• 0
Sign in to follow this  
luciano.soares

Área Administrativa Do Site

Question

Galera

Estou desenvolvendo um site onde o cliente quer depois de pronto poder alterar e inserir conteudo sem a necessidade de contratar uma manutenção minha para isso, então estou quebrando a nuca para criar um sistema auto-gerenciavel para o conteudo do site.

Estou desenvolvendo isso usando ASP com Access, alguém pode me dar dicas sobre isso ?

Obrigado

Luciano

5 answers to this question

Recommended Posts

• 0

no site você exibe estes dados né???? no admin você vai ter que criar opção para inserir por erxemplo noticias.... e poder editar e excluir também.... é simples...

• 0

Boa tarde, Luciano.

É importante que você defina muito quem quais são os pontos "editáveis" do site.

Crie DIVs ou TABs com id e name para esses pontos.

Na hora de apresentar as páginas, faça com que esses DIVs leiam campos do DB ou variáveis carregadas com essas informações.

Uma outra opção também é criar alguns IFRAMEs que apontem o SRC para arquivos externos.

Esses arquivos poderiam ser facilmente editados pelo cliente, através de uma editor HTML ou do Word, e seu conteúdo seria automaticamente alterado no próximo acesso à página.

Uma alternativa um pouco mais sofisticadas seria manter o conteúdo do site via XMLs, que seriam processado por XLSs para apresentar o conteúdo de forma dinâmica.

Tudo vai depender do tempo que você tem para desenvolver, e de quais tecnologias você domina.

Qualquer coisa, posta ai ou mande e-mail que eu posso tentar te ajudar com alguma coisa.

Abs,

• 0

opa , bom dia ou boa noite sei lá que horas você vai ler companheiro.

olha percebi que siua duvida é como começar e como manter o cliente ativo, em outras palavras, dar a liberdade para ele, mas com tom de cabo verde, as vezes lembra dos caras que chegaram de navio, bom roney, as vezes temos que ter consciencia que a liberdade é muito importante nesta profissão, para clientes e criador, não tenha medo não, ele sempre será seu cliente e vou diser mais, um sistema de administração sempre tem algo novo para criar.

A dica:

na verdade roney ele pensa em administração on-line como se fosse um faz tudo, e é importante voce explicar esta parte para o cliente bem, que fazer um sistema destes é a mesma coisa que programar o micro-ondas para tão hora, não tem milagres, definir junto com o cliente o que ele gostaria no sistema, um exemplo é manipulação de design e conteudo, que é 90% do que eles os clientes chamam de administração on-line.

manipulação de Design:

roney acho que você já viu e ouviu falar do famoso <%= Cor_table%> <%= Cor_TR%> <%= Cor_TR%>

acho que na verdade isto não faz magica, o que faz mesmo a diferença é o que moce quer mudar e como vai mudar isto, acredito que a vairas opcoes para você, mas quando falamos de manipulação de design falos em sua criatividade pessoal, por exemplo, o forum poderia ficar cor de rosa se alguém escolhece a cor dele, muitos acharia coisa de fluflu isto, mas eu gosto de azul, para mim está na cor certa, mais para outro poderá estar na cor errada e o que você criaou poderá ser extremamente util, está é a palavra util, não para você e sim para o cliente que por sua vez quer ser mais pratico para melhor atender seus clientes.

Manipulação de conteudo:

bom roney está coisa de ficar colocando fonte de texto parace uma flu flu mas ajuda quem tem difiiculdades com letras pequenas tipo 12PX 11PX , nem todo mundo comeu cenoura a vida toda roney, na verdade o conteudo, manipulação de conteudo tem tudo a ver com o lugar onde ele vai ficar e como ele vai ficar, na verdade está parte é uma busca mais de como apresentar e não de como inserir, acredito que nestes casos a uma confução muito grande entre o que mudar e onde mudar, se você definir bem isto terá bons resultados.

IMPORTANTE:

ao manipular o seu design comoce em manipular largura e altura, é como todo mundo chama isto LARA uma mistura das duas...uma boa manipulacao começa ai, e depois ira para fotos e cores, mas a alma do negocio é sua criatividade no DB, saber montar uma estrutura em select box por ex seria um bom começo.

seja criativo.

forte abraço por traz! roney!

e ffica com Deus.

• 0

Luciano que tipo de site você está fazendo ?

eu também estou desenvolvendo um em ASP com db em access também o meu é para uma imobiliária

qual é seu ? agente pode trocar idéia.