phil_rpg Postado Maio 24, 2006 Denunciar Share Postado Maio 24, 2006 na minha aplicacao eu preciso carregar todas a tarefas da tabela tarefas pra um combo-box(somente os nomes delas logico). so que não quero usar o dblokup-combobox porque não vou poder usa-la. então tem como me ajudarem?detalhe: eu uso uma tquery do dbexpress.ai quando carrego a aplicacoa carrego um "select * from tarefas" pra o tquery.todo o manusei com banco de dados é feito em tempo de execuçaõ. por tanto so uso essa tquery.abraços a todosabraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Maio 27, 2006 Denunciar Share Postado Maio 27, 2006 Se entendi direito, faça o seguinte:- Adicione o ComboBox no seu form;- Altere a propriedade Style para csDropDownList;- Sugiro que sua query retorne os registros ordenados pelo nome da tarefa;- considerando que seu componente TQuery chame-se QTarefas e que os campos na tabela sejam DSC_TAREFA e COD_TAREFA, no evento OnCreate do seu form coloque:procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin ... QTarefas.Open; while not QTarefas.EOF do begin // adiciona a descrição e o código da tarefa na lista ComboBox1.Items.AddObject(QTarefasDSC_TAREFA.AsString, Pointer(QTarefasCOD_TAREFA.AsInteger)); QTarefas.Next; end; QTarefas.Close; if ComboBox1.Items.Count > 0 then ComboBox1.ItemIndex := 0; // posiciona no primeiro item ... end;Quando você precisar saber o que está selecionado utilize:- Codigo da tarefa selecionada: Integer(ComboBox1.Items.Objects[ComboBox1.ItemIndex])- Descrição da tarefa selecionada: ComboBox1.Items[ComboBox1.ItemIndex] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
phil_rpg
na minha aplicacao eu preciso carregar todas a tarefas da tabela tarefas pra um combo-box(somente os nomes delas logico).
so que não quero usar o dblokup-combobox porque não vou poder usa-la.
então tem como me ajudarem?
detalhe: eu uso uma tquery do dbexpress.ai quando carrego a aplicacoa carrego um "select * from tarefas" pra o tquery.
todo o manusei com banco de dados é feito em tempo de execuçaõ. por tanto so uso essa tquery.abraços a todos
abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.