Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Live Template De Classe


phil_rpg

Pergunta

bom galera é o seguinte!

uso o delphi 7 e tenho a seguinte duvida

é que quero criar uma propriedade no delphi

a exemplo:

property tPropriedade: String read getNome write setNome;

so que ai é que esta.

eu quero que ao criar a classe, alem de gerar os atributos da classe chamado nome que seja do tipo String

ai ficaria assim

Type

Tclasse = class (TObject)

private

fNome: String

{ esse atributo não é gerado quando uso a propriedade destacada ,

ai queria que alem dos metodos o atributo também fosse gerado automaticamente

function getNome: String; }

procedure setNome(const Value: String);

protected

property tNome: String read getNome write setNome;

end;

esse é so um exemplo pra explicar como usuaria

ps: a proprieade ficaria com qual visao: protected,published ou public, e como faço pra visualizar os items da mesma,tipow, quando for escrever num edit, como faço pra pegar o valor se as funções estao private e se o mesmo pra ler????

abraços galera e valeu pelas inumeras ajuda que esse forum já me prestou!

estou sempre a disposição para retribuir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Cara, você foi bastante confuso na sua pergunta e não entendi muito bem a sua dúvida. mas eu acho que seria ->

Type
Tclasse = class (TObject)
  private
    fNome: String; 
    function getNome: String; 
    procedure setNome(const Value: String);
  public  {ou published se for componente}
    property tNome: String read getNome write setNome;
end;

implementation

procedure TClasse.SetNome(const Value: String);
begin
  {Códigos e mais códigos}
  fNome:=Value;
end;

Function TClasse.GetNome : String;
begin
  {Códigos e mais códigos}
  Result:=fNome; 
end;

Explique-se melhor e poderemos ajudar de maneira melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Visitante

a questão seria a seguinte:

eu usar uma linha assim:

property Nome: String read getNome write setNome;

e quando der o CTRL+SHIFT+C ele gera o atributo fNome, e os respectivos metodos referenciados na "property";

conseguiram entender agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
e quando der o CTRL+SHIFT+C ele gera o atributo fNome, e os respectivos metodos referenciados na "property";

O que você está querendo fazer é extender os recursos da IDE do Delphi. Isto pode ser feito. Entretando, a menos que você seja um desenvolvedor de componentes onde este recurso aumentaria sua produtividade, acredito que você preferirá continuar digitando os comandos, visto que pode ser um pouco complicado e aricar a estabilide da IDE.

Um livro que dá uma boa base para isto é "Hidden Paths of Delphi 3", não sei se há uma versão para as IDE's recentes (D7, D8, 2005...). Houveram alterações internas que podem não permitir o uso integral do que é ensinado no livro. Quando migrei para a versão 7 do Delphi, precisei fazer apenas alguns ajustes em nomes de units que foram modificadas para que meu plug-in continuasse funcinando.

Se não tiver dificuldade com Inglês este link aponta para diversos arquigos relacionados ao assunto

Este outro artigo utiliza parte do que você deseja ter em seu recurso - o pressionamento de uma combinação de teclas no editor do delphi para que ele acione um procedimento (link)

No artigo de GUSTAVO CHAURAIS (link), Open Tools API (zipado) você encontra vários exemplos de uso de OTA (OPen Tools API).

Por fim, basta procurar pelo tópico delphi open Tools API no Google que você encontrará mais referências.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...