Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Ibx + Interbase + Relacionamento

Guest - Antonio -

Pergunta

Guest - Antonio -

GOSTARIA DE SABER COMO EU FACO UM CADASTRO SIMPLES FEITO COM INTERBASE COM DUAS TABELAS USANDO O COMPONENTE IBX

VOU ESPECIFICAR AS TABELAS

TABELA:PACIENTE : PACIENTE_ID(PK) TRABALHO_TRA_ID(FK)

TABELA:TRABALHO : TRABALHO_ID(PK)

BOM EU FIZ O CADASTRO DO PACIENTE USANDO O IBX...

USEI UM

IBDATABASE;--> LIGUEI NO BANCO

IBTRANSACTION;--> LIGUEI NO DATABASE

IBQUERY;--> LIGUEI NO DATABASE E PELO SQL NA TABELA PACIENTE

DATASOURCE;--> LIGUEI NO IBQUERY.

IBUPDATESQL;-->LIGUEI NO UPDATEOBJECT DO IBQUERY.

E PARA CRIAR O AUTO-INCREMENTO USEI O GENERATORFIELD PELO IBQUERY SETADO PARA CRIAR QUANDO FOR ON POST;

AGORA EU QUERO SABER COMO EU FACO O CADASTRO DO TRABALHO

POIS QUANDO EU TENHO DAR UM POST PARA SALVAR OS DADOS DA TABELA PACIENTE DA ERRO porque EU AINDA não TENHO O CAMPO TRABALHO_TRA_ID(FK) DA TABELA TRABALHO E ELE ESTA SEtado COMO NOT NULL;

.. PRECISO DE UMA AJUDA...

SERIA MAIS FACIL SE alguém TIVESSE UM EXEPLO SIMPLES DE CADASTRO COM RELACIONAMENTO COM COMPONENTES IBX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0
AGORA EU QUERO SABER COMO EU FACO O CADASTRO DO TRABALHO

POIS QUANDO EU TENHO DAR UM POST PARA SALVAR OS DADOS DA TABELA PACIENTE DA ERRO porque EU AINDA não TENHO O CAMPO TRABALHO_TRA_ID(FK) DA TABELA TRABALHO E ELE ESTA SEtado COMO NOT NULL;

O que ocorre é que você terá que cadastrar em Trabalho (antes) o item que você pretende incluir em Paciente. A integridade referencial exige justamente isto.

Sugiro que você crie um form de cadastro para Trabalho (é apenas uma das opções possíveis), parece-me que seria mais simples.

De preferência, coloque os componentes de acesso ao banco num DataModule para que possa utilizar a mesma conexão e transação para os dois cadastastros.

No form de cadastro do paciente, se você estiver utilizando um DBLookupComboBox para selecionar o trabalho, você poderia colocar um pequeno botão ao lado para o caso de o item não existir na lista e o usuário poder cadastrá-lo. Daí, após incluído o item (fechada a tela do cadastro do trabalho), bastaria atualizar a query que você utiliza no DBLookupComboBox (propriedade ListSource) para que o item apareça nesta lista.

[]s

obs: 'Soletre, pontue e use maiúsculas e minúsculas corretamente. Não DIGITE TUDO EM MAIÚSCULAS, isto é lido como grito e é considerado grosseria. (Tudo em minúsculas é só um pouco menos chato, pois é difícil de ler)' retirado do guia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...