. Ai você decide se vai ter interface (feita em C) ou não (ai você tem que arranjar uma 'arte'. Talvez pegar os resultados do programa feito em C e joga-los no programa feito em VB6).

Bom, só uma opinião também né.. Deve haver + soluções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Pessoal, obrigado pelas mensagens... De qualquer forma, continuo sem avançar muito...

iSoron, server side + web browser, nem pensar!!! Só pra você ter uma idéia, as máquinas (que serão 3 e em rede) têm como processador um Pentium 200MHz, 32MB de RAM e rodam win95... Além disso, utilizar essa tecnologia não resolveria o problema de cirar um sistema que seja rápido! (Uma das partes do programa será uma interface de venda para uma pizzaria, e a rotatividade de pedidos é muito grande! Precisa de respostas rápidas do programa....)

Quanto à usar VB, Denis Bittencourt Muniz, tenho minhas dúvidas.... Não conheço VB muito bem, mas temo que o sistema tb fique um pouco lento....

Estava mesmo pensando em C++! Só que não conheço muito! Não conheço as possibilidades de conexão com banco de Dados, nem como criar uma maneira de enviar dados pela internet (uma vez por dia, para um servidor qualquer e, de lá, serão baixados por outro computador - fora da rede!)

E a interface gráfica? Tem como fazer uma coisa legal? Não recisa ser elaborada... deve ser apenas clara e de fácil entendimento).

O que vocês acham do C++ para estes requisitos? Daria pra fazer um programa rápido e leve? E o sistema de identificação do número de telefone chamado? Dá pra fazer? É difícil?

Obrigado galera....

Skin_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, acho interessante o VB6 e creio que não fique pesado... Mas C/C++? Não sei não... apesar de ficar leve, a interface que é problema, pois é trabalhoso.. Mas dá para fazer uma interface legal dentro do próprio prompt de comando.

Outra opinião: Tente usar a linguagem Clipper em vez de C/C++.

P.S: Faça uma pesquisa e compare C/C++ com Clipper. OBS: Ouvi falar que Clipper não exige máquinario potente para conexão com banco de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, acho interessante o VB6 e creio que não fique pesado... Mas C/C++? Não sei não... apesar de ficar leve, a interface que é problema, pois é trabalhoso.. Mas dá para fazer uma interface legal dentro do próprio prompt de comando.

Outra opinião: Tente usar a linguagem Clipper em vez de C/C++.

P.S: Faça uma pesquisa e compare C/C++ com Clipper. OBS: Ouvi falar que Clipper não exige máquinario potente para conexão com banco de dados.

biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif Viva o Clipper!!! biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif (Ok, podem começar a me apedrejar! cool.gif ).

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

   Viva o Clipper!!!    (Ok, podem começar a me apedrejar!  ).

Graymalkin, isso foi uma apologia ou crítica ao Clipper?

Bom, acho interessante o VB6 e creio que não fique pesado... Mas C/C++? Não sei não... apesar de ficar leve, a interface que é problema, pois é trabalhoso.. Mas dá para fazer uma interface legal dentro do próprio prompt de comando.

É difícil criar uma interface gráfica em C++?? Não sabia! Não existe uma linguagem visual baseada em C?

Outra opinião: Tente usar a linguagem Clipper em vez de C/C++

Continuo insisto em C++ porque não conheço Clipper e gosto da velocidade de resposta do C! Mas não discarto a posíbilidade de trabalhar com Clipper... É de fácil aprendizado?

Obrigado, pessoal!

Skin_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

  Viva o Clipper!!!    (Ok, podem começar a me apedrejar!  ).

Graymalkin, isso foi uma apologia ou crítica ao Clipper?

Uma apologia mesmo. biggrin.gif O único "problema" do Clipper é a falta de OO (Orientação a Objetos), sendo ela principalmente uma linguagem procedural (como Pascal e C, por exemplo).

É difícil criar uma interface gráfica em C++?? Não sabia! Não existe uma linguagem visual baseada em C?

Sim, existe: http://www.borland.com/us/products/cbuilder/

Continuo insisto em C++ porque não conheço Clipper e gosto da velocidade de resposta do C! Mas não discarto a posíbilidade de trabalhar com Clipper... É de fácil aprendizado?

Sim, Clipper é muito fácil de se aprender, tem um bom suporte a BD (no caso, dBASE, sendo possível colocar drivers para outros bancos), e é ótimo para criar interfaces "gráficas" no DOS (prompt).

Uma outra linguagem de fácil aprendizado e bem mais moderna seria Python. Só não sei como seria o tempo de resposta dela em máquinas mais lentas, mas aí é só uma questão de testar. Para mais informações sobre Python: http://www.pythonbrasil.com.br/

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oh Deus, cara, onde você passou os últimos 15 anos?

Bem, só uma dúvida: é você quem vai programar?

Esse projeto tem prazo de entrega?

Sou eu quem vai programar sim.... Tem um prazo de entrega grande.... Esse não é o maior problema...

Graymalkin, valeu pelas informações...

Agora, eu poderia usar MySQL com clipper? Tb seria possível fazer aquele sistema de identificação de chamadas?

Obrigado,

Skin_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Graymalkin, valeu pelas informações...

Agora, eu poderia usar MySQL com clipper? Tb seria possível fazer aquele sistema de identificação de chamadas?

Não exatamente com o Clipper, mas sim com o xHarbour (que é uma versão mais moderna do primeiro). Mais informações: http://www.xharbour.org/

Já o caso da identificação de chamadas, aí eu não sei exatamente. Acho que já vi algo assim em VB, mas não sei onde.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...