Gostaria de saber se alguém sabe como criar um campo agregado em um dataset que aceite uma expressao contendo um campo calculado.
Explicando melhor:
Tentando transformar um stringgrid para lançamento de notas fiscais em um dbgrid, deparei com o problema de não conseguir criar um campo agregado que totalize uma coluna, sendo esta coluna um campo "calculado". Com isso, tenho problemas de arredondamento nas várias colunas que precisam tratar precos e quantidades (com decimais variáveis) e valores em moeda (2 decimais).
Exemplo:
Campos: descricao (tipo caractere)
quantidade (tipo numerico)
preço (tipo numerico)
valor (tipo currency, calculado, sendo = preço * quantidade)
total (tipo agregado, sendo a soma do preço x valor = sum(preço * quantidade))
descricao quantidade preço valor
Calculadora....... 1 x R$ 2,226 = R$ 2,23
Caneta............ 1 x R$ 2,226 = R$ 2,23
Total R$ 4,45
Gostaria, então, que o campo agregado aceitasse a expressão sum(valor). Assim, o total seria de 4,46 (o correto)...
Além disso, tenho outros campos na mesma situação, como:
valor do ipi do produto = (valor do produto * aliquota) / 100,
valor do icms do produto = ((valor do produto * base de calculo) * aliquota) / 100,
Pergunta
paulobergo
Oi!
Gostaria de saber se alguém sabe como criar um campo agregado em um dataset que aceite uma expressao contendo um campo calculado.
Explicando melhor:
Tentando transformar um stringgrid para lançamento de notas fiscais em um dbgrid, deparei com o problema de não conseguir criar um campo agregado que totalize uma coluna, sendo esta coluna um campo "calculado". Com isso, tenho problemas de arredondamento nas várias colunas que precisam tratar precos e quantidades (com decimais variáveis) e valores em moeda (2 decimais).
Exemplo:
Campos: descricao (tipo caractere)
quantidade (tipo numerico)
preço (tipo numerico)
valor (tipo currency, calculado, sendo = preço * quantidade)
total (tipo agregado, sendo a soma do preço x valor = sum(preço * quantidade))
descricao quantidade preço valor
Calculadora....... 1 x R$ 2,226 = R$ 2,23
Caneta............ 1 x R$ 2,226 = R$ 2,23
Total R$ 4,45
Gostaria, então, que o campo agregado aceitasse a expressão sum(valor). Assim, o total seria de 4,46 (o correto)...
Além disso, tenho outros campos na mesma situação, como:
valor do ipi do produto = (valor do produto * aliquota) / 100,
valor do icms do produto = ((valor do produto * base de calculo) * aliquota) / 100,
e assim por diante...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.