Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Preciso De Uma Luz


Kindelis

Pergunta

é o seguinte eu peguei um programa para fazer o controlde de vendas de uma mecanica tipo um caixa, ai é meu problema, a primeira coisa é que eu tenho que registrar estas vendas mais eu queria uma opinião de como eu posso fazer isto no bd sendo que se eu criar uma tabela de vendas eu nunca sei quantos produtos vão ser venidos portanto eu não posso colocar um certo tanto de campos para produtos vendidos em cada venda ... e a segunda dúvida é que no final da semana o dono do posto quer imprimir um relatorio constando todas as vendas na semana exemplo: se de manhã ele vendeu 2pneus e a tarde ele vendeu mais 2 pneus e um escapamento no relatorio tem que constar a venda de 4 pneus e um escapamento .... espero que tenha deixado claro .. qualquer opinião é bem vinda .. obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom, o seu caso parece ser um problema de modelagem de banco de dados e não de Delphi propriamente. O jeito mais prático de matar os dois problemas citados é criar uma tabela Vendas e uma tabela ItensVendidos. Na tabela Vendas você vai guardar informações relativas a venda em si, como a data e o número dela. Na tabela ItensVendidos você terá um registro para cada item que for vendido e em cada registro constará também qual o número da venda (que vem da outra tabela, de Vendas). Vamos supor que seja feita a compra de nº 1, com 3 itens. Na tabela ItensVendidos constarão os 3 itens (com suas respectivas informações, como código, descrição, preço, etc.) e mais o número da venda (que, no caso, é 1). Como todos os três terão o nº 1 como número de venda, você saberá a qual venda eles pertencem. E, como todos os itens vendidos (de qualquer data) ficam na mesma tabela, que é ItensVendidos, não vai ser difícil você fazer um somatório da semana.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...