Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Banco de Dados - Como chegar às 3 camadas

s3c
 Share

Question

Banco de Dados.

Como chegar às 3 camadas.

Olá colegas deste fórum.

Não sei se são propriamente dicas, mas acho que vale a pena ler e, por favor me contestem para eu poder aprender.

Notei aqui que a grande maioria utiliza sistemas de duas camadas ou client/server, ou seja, para cada pc acessando o sistema, haverá no mínimo uma conexão ao banco de dados; com isto a aplicação fica repleta de componentes sql como databases, tables e querys.

Vale lembrar que em muitas aplicações client/server não é possível conectar-se ao banco de dados via internet.

Dica n.1:

Esqueçam os componentes TTable e utilizem TQuery.

Com isto vocês serão forçados a aprender e utilizar comandos sql.

Dica n.2:

Esqueçam o TDataModule e não coloquem componentes sql em tempo de projeto.

Crie-os e libere-os conforme a necessidade em tempo de execução. Isto dará mais noção à orientação a objetos que é realmente como o Delphi trabalha e otimizará recursos de memória.

Dica n.3:

Não deixem os parâmetros de conexão ao banco de dados fixos dentro da aplicação e sim externos como no registro do Windows por exemplo.

Dica n.4:

Criem uma classe de conexão numa unit separada com funções que retornam objetos de conexão e objetos de acesso aos dados; por ex:

BDE retorna Tdatabase e Tquery

DBExpress retorna Tsqlconnection e Tsqlquery ou TsqlclientDataSet

InterbaseExpress retorna Tibdatabase e Tibquery ou TibclientDataSet

Etc...

Retornem para a aplicação a classe ancestral e, se houverem métodos próprios da classe filha, utilizem o Cast.

No caso de conexão retornem TCustomConnection.

No caso de acesso aos dados, retornem TDataset.

Pois todas elas derivam destas classes.

Com isto a aplicação fica mais enxuta e não implicará em grandes mudanças no caso de mudança de banco de dados ou meio de acesso.

Lembro aqui que perdí ± 3 meses com testes em conexão ADO(Activex Data Object) e desistí porque como este tipo de conexão utiliza automação OLE Variant, a performance caiu consideravelmente em relação ao BDE.

Dica n.5:

Após serem efetuadas as 4 etapas acima, o próximo passo é criar um servidor de banco de dados para desenvolvimento de sistemas em 3 camadas, onde a aplicação cliente ficará livre dos componentes sql e TDBs que serão substituidos por componentes Socket e TCP/IP para conexão com o servidor.

Com isto não importa onde o banco esteja, pode ser na mesma máquina, numa intranet, internet, ou qualquer outra rede que entenda o protocolo TCP/IP.

Minha próxima dica seria como criar um objeto de manipulação e transporte de dados para comunicação entre cliente e servidor, mas não sei se seria muito útil escrevê-la neste momento.

Bom, espero que tenha sido de alguma serventia para alguém e também espero ser contestado no fórum para sempre aprender e corrigir meus erros.

Obrigado a todos!!!

0 answers to this question

Recommended Posts

There have been no answers to this question yet