Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Migrando Firewall


raphael_suporte

Pergunta

galerinha é o seguinte, depois de pesquisas e quebrando a cabeça comecei a mexer e entender o Linux, hoje tenho ele inst e configurado na empresa aqui onde trabalho, no caso o Suse10.1, sendo que agora quero fazer o seguinte teste...

migra meu Firewall que hoje se encontra numa maquina 2000server...

sabe configurar o Iptables (caso n esteja engando, é aqui que eu defino quem acessa o que!...certo??)

e saber se isso não atrapalha a minha net já configurada para que eu possa fazer isso sem ter que derrubar nada aqui...ate porque a pagina da internet fica no ar!

e outra eu vou ter que migrar um computador de cada vez?? tipo eu tenho em outra maquina o mu DHCP e DNS, isso não afeta nada em relação ao firewall não né...

PS: o samba esta rodando a minha maquina no linux esta com um IP automatico(para teste) distribuido pelo DHCP e enxerga a rede Microsoft, sendo que a rede Microsoft pega o linux porem quando acessa ele avisa que esta sem permissão...isso vai atrapalhar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

sabe configurar o Iptables (caso n esteja engando, é aqui que eu defino quem acessa o que!...certo??)

e saber se isso não atrapalha a minha net já configurada para que eu possa fazer isso sem ter que derrubar nada aqui...ate porque a pagina da internet fica no ar!

acho que já te indiquei dois tutoriais do vivaolinux, leia os tutoriais

lá voce vai aprender o que faz cada cadeia, qual a sintaxe do comando e muitas outras coisas

quando tiver dúvidas pra montar as regras pra sua rede ajudamos voce.

e outra eu vou ter que migrar um computador de cada vez?? tipo eu tenho em outra maquina o mu DHCP e DNS, isso não afeta nada em relação ao firewall não né...

voce migra a rede para seu firewall, o dhcp e dns deve funcionar normalmente, mas depende de como é fisicamente sua rede.

PS: o samba esta rodando a minha maquina no linux esta com um IP automatico(para teste) distribuido pelo DHCP e enxerga a rede Microsoft, sendo que a rede Microsoft pega o linux porem quando acessa ele avisa que esta sem permissão...isso vai atrapalhar??

reveja sua configuracão do samba e as permissões de diretório do linux para o usuário que está tentando conectar.

isso vai atrapalhar??

depende o que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Evite fazer testes on the fly, o avião pode cair.

Procure montar redes paralelas, mesmo que em sua casa para fazer testes.

Com 1 gb de memória e um bom computador você pode funcionar tudo em vmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
acho que já te indiquei dois tutoriais do vivaolinux, leia os tutoriais

lá voce vai aprender o que faz cada cadeia, qual a sintaxe do comando e muitas outras coisas

quando tiver dúvidas pra montar as regras pra sua rede ajudamos voce.

era pra conectiva, serve para suse também??

QUOTE

e outra eu vou ter que migrar um computador de cada vez?? tipo eu tenho em outra maquina o mu DHCP e DNS, isso não afeta nada em relação ao firewall não né...

voce migra a rede para seu firewall, o dhcp e dns deve funcionar normalmente, mas depende de como é fisicamente sua rede.

tipo tenho hj um server de proxy, onde esta o firewall e outro com DHCP e DNS, queria saber se vou ter que configurar o proxy em cada maquina né!!

QUOTE

PS: o samba esta rodando a minha maquina no linux esta com um IP automatico(para teste) distribuido pelo DHCP e enxerga a rede Microsoft, sendo que a rede Microsoft pega o linux porem quando acessa ele avisa que esta sem permissão...isso vai atrapalhar??

reveja sua configuracão do samba e as permissões de diretório do linux para o usuário que está tentando conectar.

tipo está funcionando, sendo que n tem nada compartilahdo é isso?? eu prefiro assim então!

QUOTE

isso vai atrapalhar??

depende o que.

no meu firewall, deixar a rede microsoft sem permisão de acessar ou aqruivos LINUX e vice-versa

Bsht

Evite fazer testes on the fly, o avião pode cair.

Procure montar redes paralelas, mesmo que em sua casa para fazer testes.

ok pode deixar!!, vou testar tudo em uma outra rede aqui, se funcionar eu migro a minha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu prefiro montar firewalls separados de servidores samba. No fedora o samba tem alguns problemas para funcionar com o firewall e acho que outras distros também. Isto faz parte da documentação do samba. Lá eles mandam desligar o firewall.

Pra montar um firewall separado você precisa de um micrinho bem pequeno, você não vai rodar gnome ou kde num firewall.

Iptables é igual pra todo mundo, kernels antigos usavam o ipchains. O fedora tem também o SElinux, não sei se isto é aproveitado por outras distros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

tipo tenho hj um server de proxy, onde esta o firewall e outro com DHCP e DNS, queria saber se vou ter que configurar o proxy em cada maquina né!!

voce pode também fazer um proxy transparente e configurar o gateway nos hosts por DHCP

no meu firewall, deixar a rede microsoft sem permisão de acessar ou aqruivos LINUX e vice-versa

voce realmente precisa do samba?

como o amigo acima disse, não é legal rodar o firewall junto com o samba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...