Guest Curry Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 Olá a todos !!! Estou aprendendo ASP agora e preciso trabalhar com datas no banco de dados. Tenho algumas dúvidas e gostaria que alguém me ajudasse: 1- como insiro uma data (dd/mm/aaaa) no banco ?? sei q tenho q usar Session LICD= 1046 ou algo assim para ficar no formato brasileiro 2 - estou trabalhando com banco Access. Posso usar o campo de data no banco ?? como insiro os dados para q não dê erro no insert ?? 3 - como faria para fazer uma consulta pedindo datas a partir de uma certa data ??? Sei q estou pedindo muito mas agradeço de antemão... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 Olá a todos !!! Estou aprendendo ASP agora e preciso trabalhar com datas no banco de dados. Tenho algumas dúvidas e gostaria que alguém me ajudasse: 1- como insiro uma data (dd/mm/aaaa) no banco ?? sei q tenho q usar Session LICD= 1046 ou algo assim para ficar no formato brasileiro 2 - estou trabalhando com banco Access. Posso usar o campo de data no banco ?? como insiro os dados para q não dê erro no insert ?? 3 - como faria para fazer uma consulta pedindo datas a partir de uma certa data ??? Sei q estou pedindo muito mas agradeço de antemão... desculpem deu erro de página e eu achei q não tivesse postado corretamente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 Para incluir datas voce usa o insert colocando o novo valor entre ' ou #quanto a consulta aki tem um exemplo:http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...ndpost&p=281205 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fercosmig Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...ion+formatadatada uma olhada ae que tem algumas funções para formatar data.abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Guest Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 Só mais uma dúvida: se eu trabalhar com Session.LCID=1046 na página, no insert eu teria que voltar para Session.LCID=1033 antes do comando de inserir dos dados ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Curry Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 Bom eu fiz o seguinte: Session.LCID=1033Dim varDta, rsCons, sqlCOnsDim sqlIns, rsInsvarDta = request.form("campo")sqlCons = " SELECT * FROM dates ORDER BY data"Session.LCID=1046<%=rsCons("data")%> O resultado está saindo assim: 1/24/aaaa porque ele não está passando os anos corretamente ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fercosmig Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 está local?da uma olhada nas configurações regionais do seu servidorabraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Curry Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 Tá tudo pra português e em potuguês... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fercosmig Postado Dezembro 19, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 19, 2005 http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...=0entry263302da uma olhada, usa uma funcão para formatar a data que ela fica normal (eu espero ).abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Curry Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 Desculpe, mas como isso vai me ajudar na hora de mostrar os dados do banco ?? Essa instrução serve só para date now ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 Valeu, pessoal, resolvi me cadastrar.. Estou tentando colocar pra funcionar o seguinte código: <%Dim sqlCons, varDta, rsConsvarDta = request.form("acha")Session.LCID=1033sqlCons = " SELECT * FROM dates WHERE datta = #" & varDta & "# ORDER BY id "Session.LCID=1046call abre_conexaoset rsCons = Conexao.execute(sqlCons)%><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"></head><body link="#0033FF" vlink="#990000" alink="#00CCFF" class="gg" topmargin="30"><div align="center">Funfou ???</div><br><br><br><br>Datas no banco:<br><table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><% if rsCons.eof then %> <tr> <td>Data <%= varDta%> não encontrada.</td> <td>Tente pesquisar por uma data diferente. <br><br><a href="javascript:history.go(-1)">Voltar</a></td> </tr><% else %> <tr> <td>Data <%= varDta%> encontrada.</td> <td>Obrigado por pesquisar.</td> </tr></table></body></html><%end ifSet rsCons = Nothing%> Mas não estou entendendo porque ele só mostra corretamente datas que não podem ser confundidas com meses, como 16/05, 24/01 Já datas como 5 de abril (05/04), ele só dá retorno correto se no campo de pesquisa eu colocar como 4 de maio (04/05) Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 <%Dim sqlCons, varDta, rsConsvarDta = request.form("acha")ano=year(vardta)mes=month(vardta)dia=day(vardta)Session.LCID=1033sqlCons = " SELECT * FROM dates WHERE datta = #" & DateSerial(ano,mes,dia) & "# ORDER BY id "call abre_conexaoset rsCons = Conexao.execute(sqlCons)Session.LCID=1046%><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"></head><body link="#0033FF" vlink="#990000" alink="#00CCFF" class="gg" topmargin="30"><div align="center">Funfou ???</div><br><br><br><br>Datas no banco:<br><table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><% if rsCons.eof then %> <tr> <td>Data <%= varDta%> não encontrada.</td> <td>Tente pesquisar por uma data diferente.<br><br><a href="javascript:history.go(-1)">Voltar</a></td> </tr><% else %> <tr> <td>Data <%= varDta%> encontrada.</td> <td>Obrigado por pesquisar.</td> </tr></table></body></html><%end ifSet rsCons = Nothing%> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 Cara, quando vocês corrigem o código, vocês testam ele ou fazem de cabeça ??? Funcionou, obrigado por tudo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 Cara, quando vocês corrigem o código, vocês testam ele ou fazem de cabeça ??? Funcionou, obrigado por tudo Tem que testar de cabeça, ou senão o pessoal que frequenta foruns não iria fazer outra coisa, he he!!Que bom que funfou!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 Cara só me restou um único problema, na hora de mostrar os cadastros do banco: Só sai se for com Session.LCID=1033 Dim sqlCons, varDta, rsCons, rsHojeDim sqlIns, rsInsDim ano, mes, diavarDta = request.form("campo")ano=year(varDta)mes=month(varDta)dia=day(varDta)Session.LCID=1033sqlIns = " INSERT INTO dates (datta) "sqlIns = sqlIns & " VALUES (#" & DateSerial(ano,mes,dia) & "#) "sqlCons = " SELECT * FROM dates ORDER BY id "Session.LCID=1046call abre_conexaoset rsIns = Conexao.execute(sqlIns)set rsHoje = Conexao.execute(sqlCons)%>Datas no banco:<br><table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><% while not rsHoje.eofSession.LCID=1033 %> <tr> <td>Data <%= rsHoje("id")%></td> <td><%=rsHoje("datta")%></td> </tr><% rsHoje.MoveNext %></table> Como faço ?? crio mais 3 variáveis dia, mes ano só para a variável data e construo o DataSerial no lugar do rsHoje("datta") ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 20, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 20, 2005 coloque o Session.LCID=1046 depois de criar os recordsets. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 Aonde exatamente ??? Eu coloquei aqui e deu erro --> <%Dim sqlCons, varDta, rsCons, rsHojeDim sqlIns, rsInsDim ano, mes, diaDim dano, dmes, ddiavarDta = request.form("campo")ano=year(varDta)mes=month(varDta)dia=day(varDta)Session.LCID=1033sqlIns = " INSERT INTO dates (datta) "sqlIns = sqlIns & " VALUES (#" & DateSerial(ano,mes,dia) & "#) "sqlCons = " SELECT * FROM dates ORDER BY id "call abre_conexaoset rsIns = Conexao.execute(sqlIns)set rsHoje = Conexao.execute(sqlCons)Session.LCID=1046%>Datas no banco:<br><table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><% while not rsHoje.eofdano = year(rsHoje("datta"))dmes = month(rsHoje("datta"))ddia = day(rsHoje("datta"))Session.LCID=1046 %> <tr> <td>Data <%= rsHoje("id")%></td> <td><%= DateSerial(ddia,dmes,dano)%></td> </tr> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 tenta assim:<%Dim sqlCons, varDta, rsCons, rsHojeDim sqlIns, rsInsDim ano, mes, diaDim dano, dmes, ddiavarDta = request.form("campo")ano=year(varDta)mes=month(varDta)dia=day(varDta)Session.LCID=1033sqlIns = " INSERT INTO dates (datta) "sqlIns = sqlIns & " VALUES (#" & DateSerial(ano,mes,dia) & "#) "sqlCons = " SELECT * FROM dates ORDER BY id "call abre_conexaoset rsIns = Conexao.execute(sqlIns)set rsHoje = Conexao.execute(sqlCons)Session.LCID=1046%>Datas no banco:<br><table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"><% while not rsHoje.eof %> <tr> <td>Data <%= rsHoje("id")%></td> <td><%=rsHoje("datta")%></td> </tr> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 Não funfou, decidi incrementar um pouco o script e ficou assim: O problema continua o mesmo, só mudo de recordoSet: <%Dim sqlCons, varDta, rsCons, rsHojeDim sqlIns, rsIns, varHrsDim ano, mes, diaDim rsCad, sqlCadvarDta = request.form("campo")varHrs = request.form("horario")ano=year(varDta)mes=month(varDta)dia=day(varDta)Session.LCID=1033sqlIns = " INSERT INTO dates (datta, hora) "sqlIns = sqlIns & " VALUES (#" & DateSerial(ano,mes,dia) & "#, '"& varHrs &"') "sqlCons = " SELECT * FROM dates WHERE datta = #"& varDta &"# AND hora = '"& varHrs &"'"sqlCad = " SELECT * FROM dates ORDER BY datta "call abre_conexaoset rsHoje = Conexao.execute(sqlCons)%><% if not rsHoje.eof then%>Esta data e horário já estão reservados.<br>Tente uma data ou horário diferente.<% else set rsIns = Conexao.execute(sqlIns)set rsCad = Conexao.execute(sqlCad)Session.LCID=1046response.Write("Seu horário está marcado.")%>Datas no banco:<br><table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"> <tr><% while not rsCad.eof %> <td>Data <%= rsCad("id")%></td> <td><%= rsCad("datta")%></td> <td align="right"><%= rsCad("hora")%>:00</td> </tr><% rsCad.MoveNext %><%Wendend ifSet rsIns = NothingSet rsHoje = NothingSet rsCad = Nothing%> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 tenta isso e depois me descreva o erro:<% Dim sqlCons, varDta, rsCons, rsHoje Dim sqlIns, rsIns, varHrs Dim ano, mes, dia Dim rsCad, sqlCad varDta = request.form("campo") varHrs = request.form("horario") ano=year(varDta) mes=month(varDta) dia=day(varDta) sqlIns = " INSERT INTO dates (datta, hora) " sqlIns = sqlIns & " VALUES ('" & vardta & "', '"& varHrs &"') " Session.LCID=1033 sqlCons = " SELECT * FROM dates WHERE datta = #"& dateserial(ano,mes,dia) &"# AND hora = '"& varHrs &"'" sqlCad = " SELECT * FROM dates ORDER BY datta " call abre_conexao set rsHoje = Conexao.execute(sqlCons) Session.LCID=1046 %> <% if not rsHoje.eof then %> Esta data e horário já estão reservados.<br> Tente uma data ou horário diferente. <% else set rsIns = Conexao.execute(sqlIns) set rsCad = Conexao.execute(sqlCad) response.Write("Seu horário está marcado.") %> Datas no banco:<br> <table width="50%" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0"> <tr> <% while not rsCad.eof %> <td>Data <%= rsCad("id")%></td> <td><%= rsCad("datta")%></td> <td align="right"><%= rsCad("hora")%>:00</td> </tr> <% rsCad.MoveNext %> <% Wend end if Set rsIns = Nothing Set rsHoje = Nothing Set rsCad = Nothing %> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 Cyberalexx a página funciona corretamente mas o problema é q as datas estão dando saída errada, tipo 13/05/aaaa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 No banco de dados esta gravando corretamente??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 21, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 21, 2005 Pior que está, ele grava direitinho, verifica se existe data e horário já reservados, só que num funciona na hora de retornar os valores na tela... ele parece que não aceita o Session.LCID corretamente, porque se eu deixar sem o Session para passar para o Portugês ele passa os dados corretamente no formato americano...Não teria como repetir o esquema DateSerial(dia,mes,ano) para o recordSet ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 22, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 22, 2005 Mais ou menos assim: <% while not rsCad.eof %> dano=year(rsCad("datta")) dmes=month(rsCad("datta")) ddia=day(rsCad("datta")) Data: <%= rsCad("DateSerial(ddia,dmes,dano)") %> Será q funciona ou as stringhs estão escritas de maneira errada ??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 cyberalexxx Postado Dezembro 22, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 22, 2005 da uma olhada se funciona assim:<% while not rsCad.eof %> dano=year(rsCad("datta")) dmes=month(rsCad("datta")) ddia=day(rsCad("datta")) dataformatada = ddia & "/" & dmes & "/" & dano Data: <% =dataformatada%> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Curry Postado Dezembro 22, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 22, 2005 Putza, era isso mesmo agora só falta inserir o 0 no mês !!! uma última dúvida: se eu colocar 30 de fevereiro no campo data, vai zuar ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Curry
Olá a todos !!!
Estou aprendendo ASP agora e preciso trabalhar com datas no banco de dados. Tenho algumas dúvidas e gostaria que alguém me ajudasse:
1- como insiro uma data (dd/mm/aaaa) no banco ?? sei q tenho q usar Session LICD= 1046 ou algo assim para ficar no formato brasileiro
2 - estou trabalhando com banco Access. Posso usar o campo de data no banco ?? como insiro os dados para q não dê erro no insert ??
3 - como faria para fazer uma consulta pedindo datas a partir de uma certa data ???
Sei q estou pedindo muito mas agradeço de antemão...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
29 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.