Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Delphi / Mysql

dev

Question

Olá pessoal.

Faço Banco de Dados simples usando PHP e MySQL.

Tenho um cliente que utiliza Delphi em sua máquina e quer que eu faça um Banco para o site dele que capte as informações direto do Delphi, através dos arquivos gerados em Excel.

Já pesquisei, inclusive aqui no Fórum mesmo, e acho que consigo importar os arquivos existentes na máquina para o MySQL, creio que sem maiores problemas.

No entanto, nem imagino como fazer a importação automática. Entendem? Ele quer digitar no sistema que existe na máquina dele e, ao mesmo tempo, alimentar o sistema e o Banco do site.

Alguém pode me orientar se é possível fazer isso e como devo proceder?

Mas, por favor, preciso da compreensão de vocês para me dar umas dicas de como agir, pois, como disse não tenho a menor idéia do que fazer.

Desde já sou grata pela ajuda.

Abraços.

7 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Olá,

existe varias formas de se fazer isto,

Ditetamente da aplicação

sem importações de dados, existe um componente para o Delphi que se chama ZeosLib, é free, com ele voce conecta diretamente a um banco MySql pelo Delphi (entre outras linguagens)

Ou Usar o Conector ODBC do MySql e criar a conexão

Se for a Desenvolvedora do Delphi bastaria alterar o sistema, para quando incluir/Alterar/Deletar efetuar a mesma operação no MySql utilizando os comandos do SQL normalmente, como se fosse no PHP

Outra forma, seria não tão online;

Voce pdoe fazer o Sistema em delphi criar um .txt e enviar para o servidor, (pode ser diretamente criando um FTP pelo Delphi) e onde estiver o MySql pode colocar nas tarefaz cron(se servidor Linux) para importar de tempos em tempos, ou mesmo checar a existencia do arquivo .txt e a data e importar

• 0

Olá, Jissa.

Muito obrigada pela resposta.

Não sou eu a desenvolvedora do Delphi, aliás, não conheço nada a esse respeito.

Pelo que entendi, então, essa conexão entre os bancos deverá ser feita na máquina do cliente pelo desenvolvedor do Delphi. É isso?

Bem, o banco em Delphi já está em uso e o Banco MySQL também já está em funcionamento...

Solução 1: no caso do ZeosLib, devo instalar na máquina do cliente e ele fará a conexão dos bancos sem eles precisem de alteração?

Solução 2: Eu posso manter o Banco em PHP/MySQL normalmente e solicitar que o desenvolvedor do Delphi altere o que é necessário no sistema ou terei de fazer algumas adequações no MySQL também?

Por favor, me desculpe, é que não entendi muito bem, pois não tenho idéia de como funciona o Delphi.

Obrigada novamente.

Abraços.

• 0

Oi,

O Zeos é para usar dentro do Delphi teria que se fazer a alteração no sistema para usar ele e gravar o que quiser no servidor.

Caso a pessoa não conheça muito de SQL vai ser complicado ele fazer isto, tvz a melhor forma seja a pessoa que fez o delphi ou um outra caso não tenha contato com o programador desenvolver um modulo separado para se criar um arquivo .txt e enviar via FTP para o servidor ainda usando o Delphi (pode deixar o executavel que fizer isto no agendador de tarefas e de tempos em tempos ser executado)

No Servidor pode-se ter um .php no cronJob que se execute tambem de tempos em tempos (5 em 5 minutos por exemplo) e importe os dados para o MySql

Desta forma voce estaria com a base atualizada a cada 5 minutos.

• 0

Poxa, Jissa, espero que me desculpe, mas surgiu uma nova dúvida...

Eu terei que fazer alguma programação diferente no BD MySQL para receber esse envio do Delphi ?

E no caso de fazer o .php no cronjob, o que devo executar? Tem como eu solicitar o envio do .txt a partir do servidor? Ainda não consegui entender essa parte. huh.gif

Grata. rolleyes.gif

• 0

Oi,

Sobre solicitar do servidor acredito que não de, vai ter que enviar da maquina local que esta o Sistema em Delphi ou em algum da Rede local.

não precisa ser o mesmo programa que esta executando, pode-se fazer um separado, que seria até o ideal para isto

Ele teria que pegar os Dados criar um arquivo .txt e enviar para o servidor utilizando o ftp. (isto para se fazer automatico)

Se quiser fazer manual pode criar o .txt e criar um sisteminha para importar os dados deste txt.

Sobre mudar o Seu banco de Dados MySql, ai vai depender da estrutura dos bancos de Dados, e o que vai ser recebido do banco que o Delphi utiliza.

qualquer coisa me manda um e-mail, vou ficar meio fora do Foruns uns dias

jair@infinitehost.com.br