tuga Postado Novembro 29, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 29, 2006 eipretndia inserir dados numa matriz mas não pretendia usar ponteiros o codigo é o seguinte#include<stdio.h>#include<stdlib.h>struct netlist{char tipo_de_componente[2];char referencia;int no1;int no2;int valor1;int valor2;} equa[50];main(){ abertura_ficheiro();}abertura_ficheiro(){ char nome_ficheiro[10]; FILE *fp; printf("Insira o nome do ficheiro ou insira sair para fechar programa\n"); gets(nome_ficheiro); if(strcmp(nome_ficheiro,"sair")==0) exit(0); else /*abrir o ficheiro*/ fp = fopen(nome_ficheiro,"r"); /*se o ficheiro foi aberto com sucesso*/ if(fp==NULL){ printf("Impossivel abrir o ficheiro %s\n",nome_ficheiro); abertura_ficheiro(); } else printf("Ficheiro %s aberto com sucesso\n",nome_ficheiro); getchar(); while(!feof(fp)) fscanf(fp,"%s %c %d %d %d %d",*******************************); fclose(fp); } o que é que eu tenho de por nos *****************e se eu pretender fazer uma listagem dos varios valores como é que eu acesso à matriz??o ficheiro que eu abri é do tipo e é para inserir linha a linha....R a 1 2 5 UR b 3 5 20 10R c 2 3 10 obrigado e digam qlq coisa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Novembro 30, 2006 Denunciar Share Postado Novembro 30, 2006 o que é que eu tenho de por nos *****************nos **** voce vai inserir os enderecos das variáveis que vão receber cada valor. Ex: char tipo[3], ma; int la,lb,ca,cb; fscanf(fp,"%s %c %d %d %d %d", &tipo, &ma, &la, &lb, &ca, &cb); Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 tuga Postado Novembro 30, 2006 Autor Denunciar Share Postado Novembro 30, 2006 mas dessa maneira eles não ficam armazenados na estrutura mas sim em variaveis que são reinscritas cada vez que leêm uma linha não é?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Dezembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Dezembro 1, 2006 sim, como eu disse era só um exemploagora voce precisa associar as váriaveis da sua estruturaabraço!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 tuga Postado Dezembro 1, 2006 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 1, 2006 pois mas ao eu por as variaveis da estrutura elas aparecem como não declaradasnão é preciso inicializar a estrutura na função "abertura_funcao"-como é que se faz???desculpa mas sou um novato e não percebo muito de C...obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 kandrade Postado Dezembro 1, 2006 Denunciar Share Postado Dezembro 1, 2006 pois mas ao eu por as variaveis da estrutura elas aparecem como não declaradasnão é preciso inicializar a estrutura na função "abertura_funcao"-como é que se faz???voce já está declarando um vetor para sua estruturaolha só: struct netlist { char tipo_de_componente[2]; char referencia; int no1; int no2; int valor1; int valor2; } equa[50]; voce possui 50 variáveis com o nome equa, voce pode acessá-las atraves de índice variando de equa[0] até equa[49].se não entender poste o que está fazendo.abraço!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
tuga
ei
pretndia inserir dados numa matriz mas não pretendia usar ponteiros o codigo é o seguinte
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
struct netlist
{
char tipo_de_componente[2];
char referencia;
int no1;
int no2;
int valor1;
int valor2;
} equa[50];
main()
{
abertura_ficheiro();
}
abertura_ficheiro()
{
char nome_ficheiro[10];
FILE *fp;
printf("Insira o nome do ficheiro ou insira sair para fechar programa\n");
gets(nome_ficheiro);
if(strcmp(nome_ficheiro,"sair")==0)
exit(0);
else
/*abrir o ficheiro*/
fp = fopen(nome_ficheiro,"r");
/*se o ficheiro foi aberto com sucesso*/
if(fp==NULL){
printf("Impossivel abrir o ficheiro %s\n",nome_ficheiro);
abertura_ficheiro();
}
else
printf("Ficheiro %s aberto com sucesso\n",nome_ficheiro);
getchar();
while(!feof(fp))
fscanf(fp,"%s %c %d %d %d %d",*******************************);
fclose(fp);
}
o que é que eu tenho de por nos *****************
e se eu pretender fazer uma listagem dos varios valores como é que eu acesso à matriz??
o ficheiro que eu abri é do tipo e é para inserir linha a linha....
R a 1 2 5
UR b 3 5 20 10
R c 2 3 10
obrigado e digam qlq coisa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.