Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Data De Aniversario


Guest - Marcus -

Pergunta

Guest - Marcus -

dry.gif Ola! Estou com um problema.

Estou querendo que uma menssagem seja exibida na tela do sistema informando o

nome do aniversariante(s) do dia.

Essa tem que ser automática.

uso firebird como bd e o dbexpress.

T+

Ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

showmessage ou application.messagebox??!?!

ta que seja... faz assim.. coloca uma qry no teu form principal... essa vai ter um sql na tabela a onde tu armazena os aniversariantes (no caso deve ser a de cliente ne) ai simples... tu coloca um select do tipo:

select nmcliente, dtnascimento from cliente where dtnascimento = :data

ai no parametro data tu passa o now (data atual) ai simples... coloca ele num while (if not qry.IsEmpty) ai tu monto as mensagens..

PS: imagina que você tenha 30 aniversariantes no mesmo dia.. uma mensagem pra cada um!? complica ne.. porque você não coloca num grid ainda você pode armazenar numa variavel o nome de cada um e depois colocar no showmessage essa variavel.. qualquer coisa... posta ai ..

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

bom vamos la.... fez o select na qry.. digamos que ele fico como eu coloquei ali.. ai quando no onShow do form tu coloca assim..

qryAniversario.Close;

qryAniversario.ParamByName('data').Value := Now;// usando bde e levando em conta que teu campo data é do tipo DateTime

qryAniversario.Open;

if not qryAniversario.IsEmpty then

begin

while not qryAniversario.Eof then

begin

aux := aux + #13 + qryAniversarionmcliente.value;// aux é uma veriavel do tipo string

qryAniversario.next

end;

application.MessageBox(Pchar(aux),'Aniversariantes de hoje', MB_OK or MB_ICONINFORMATION);

end;

cara se eu não errei nada ou não me esqueci seria isso biggrin.gif testa... ai.. qualquer coisa.. posta ai de novo!

PS: #13 é quebra de linha... pra ele ir ajustando um nome por linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tipo... é o campo da qry em si... tu tem a qry q faz o sql ne.... ela tras q dados!?!? ali no exemplo eu coloquei como se foc o nome do cliente.. ai tu passa o

aux := aux + #13 + Campo_Referente_ao_nome_do_cliente.AsString;

no caso.. aux recebe ela mesmo mais quebra de linha mais campo que você quer mostrar no caso ali o nome do aniversariantes... qualquer coisa.. posta ai de novo..

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ai galera bl ???? Meu primeiro tópico aqui pois o que quero saber pode ser resolvido neste proprio tópico aqui pois tenho 2 bancos de dados um em paradox e outro em access e eu queria colocar na tela principal os aniversariantes do mes ...Até já tenho isto mas o usuario tem que colocar a data e clicar no botão, ai vendo este tópico vocês poderiam me ajudar a colocar isto no dbgrid mesmo..... ...nos meus bancos estão cadastrados como data de aniversario do cliente ..tando para o paradox como para o access....ajuda ai gente para comparar as datas de aniversario e a data atual....100+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...