Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Barra De Progresso


alexandremanowar

Pergunta

E aí pessoal.

Eu gostaria de aprender a criar barra de progresso enquanto uma determinada função é executada, nunca usei isso e gostaria que alguém me explique como fazer isso.

A idéia é a seguinte, eu fiz um form e nele tem um determinado botão que quando eu clicar nele ele vai fazer alguns inserts e selects no banco. Eu quero que enquanto estiver sendo executada essas funções fique uma barra de progresso enchendo.

Tipo cliequei no botão e aparece uma caixa acima do form com a palavra aguarde e abaixo dela da mensagem fique a barra de progresso enchendo. Quando a função do botão acabar a barra finalisa e a caixa some deixando o formulário livre para uso denovo.

Nunca usei isso não idéia de como fazer. Alguém pode me explicar?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Valeu pelo link Graymalkin !

Eu estudei ele e entendi o seguinte que em um caso igual ao meu que ele vai fazer uma conexão e armazenar algumas funções e depois fechar a conexão eu devo usar algo como esse código que você postou:

ProgressBar1.Max = 3
ProgressBar1.Value = 0
For i = 1 To 3
   ProgressBar1.Value = i
   Sleep 1000
Next i

Mas ainda não entendi bem como usar, pelo que eu li no post que você deixou existem casos em que posso manipular a barra mas existem casos que não. Meu caso é básico, tenho um botão que ao clicar ele abre o banco de dados e armazena algumas funçoes e depois termina e fecha o banco e pronto esta executado. Nesse caso durante esse processo preciso que abra um tipo de janelinha com a palavra "Aguarde" e fique enchendo a barra quando a função acabar simplesmente a janela some, mas ainda não entendi como fazer isso.

Um cara deixou um link no post que você me deixou porém não achei nada que me ajude no link dele.

Já procurei mais aqui no fórum mas não achei.

Você poderia me explicar por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu pelo link Graymalkin !

Eu estudei ele e entendi o seguinte que em um caso igual ao meu que ele vai fazer uma conexão e armazenar algumas funções e depois fechar a conexão eu devo usar algo como esse código que você postou:

ProgressBar1.Max = 3
ProgressBar1.Value = 0
For i = 1 To 3
   ProgressBar1.Value = i
   Sleep 1000
Next i
Mas ainda não entendi bem como usar, pelo que eu li no post que você deixou existem casos em que posso manipular a barra mas existem casos que não. Meu caso é básico, tenho um botão que ao clicar ele abre o banco de dados e armazena algumas funçoes e depois termina e fecha o banco e pronto esta executado. Nesse caso durante esse processo preciso que abra um tipo de janelinha com a palavra "Aguarde" e fique enchendo a barra quando a função acabar simplesmente a janela some, mas ainda não entendi como fazer isso. Um cara deixou um link no post que você me deixou porém não achei nada que me ajude no link dele. Já procurei mais aqui no fórum mas não achei. Você poderia me explicar por favor?
Então, você aí mesmo (no seu texto) exemplificou como deve ser:
ProgressBar1.Max = 6 'Máximo de operações (que pode ser variável)
ProgressBar1.Value = 0

'Abre o BD
ProgressBar1.Value = ProgressBar1.Value + 1

'Função 1
ProgressBar1.Value = ProgressBar1.Value + 1

'Função 2
ProgressBar1.Value = ProgressBar1.Value + 1

'Função 3
ProgressBar1.Value = ProgressBar1.Value + 1

...

'Função n
ProgressBar1.Value = ProgressBar1.Value + 1

'Fecha o BD
ProgressBar1.Value = ProgressBar1.Value + 1

Sacou? ;)

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...