Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Adicionar Valor A Um Richtextbox Em Um Outro Formulário


Andersonjb

Pergunta

E ai pessoal, beleza? Bem, minha duvida é simples. Eu gostaria de saber como eu posso adicionar um valor em uma RichTextBox... só que de outro Formulário. Eu tentei assim:

Declarei em um Módulo:

    Public principal As Form1
E Declarei no módulo que eu chamei o comando:
        principal = New Form1
        principal.rtbmodif.Text = "inicio"

Só que não deu certo, porque?

Falows!

OBS.: rtbmodif é minha RichText.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Porque você está criando um *novo* form1 ao invés de utilizar um já existente. O form1 abre o form2 primeiro, certo? Então, você poderia fazer isso:

dim f2 as new form2()
f2.principal = me
f2.Show()

Note que estou considerando que você declarou aquele "principal" no form2 tal qual você fez acima. A partir deste momento, no form2 você vai poder utilizar o "principal" para se referenciar ao form1.

Certo? ;)

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, o lance de eu abrir um outro formulário eu saquei, mais esse negócio de Form2 ai que você fez embananou minha cabeça, não por questões técnicas, mais sim por causa de organização! :blink:

Olha só:

Nome do Meu Form1 = Form1

Nome do Meu Form2 = Nex

Ambos já tem um objeto declarado em um módulo, então eu não posso criar novos, certo?

    Public principal As Form1
    Public abrene As nex

A partir dessas váriaveis, dentro do Form2, como eu faço para jogar um valor no objeto do Form1???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Simplesmente fazendo:

principal.rtbmodif.Text = "texto"
Sendo que em "principal" deve estar uma referência ao form que é criado automaticamente (que não é você que cria). E para colocar esta referência é que você deve fazer (no lugar onde o form principal chama o secundário):
abrene = new nex()
abrene.principal = me
abrene.Show()

Certo? ;) Note que é a mesma coisa que fiz acima, porém agora com os nomes que você deu.

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, dá erro gray, nessa linha:

abrene.principal = Me

Olha só o que ele fala:

'principal' is not a member of 'Fable.nex'.

Fable é o nome do meu projeto! Falows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa, eu esqueci que você declarou o "principal" em um módulo e não no form nex. Portanto, você só precisaria fazer...

principal = me

... em qualquer lugar do form principal (no evento Load, por exemplo).

Você ainda não pegou a idéia de instâncias e referências, né?

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Agora deu certo, tio! :D E realmente, eu ainda não peguei muito a noção de instância... Eu tenho uma noção limitada sobre isso, e admito uma certa dificuldade sobre elas. Mas uma duvida: quando você fez isso:

principal = Me

Você quis dizer que a variavel principal é igual o seu Form de referencia, certo? Mas como a variavel principal já e do tipo "Form1", então se eu fizesse isso:

principal = New Form1

Seria a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Agora deu certo, tio! :D E realmente, eu ainda não peguei muito a noção de instância... Eu tenho uma noção limitada sobre isso, e admito uma certa dificuldade sobre elas. Mas uma duvida: quando você fez isso:

principal = Me

Você quis dizer que a variavel principal é igual o seu Form de referencia, certo? Mas como a variavel principal já e do tipo "Form1", então se eu fizesse isso:

principal = New Form1

Seria a mesma coisa?

Não, não seria porque você estaria criando uma *nova* (New) instância de Form1 e colocando ela em "principal", enquanto que no outro código você pega a instância *atual* e coloca em "principal".

Sacou? ;)

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...