Guest - Marcus - Postado Dezembro 26, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 26, 2005 Ola! Estou com um problema.Estou querendo que uma menssagem seja exibida na tela do sistema informando o nome do aniversariante(s) do dia.Essa tem que ser automática.uso firebird como bd e o dbexpress. T+Ajudem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Dezembro 27, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 27, 2005 showmessage ou application.messagebox??!?!ta que seja... faz assim.. coloca uma qry no teu form principal... essa vai ter um sql na tabela a onde tu armazena os aniversariantes (no caso deve ser a de cliente ne) ai simples... tu coloca um select do tipo:select nmcliente, dtnascimento from cliente where dtnascimento = :dataai no parametro data tu passa o now (data atual) ai simples... coloca ele num while (if not qry.IsEmpty) ai tu monto as mensagens.. PS: imagina que você tenha 30 aniversariantes no mesmo dia.. uma mensagem pra cada um!? complica ne.. porque você não coloca num grid ainda você pode armazenar numa variavel o nome de cada um e depois colocar no showmessage essa variavel.. qualquer coisa... posta ai ..abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Marcus - Postado Dezembro 29, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 29, 2005 Ai cara explica melhor essa parte depois do comando de select! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Dezembro 29, 2005 Denunciar Share Postado Dezembro 29, 2005 bom vamos la.... fez o select na qry.. digamos que ele fico como eu coloquei ali.. ai quando no onShow do form tu coloca assim.. qryAniversario.Close;qryAniversario.ParamByName('data').Value := Now;// usando bde e levando em conta que teu campo data é do tipo DateTimeqryAniversario.Open;if not qryAniversario.IsEmpty thenbeginwhile not qryAniversario.Eof thenbeginaux := aux + #13 + qryAniversarionmcliente.value;// aux é uma veriavel do tipo stringqryAniversario.nextend;application.MessageBox(Pchar(aux),'Aniversariantes de hoje', MB_OK or MB_ICONINFORMATION);end;cara se eu não errei nada ou não me esqueci seria isso testa... ai.. qualquer coisa.. posta ai de novo! PS: #13 é quebra de linha... pra ele ir ajustando um nome por linha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - marcus - Postado Janeiro 2, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 2, 2006 Ok fera! Você me ajudou muito! Value! T +! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - marcus - Postado Janeiro 3, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 3, 2006 Ai só deu um erro não entendi o que você quiz dizer com 'qryaniversariocliente'aux := aux + #13 + qryaniversariocliente????? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 bastard2003 Postado Janeiro 3, 2006 Denunciar Share Postado Janeiro 3, 2006 tipo... é o campo da qry em si... tu tem a qry q faz o sql ne.... ela tras q dados!?!? ali no exemplo eu coloquei como se foc o nome do cliente.. ai tu passa o aux := aux + #13 + Campo_Referente_ao_nome_do_cliente.AsString;no caso.. aux recebe ela mesmo mais quebra de linha mais campo que você quer mostrar no caso ali o nome do aniversariantes... qualquer coisa.. posta ai de novo.. grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Ådriano Postado Abril 14, 2006 Denunciar Share Postado Abril 14, 2006 Ai galera bl ???? Meu primeiro tópico aqui pois o que quero saber pode ser resolvido neste proprio tópico aqui pois tenho 2 bancos de dados um em paradox e outro em access e eu queria colocar na tela principal os aniversariantes do mes ...Até já tenho isto mas o usuario tem que colocar a data e clicar no botão, ai vendo este tópico vocês poderiam me ajudar a colocar isto no dbgrid mesmo..... ...nos meus bancos estão cadastrados como data de aniversario do cliente ..tando para o paradox como para o access....ajuda ai gente para comparar as datas de aniversario e a data atual....100+ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 CorN_Sk8 Postado Abril 17, 2006 Denunciar Share Postado Abril 17, 2006 qryAniversario.FieldByName('campo').AsString Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Visitante Postado Abril 22, 2006 Denunciar Share Postado Abril 22, 2006 Não entendi direito será que pode ser um pouquinho mais claro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest - Marcus -
Ola! Estou com um problema.
Estou querendo que uma menssagem seja exibida na tela do sistema informando o
nome do aniversariante(s) do dia.
Essa tem que ser automática.
uso firebird como bd e o dbexpress.
T+
Ajudem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.