Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Servidor


Guest - wagtel -

Pergunta

Guest - wagtel -

A plataforma Windows tem várias versões, como o 98me, 98se, 2000, XP, e outros.

O Windows usa os servidores PWS e IIS.

O Linux também tem várias versões ?

Qual o melhor servidor para o Linux + PHP + MySQL ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Se você vai usar um servidor de alta performance, procure distribuições enteprise, são pagas mas o suporte e a confiabilidade vale a pena.

A oracle por exemplo só da suporte para versões enterprise do linux. Não adianta ligar pra lá com problemas no fedora por exemplo.

Se não quer pagar, existem ótimas distros gratuitas. Prefira as mais conhecidas, fedora, suse, slackware, mandriva, debian ou ubuntu, tem muita documentação disponível na net e a correção de bugs tende a ser mais rapida, visto que é grande o número de usuários e mantenedores.

Evite distribuições pouco conhecidas, estas distribuições tendem a ser pouco auditadas e podem estar cheias de bugs.

Este negocio de distribuição vai um pouco do gosto de cada um. É como o kde ou gnome. O kde tem muito mais recursos, mas eu particularmente não gosto dele. Porque ? não sei... não me agrada.

Ninguém fala mal do debian. Isto é fato. já sobre outras distribuições tem sempre gente pronta a meter o pau.

O fedora particularmente seria o "mais compativel", sendo ele derivado do redhat ( e mentido por alguns de seus engenheiros). É muito facil achar binários pré compilados para ele.

Esta distro é a que eu uso. Eu sei que tem muita gente que não gosta dele, mas o fato do Alan Cox (o cara do kernel) ser hoje funcionário da red hat de certa forma garante bons laços e evita problemas.

Eu não uso o linux "por usar", para mim o linux (ou o freebsd) é uma poderosa ferramenta de trabalho para implantação de servidores em meus clientes. No meu escritório eu uso uma distro votada para firewall como gateway de internet e o fedora como desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - wagtel -

Beleza:

Pelo que entendi, existem vários servidores para o linux, os melhores distribuições são as pagas "enterprise".

Como eu quero usar um servidor gratuito, você me recomenda as ditribuições: fedora, suse, slackware, mandriva, debian ou ubuntu.

Ainda conheço pouco sobre esta plataforma linux, mas em todos os fóruns tenho lido muito sobre o "Fedora", este servidor eu posso baixar gratuitamente ?

Mas quanto à plataforma "Linux", existe apenas uma ou são várias como o Windows ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O fedora é gratuito. Pode baixar, tem ISOs pra 32 o 64 bits.

Quanto ao linux versão "servidor" isto não existe. Todos os linux e unixlike são servidores. O uso para desktop é muito mais recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O fedora você acha em www.fedoraproject.org. O site é em ingles, mas o sistema é em portugues.

Procure mirrors no Brasil, a velocidade de download é muito melhor.

Se sua conexão com a internet for de velocidade baixa (abaixo de 1mbit), vai passear no parque, na casa da vô, vai sair com a namorada, quando você voltar vai estar terminando...

você pode baixar as imagens para cd ou dvd, depende do seu gravador. Use o nero para gravar and enjoy!

O suse esta no www.opensuse.org

O slackware esta no www.slackware.org

O ubuntu esta em www.ubuntulinux.org

O mandriva esta em www.mandriva.org ( o mandriva é o antigo conectiva junto com o mandrake)

O debian esta em www.debian.org

O freebsd esta em www.freebsd.org (o freebsd não é linux, mas é unanimidade em segurança e estabilidade, podem faltar certos drivers para dispositivos (video, impressora, som) mais novos)

O openbsd pode ser baixado no site www.openbsd.org (mesmas recomentações do freebsd)

Se o seu micro for 64 bits (pentium D, Celeron D 775, semprom 754 ou amd 64) baixe a versão x64.

Se seu computador for 32 bits (todos os outros) baixe a x32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A plataforma Windows tem várias versões, como o 98me, 98se, 2000, XP, e outros.

O Windows usa os servidores PWS e IIS.

O Linux também tem várias versões ?

Qual o melhor servidor para o Linux + PHP + MySQL ?

Sim, encontramos o Linux em várias versões e distribuições.

Recomendo essa leitura para esclarecer o que é uma distribuição Linux

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=10

Cara eu estou confuso mesmo !!!

O que é "Linux" ?

Penso que é um sistema operacional como o Windows, estou errado?

Qual sua utilidade?

leia isso:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=83582

Cara quer dizer que o Linux além de sistema operacional, é também o servidor?

Ou melhor, não precisa instalar um servidor a parte como o windows?

GNU/Linux é o Sistema Operacional da sua máquina. para ele se tornar um servidor, ele tem que prover um serviço, como por exemplo o Apache (servidor HTTP).

Assim como no Windows, voce precisa instalar o software que fará o papel de servidor seja da sua rede intranet ou mesmo da internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Existem muitas distribuições de linux porque o código fonte dele é aberto para todos.

É como a receita de um bolo, se você sabe com fazer-lo, pode mudar a receita e fazer melhor.

Assim como em todos os bolos vai farinha, a farinha do linux é o kernel (núcleo do sistema). Assim todos os linux são diferentes mas compartilham o mesmo núcleo padrão.

Muitas distribuições são meras junções de softwares (pacotes) voltados para alguma area.

Quando um aplicativo se torna muito conhecido ele muitas vezes passa a acompanhar outras distribuições. Com o rpm ou o yum para gerencia de pacotes ou o gnome e o kde para interface gráfica.

Como tudo é livre, se você faz alguma coisa a partir de algo livre deve torna-lo livre também para que outros possam usa-lo ou mesmo melhora-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...