hipnos na area Postado Setembro 18, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 18, 2006 Posso té ser burro de perguntar tudo isso mais um dia eu aprendo(com ajuda de vocês)Asp e Asp.net são diferentes...?Asp roda no servidor que roda asp.net?Se PHP é considerado script(interpretado) Asp é considerado o que??A algum servidor(Apache) pronto de Asp ou Asp.net com Sql ou Acess pra instalar?é que o 1° que instalei tinha que baixar Apache depois o sql depois CGI e ainda tinha umas tuto doidaque eu não sabia onde usar..."té parecia Linux"Eu só comecei com PHP por que Asp não tinha jeito de aprender sem o Apache(ou outro programa)valeu...E obrigado aos que me responderem.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Bittencourt Muniz Postado Setembro 18, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 18, 2006 Veja bem Hipnos:PHP: *linguagem de programação* server-side, ou seja, roda (executa) no lado do servidor e não no browser (navegador) do cliente. A linguagem PHP roda, até onde eu sei, em dois servidores: Apache e Microsoft IIS. Definição de Apache e IIS logo abaixo:Apache -> Servidor (programa) web criado por Rob McCool. Gratuito e muito popular/usado.IIS -> Servidor web da Microsoft. Vem junto com a versão 2000 e adiante (se não me engano) do Windows.Bom, vamos falar um pouco de ASP/ASP.net:ASP: ASP foi criado pela Microsoft. Não é uma linguagem de programação, segundo a Microsoft, e sim um ambiente de execução de script's do lado do servidor. No entanto que você depende de uma linguagem de script para programar em ASP. As principais linguagens de script que podem ser usadas com ASP: VBScript, JScript, Javascript, Python, Rexx.ASP.net: Criado pela Microsoft, é a evolução do ASP. ASP.net é diferente das demais linguagens por vários aspectos, sendo o principal a capacidade de ser a única linguagem web da atualidade com suporte nativo a respostas de eventos (enviando requisição ao servidor) ocorridos no browser do cliente através da interação do usuário com os componentes ASP.net, ou seja, é como se fosse programar em VB6 ou Delphi. Um detalhe: ASP.net é uma linguagem web server-side (assim como o PHP), pois além de compilada, usa uma linguagem da plataforma .Net para funcionamento. Como linguagem de uso com ASP.net você pode escolher, por exemplo, VB.net, C#, J#, Delphi, etc...ASP/ASP.net rodam no IIS da Microsoft. Apesar que:-> Se você estiver utilizando ASP no Windows 98, você é obrigado usar o PWS (Personal Web Server), já que não está a disposição o IIS.-> ASP.net roda no servidor IIS, mas você tem que ter instalado a plataforma .Net Framework no servidor.Bom, qualquer dúvida estamos aí, falows!P.S: não fique preso somente a estas linguagens. Existem outras ótimas opções como, por exemplo, JSP (Java Server Pages) e ColdFusion. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 hipnos na area Postado Setembro 18, 2006 Autor Denunciar Share Postado Setembro 18, 2006 Obrigado e pela resposta...Pergunta você tem o link para o PWS(download)?Vb.net só funciona no internetexploer(é que eu gosto IE FireFox e Opera entaum procuro criar tudo que funcione nos 3 browsers)?Jscript não é JavaScript(pensei que fosse abreviação)?Já ouvi fala de JSP diceram que é muito bem pago, porem eu não gosto que muitas coisas são pesadas d+ pra internet discada (eu procuro ver o lado de todo mundo)Já coldfusion eu tenho o servidor dele só que não me intereseiGostaria que você me esplicasse melhor sobre essa tal de plataforma eu não entendo muito disso, tem algum instalador pra eleÉ porque os servidors que tenho de PHP(Xammp) e Couldfusion é so ir no intalador e eles fazem tudoEu gosto muito de PHP(mesmo tendo conhecido asp antes) se não fosse por ele eu não teria aprendido a mecher com Javascript Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Bittencourt Muniz Postado Setembro 25, 2006 Denunciar Share Postado Setembro 25, 2006 Pergunta você tem o link para o PWS(download)?PWSVb.net só funciona no internetexploer(é que eu gosto IE FireFox e Opera entaum procuro criar tudo que funcione nos 3 browsers)?Veja bem: VB.net, para funcionar em ambiente Web, deve ser usado junto com ASP.net, que é uma linguagem de programação server-side, ou seja, é interpretada no servidor e não no cliente, logo não há incompatibilidades, já que não há depedência alguma do browser do cliente para interpretação/compilação e a saída da resposta (conteúdo processado) são TAG's HTML.Jscript não é JavaScript(pensei que fosse abreviação)?Não. JScript é uma linguagem client-side, ou seja, roda no lado do cliente e depende do navegador para sua funcionalidade. Se não me engano o único browser que suporta esta linguagem é o IE. A linguagem é muito parecida com Javascript e foi criada pela Microsoft.Já ouvi fala de JSP diceram que é muito bem pago, porem eu não gosto que muitas coisas são pesadas d+ pra internet discada (eu procuro ver o lado de todo mundo)Eu não acho JSP tão pesado a ponto de não ser usado em internet discada. Alias acho que não tem tanta diferença assim entre velocidade de processamento comparado com outras linguagens. Se for como o ASP.net, a primeira execução (requisição) da página é lenta (por causa da compilação), mas depois a página é armazenada em cache (no servidor) para futuras requisições, assim evitando várias interpretações/compilações e tendo um ganho no desempenho.Já coldfusion eu tenho o servidor dele só que não me intereseiCara, eu sou fã dessa linguagem. Só não uso a mesma por falta de mercado na minha região (sul de Minas Gerais) e agora (atualmente) por falta de tempo para aprender ColdFusion.Gostaria que você me esplicasse melhor sobre essa tal de plataforma eu não entendo muito disso, tem algum instalador pra ele.Net (creio que você falou 'plataforma' se referindo ao .Net Framework)Falows! Estamos aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --André -- Postado Agosto 10, 2008 Denunciar Share Postado Agosto 10, 2008 ola gostaria de ajuda de vocês quero aprender a programar em asp.net e tenho uma duvidad que programa eu uso para poder rodar ou simular um servidos na minha maquina no php tem um servidor chamado apache sera que é esse ou pra asp tem outro preciso muito da ajudar de vocês andrecs3@hotmail.com Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
hipnos na area
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.