Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Instalando O Ajax E Ajaxtoolkit


Rudolfo Borges

Pergunta

Instalando o Ajax e AjaxToolKit Visual Studio 2005 - Veja como é fácil instalar e utilizar o Ajax nos seus WebSites.

Introdução - O Ajax já é bastante utilizado hoje pela maioria dos desenvolvedores asp.net, no entanto direto me bato com iniciantes em .net com dúvidas do que seja o Ajax e como utiliza-lo por esse motivo resolvir criar esse tutorial bastante básico mas de estrama importancia para quem quer começar a trabalhar com essa "nova" tecnologia.

Ajax - Para começar vamos falar um pouco sobre o que é o Ajax e como ele funciona.

"AJAX (Asynchronous JavaScript and XML), que é um acrônimo novo relativo a uma combinação de tecnologias já existentes. Os browsers modernos incluem objetos XMLHttpRequest que podem ser utilizados via JavaScript para fazer call back para o servidor. Isso permite que a página reaja à entrada do usuário e execute operações sem exigir que a página completa seja atualizada. Esse conceito é geralmente simples, porém, as bibliotecas AJAX podem aliviar muito a árdua tarefa de escrever JavaScript do lado cliente para comunicar-se com o servidor e lidar com o XML que é retornado pelo Web Service.

O problema geral que o AJAX tenta resolver, está enraizado no próprio protocolo HTTP. O HTTP é o padrão utilizado por browsers para comunicar-se com servidores Web para recuperar páginas e postar dados para os mesmos. O protocolo é sem estado (stateless), o que significa que a preservação da entrada do usuário entre as atualizações de páginas, fica por conta do código do servidor. Tipicamente, a página inteira é atualizada para carregar as informações de estado para o servidor. A entrada do usuário na página é a seguir restaurada pelo HTML reenviado para o browser."

Texto tirado da revista MSDN Magazine USA Ano 21 Número 8

Instalação - Ok agora que já sabemos o que é o Ajax e como ele funciona, vamos aos passos mais importantes que é sua instalação e configuração.

Você terá que ter instalado em sua maquina:

1 - Microsoft Ajax

2 - Microsoft AjaxToolKit

1 - Microsoft Ajax -
Acesse o site do Asp.net (
) e escolha a opção Ajax. Na pagina do Ajax clique em downloads e baixe o
Microsoft ASP.NET AJAX v1.0 Beta
. Lembrando que até a criação desse tutorial a versão 1.0 Beta era a mais recente. De posse do executavel de instalação os proximos passos serão simples pois segue o velho metodo ( next, next, finish ).

2 - Microsoft AjaxToolKit -
Na mesma pagina do Ajax sitada logo a cima baixe agora o
ASP.NET AJAX Control Toolkit
. Não é necessario instalar o toolkit basta apenas descompacta-lo depois localizar a pasta
SampleWebSite\Bin
e copiar os dois arquivos ( AjaxControlToolkit.dll e AjaxControlToolkit.pdb ) para uma pasta chamada
AjaxToolKit
dentro de
Arquivos de Programas\Microsoft ASP.NET
( Caso não exista algumas destas pastas você deverá criá-la ).

Ok a instalação esta concluida agora só nos resta configurar o Ajax e o AjaxToolKit no Visual Studio 2005.

Configuração - Agora vamos adicionar os controles instalados na nossa toolbox do nosso visual studio 2005.

1 Ajax - Clique na toolbox com o botão direito do mouse e esculha a opção Add Tab. Colque o nome dessa aba de Ajax. Feito isso clique agora dentro da aba Ajax com o botão direito e escolha a opção Choose Items clique em Browse e localize Microsoft.Web.Atlas.dll na pasta Arquivos de Programa\Microsoft ASP.NET\Atlas\v2.0.50727\Atlas\ clique em abrir depois Ok.

2 AjaxToolKit - Da mesma forma que os componentes do Ajax adicione uma nova aba com o nome Ajax ToolKit depois clique em Choose Items só que agora a pasta será diferente localize AjaxControlToolKit.dll dentro da pasta Arquivos de Programas\Microsoft ASP.NET\AJAXToolKit clique em abrir depois novamente em Ok.

Pronto seus componentes estão devidamente instalados e prontos para diversão.

Conclusão - Seguindo todos esses passos descritos a cima seu Ajax estará pronto para o uso em seus websites. Espero ter ajudado em algo e qualquer dúvida estarei disponivel no e-mail rudolfo@brdev.net ou aqui mesmo no forum respondendo os tópicos de vocês. Boa sorte no desenvolvimento e ate uma proxíma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest --Andre --

estou seguindo seu tutorial mais quando chega na parte da dll Microsoft.Web.Atlas.dll , não encontro a pasta já baixei tudo do site mais a pasta atlas não encontro ela , poderia me mandar o link??, ou me ajudar com essa instalação??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
estou seguindo seu tutorial mais quando chega na parte da dll Microsoft.Web.Atlas.dll , não encontro a pasta já baixei tudo do site mais a pasta atlas não encontro ela , poderia me mandar o link??, ou me ajudar com essa instalação??

Andre dê uma olhada neste site http://www.rudolfoborges.net/post.aspx?PostId=4 essa versão está mais atualizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No meu pc não tem a pasta Microsoft asp.net, criei, coloquei a dll do ajaxtoolkit lá. quando dou browse do visual web developer ele dá um erro e fala que não conseguiu adicionar porque não achou o arquivo, bizarro, porque o arquivo ta lá. Não escrevi o caminho na mão nem nada, fui pelo browser

O que será q esta acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...