Paulo Nobre Postado Setembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 O delphi tem aquele controle de número da versão e oferece, creio eu como a maioria,a seguinte opção:1.2.3.65O primeiro número da esquerda(1) seria o número principal.O último número(65) a building creio que tem a ver com as compilações.Como seriam as variações dos outros.Gostaria, que vocês que fazem programas, creio eu, muitas vezes profissionais, pudessemcolocar algumas considerações sobre isto, explicando, se possível, como oficialmente se deveria usarestes números.obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kmkg Postado Setembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 Olha, já ví muitos programas rodando em empresas sem nenhuma versão.quanto a estrutura da numeração, acho que vai de cada empresa desenvolvedora adotar seu critério. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Churc Postado Setembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 opaseguinte,a sequencia éMajor.Minor.Release.BuildsendoMajor = Versão principal do programaMinor = Versão secundária, quando você muda algo no programa que não afete a versão, continua sendo o mesmo programa mas com algo diferente exemplo, antes seu programa não emitia boletos bancários agora ele emite.Release = Quando você faz alguma correção no programa, mas que não afete a versão secundária exemplo, você fez a emissão de boletos mas estava com um pau onde saia errado determinada coisa para o Bradesco, então você corrige e muda o release.Build = Quantas vezes o programa foi compilado, lembrando que ele deve ser zerado para cada nova Major versão.É importante sim o controle de versão, aplicações "profissionais" possuem controle de versão, isso você pode ver em aplicações como da Microsoft, Mozilla, Macromedia, Adobe, etcO controle de versão é muito usado com o CVS, que gerencia as versões de sua aplicação. Procure no Google sobre o CVS para maiores informações...O controle de versão faça você mesmo, da maneira que achar melhor...O jeito que expliquei é como normalmente é usado...abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Paulo Nobre Postado Setembro 1, 2006 Autor Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 Churc, muito boa sua explicação.Mas, me diga uma coisa: o que então justificaria a mudança da Major? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kmkg Postado Setembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 Acho que isso não é seguido muito, pois se você notar os .exe da system32 do Windows XP, a maioria possui Build 2180, as dlls possuem Build=2180 e Build=0. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Churc Postado Setembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 ehehe e porque você acha que não é seguido, porque é um número alto 2180?Se for por isso, é baixo ainda, cara a Microsoft tem milhares de programadores, isso não é nada, pra um sistema operacional ainda está baixo...E o fato de todas estarem com a mesma numeração, é devido ao fato de que foram compiladas junto, outra coisa, como mencionei o controle de versão é feito pelo desenvolvedor, cada um segue um critério, e a maioria ignora o Build apenas usa Major.Minor.Release pois é besteiraabraçosChurc, muito boa sua explicação.Mas, me diga uma coisa: o que então justificaria a mudança da Major?então, a mudança da Major é quando você muda a aplicação totalmente...é a mesma aplicação porém totalmente diferente vou dar um exemploBorland Delphi 6 - então Major é 6Borland Delphi 7 - então Major é 7Sendo o mesmo programa, "Delphi" porém são bem diferentes um do outro, com mais recursos, e a interface totalmente modificada.entendeu?abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kmkg Postado Setembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 1, 2006 Pois é Churc acho que é ± como disse; cada um segue seu critério dependendo do software que está se escrevendo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Paulo Nobre
O delphi tem aquele controle de número da versão e oferece, creio eu como a maioria,
a seguinte opção:
1.2.3.65
O primeiro número da esquerda(1) seria o número principal.
O último número(65) a building creio que tem a ver com as compilações.
Como seriam as variações dos outros.
Gostaria, que vocês que fazem programas, creio eu, muitas vezes profissionais, pudessem
colocar algumas considerações sobre isto, explicando, se possível, como oficialmente se deveria usar
estes números.
obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.