Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sistema De Login


Lafey

Pergunta

ola pessoal e ai como vocês estão?

Seguinte estou tentando inserir um sistema de login no meu projeto, na teoria seria bem simples (na prática está dificil de fazer). Tenho uma tabela que chama 'cad_atendentes' e nessa tabela eu tenho dois campo que usarei 'Usuario' e 'Senha'.

Estou perguntando aqui porque não tenho ideia de por onde começar (nem sei se faço isso direto no banco ou no delphi mesmo), bom, na tela de login teria somente dois campos (Usuario e Senha) e quando eu clicar no botão ele verifica se os dados inseridos são verdadeiros, se for loga no sistema.

Mais uma coisa, se os dados estão corretos como eu armazeno e onde esses dois dados de entrada para que eu possa usar no futuro (como nivel de acesso no meu sistema)?

Aqui não é lugar pra isso, mas no mySQL5 eu preciso colocar algum "commit" no final de alguma procedure de insert?

Obrigado.

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Seguinte estou tentando inserir um sistema de login no meu projeto, na teoria seria bem simples (na prática está dificil de fazer). Tenho uma tabela que chama 'cad_atendentes' e nessa tabela eu tenho dois campo que usarei 'Usuario' e 'Senha'.

Estou perguntando aqui porque não tenho ideia de por onde começar (nem sei se faço isso direto no banco ou no delphi mesmo), bom, na tela de login teria somente dois campos (Usuario e Senha) e quando eu clicar no botão ele verifica se os dados inseridos são verdadeiros, se for loga no sistema.

Lafey, uma opção é a validação no banco a outra é a utilização de uma tabela de usuários gerenciada por você.

Na validação no banco, são passados nas propriedades user e password do Database o nome do usuário e senha que deve existir na tabela de usuarios do banco. Se não conferir, o Database não é aberto e uma exceção ocorrerá;

No caso de validação por você, o Database conecta-se ao banco utilizando o usuário e senha de administrador (do banco), e na sua aplicação você utiliza uma tela de login onde obtém o nome de usuário e senha para validá-lo numa tabela mantida por você (não a do banco);

Utilizando a validação no banco, em seu caso, quando incluir um usuário na sua tela Cad_Atendentes, você deverá incluí-lo na tabela de usuários do banco de dados. Isto pode ser feito via programação, utilizando um componente de execução de SQL com a função que o banco oferece para tal (CREATE USER / GRANT - veja documentação).

Mais uma coisa, se os dados estão corretos como eu armazeno e onde esses dois dados de entrada para que eu possa usar no futuro (como nivel de acesso no meu sistema)
você pode utilizar variáveis globais (definidas em uma unit - normalmente do form principal - fora da definição da classe do form e antes do implementation), então, no evento AfterConnect do Database, você salva estes valores, bem como no AfterDisconnect pode limpá-los.

Aqui não é lugar pra isso, mas no mySQL5 eu preciso colocar algum "commit" no final de alguma procedure de insert?
Que componentes você vai utilizar? Normalmente após estes processos utilizo o CommitRetained.

Não utilizo o MySQL com Delphi, então acho provável que outros colegas tenham mais a opnar sobre esse assunto.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok amigo, me ajudou bastante. Eu vou ficar com a tabela que eu mesmo vou manter. Bom o componente que eu to usando é o ADO.

Só pra informação eu estou fazendo este sistema no novo TurboDelphi Explorer. E nele não é possivel a instalação de componentes de terceiros.

Sobre a variável eu não sabia mesmo, vou tentar e ver como fica. Bom acho que deu pra perceber que não sou nenhum expert em delphi, mas a gente vai indo...

Agradeço mesmo.

Abraços.

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...