Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Form No Canto Inferior Direito Da Tela


Guest Visitante

Pergunta

Guest Visitante

Oi Pessoal

estou fazendo uma aplicação cujo form principal é pequeno e é executado no tray, quando eu dou clique duplo o form pirncipal é mostrado só que no centro da tela e eu gostaria que ele fosse mostrado sempre no canto da tela!!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Oi Pessoal

estou fazendo uma aplicação cujo form principal é pequeno e é executado no tray, quando eu dou clique duplo o form pirncipal é mostrado só que no centro da tela e eu gostaria que ele fosse mostrado sempre no canto da tela!!

Obrigado

Visitante, primeiramente, altere a propriedade Position do form para poDesigned; depois para garantir que seu form seja mostrado sempre no canto inferior-direito obdecendo a visibilidade ou não da barra de tarefas (taskbar - aquela do botão Iniciar) ou qualquer outra barra de tarefas personalizada que possa ser configurada para manter-se visível ou auto-ocultar, utilize o seguinte código no evento OnShow do form:
procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject);
var
  R :TRect;
begin
  if SystemParametersInfo(SPI_GETWORKAREA, 0, @R, 0) then
    SetBounds(R.Right -Width,
              R.Bottom -Height,
              Width, Height);
end;
Já se você quizer que a janela fique bem no canto da tela, sem levar em conta a visibilidade da barra de tarefas (taskbar):
procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject);
begin
  SetBounds(GetSystemMetrics(SM_CXSCREEN) -Width,
            GetSystemMetrics(SM_CYSCREEN) -Height,
            Width, Height);
end;

Obs: Ambos funcionarão bem quando você utilizar o Show e Hide (parece ser seu caso pelo post). Já se a aplicação for minimizada para a barra de tarefas, ao clicar no icone dela para torná-la visível, e neste meio tempo tiver sido modificada a visibilidade da barra de tarefas este método pode não funcionar corretamente. Tentei, com OnActivate, WM_SYSMESSAGE com SC_RESTORE e nada de passar por um desses eventos e posicionar corretamente a janela para esta situação.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...