Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Inserir Texto Em Datagrid Sem Campo Da Tabela


HighBass

Pergunta

já utilizei a busca e não encontrei o que preciso...

Preciso escrever em um textbox e depois que sair desse textbox (evento lostfcus), o que eu digitei nesse textbox, precisa ir para uma coluna do datagrid, que já contem dados de uma tabela, porem pelo que eu pude notar, o datagrid não aceita texto em uma coluna que não esta recebendo nenhum campo da tabela.

Como eu faço???

Me ajudem, já não sei mais o que fazer..

Obrigado

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

bom, eu recomendo não usar controles vinculados. você fazer tudo via programacao ajuda você a ter um controle maior do projeto.

mas por que você quer por no grid um campo que não é da tabela?? tipo, o usuario vai preencher, mas então onde você usaria isso, senao na tabela, já que você vai ter um campo desse pra cada registro?? e se não é um campo da tabela, como você acessaria o valor??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

então... o meu problema é o seguinte:

Eu tenho uma tabela "Clientes" onde um dos campos é "cod_endereço".

E eu tenho uma outra tabela "Endereço", onde eu ligo a tabela "Clientes" com a tabela "Endereço" atraves de "cod_endereço".

Eu uso o resultado de uma pesquisa no Adodc para preencher o Datagrid

As vezes, eu preciso alterar o endereço do cliente, então na tabela de "Clientes" é so alterar o codigo, porem, para mostrar no Datagrid eu teria que atualizar essa pesquisa e eu não consegui, logo, surgiu essa ideia de quando digitar na caixa de texto do endereço, ele mostrasse o que se digitou la no datagrid e alteraria o codigo do endereço.

É isso.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

a mas ai o seu programa vai ter serios problemas. exemplo o endereco do cara é "rua abcdef" ai o cara vai la e digita "r. abcdef", ele não vai encontrar isso na tabela de enderecos. outra coisa, se ele digitasse o endereco, ele alterava o campo no grid, também bem. mas isso não estaria alterando o codigo na tabela de clientes.

o que normalmente se faz é um formulario de pesquisa para o cara pesquisar todos os enderecos já cadastrados, ou inserir um novo caso não encontre o que procure.

e esse negocio de ficar digitando direto no grid é ruim exatamente para casos desse tipo, onde você quer alterar um campo da tabela que você não quer mostrar na consulta. pra isso, o normal é fazer um formulario de alteracao. tipo, ele clica duas vezes no grid e abriria esse formulario.

vê ai o que você acha melhor, qualquer coisa poste aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa, esqueci de mencionar (desculpe) o que acontece no endereço é assim, no form, do lado do textbox do endereço, tem um botao que o usuario clica e abre um formulario de endereços, no campo vinculado ao Adodc esta o codigo de endereço e esse campo recebe o codigo do endereço escolhido e na textbox vai o endereço, ou seja o endereço é so para visualizar, mas o que conta é o codigo, na verdade o usuario não digita nada apenas escolhe, então eu gostaria que esse campo que esta o nome da rua que fosse para o grid, pois so serve para visualizar para o usuario poiso codigo já foi armazenado no campo cod_endereço.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ah, nesse caso o melhor pra se fazer, na minha opiniao, é refazer o select depois que ele gravar. so não recomendo no caso de você ter mtos registro no banco, deixando o select muito demorado.

alias, não sei se o flexgrid consegue trabalhar com o ado data control, você já tentou?? ai talvez você consiga adicionar uma coluna a mais, por que em datagrid não tem como mesmo. senao acho que o melhor mesmo é refazer o select cada vez que ele gravar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Resolvi criando um campo temporario na tabela, refazendo assim o select da consulta e pronto esta funcionando do jeito que eu precisava...

AGORA TENHO OUTRO PROBLEMINHA :D

Eu tenho um formulario onde aparece um datagrid com os registros, quando eu seleciono um registro, nos textboxs do formulario aparece os campos desse registro para poderem ser excluidos, editados e etc...

Tem um textbox cujo campo é codigo_de_cidade, e tem um botao ao lado para abrir um outro formulario com um datagrid com os campos cod_cidade e cidade.

Porem, as vezes, esse registro já possui uma cidade cadastrada...

então gostaria que quando eu entrasse no form de cidades, o datagrid de cidades ficasse selecionado na cidade do registro já cadastrado no form principal...

Por exemplo: no form principal tem um datagrid1, e eu seleciono o cliente Manoel, e para o Manoel já foi cadastrado a cidade de são Paulo, eu sei porque o textbox "cidade" já consta a cidade de são Paulo, então se eu clicar no botao que abre o form com datagrid cidades, devera estar selecionando a cidade de SP pois já consta essa cidade.

Acho que agora consegui explicar direito.. :lol:

Como eu faço isso???

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

com recordset eu faria assim:

rs.Find "Cidade = '" & strCidade & "'", DataGrid1.Row, 1
ou seja ele vai procurar a cidade que você passar na variavel strCidade. se você esta usando data control, imagino que assim deve funcionar:
Adodc1.Recordset.Find "Cidade = '" & strCidade & "'", DataGrid1.Row, 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...