• 0
Sign in to follow this  
JBG2007

Sotware/programa Editor Visual

Question

O meu nome é João, sou Designer Grafico e preciso de uma ajuda. Estou á procura de um software ou programa em open source que seja o mais parecido-próximo com isto:

Uma applicação com um interface gráfico que permita converter PHP, ASP, HTML, Ajax, CMS, Cold Fusion, JavaScript, JSP, Perl/CGI, Python, XHTML, XML, em webpages, tall como o Dreamweaver faz. De forma a que o Webdesigner não necessite de saber nenhuma linguagem de programação seja ela qual fôr para poder criar Webpages. Numa forma que possa ser usado em conjunto com flash e base de dados como: MySQL, Oracle, SQL.

Tal como Dreamweaver precisa de ser capaz de transformar visualmente a linguagem de programação. Mas, este programa/software precisa de ser mais completo que o Dreamweaver porque permite usar mais linguagens de programação e não só HTML.

Desta forma torna possivel para qualquer pessoa criar paginas de internet em qualquer linguagem sem ser preciso saber nehuma linguagem de programação.

Como é que eu posso encontar um programa/software o mais parecido com isto?

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

1 answer to this question

Recommended Posts

  • 0

O que o Dreamweaver faz é apenas permitir que você disponha os elementos HTML *visualmente*. Ele não faz nenhum tipo de conversão. Quando você arrasta um botãozinho para a tela, é gerado o código HTML do mesmo e é isso que faz ele aparecer na tela. Se você muda ele de posição, o código HTML é alterado e consequentemente você o vê na posição desejada. O contrário também é verdadeiro, ou seja, se você for no código HTML e alterá-lo, você verá o resultado refletido visualmente.

Graças a isso é que nenhum usuário precisa saber HTML para poder criar suas páginas. Isso já é possível com o Dreamweaver ou com o FrontPage, por exemplo.

Mas, o que você quer exatamente é criar páginas dinâmicas, páginas geradas no servidor. Com isso em mente, não há como fazer um gerador universal, já que existem diversas peculiaridades relativas a cada tipo de servidor (IIS e Apache, por exemplo). Para cada servidor você pode contar com uma ou mais linguagens que podem variar de acordo com a disponibilidade do provedor.

Como lidar com tanta variedade? Você mesmo fez uma confusão danada entre linguagem de programação (do lado do cliente [JavaScript] e do lado do servidor [php, Python, Perl, ColdFusion]), ambientes (ASP, JSP, ColdFusion), linguagens de formatação (HTML, XHTML), de estilo (CSS), de dados (XML), além de tecnologias mistas (Ajax = JavaScript + XML). Você classificou tudo como linguagem de programação, o que não é verdade. Eu posso muito bem programar em Python usando um ambiente ASP, cujo resultado seja XHTML, e no qual eu use CSS, JavaScript e Ajax que serão executados no cliente. Como você pode notar, mais de um dos citados podem ser utilizados ao mesmo tempo (e com certeza você precisará).

Outra questão é que qualquer gerador deste tipo seria limitado no que pode oferecer. Para não ser limitado, ele precisaria contar com uma extensibilidade que só uma linguagem de programação pode oferecer. Então, pra quê usar um programa no qual eu vou precisar de uma linguagem de programação para fazer determinadas coisas, se eu posso diretamente usar a linguagem para fazer tudo?

Os mesmos problemas (suporte e variedade) tangem a utilização de banco de dados. Além disso, como pedir para um usuário sem experiência (como você disse "qualquer pessoa") modelar um banco de dados?

É por estas e outras razões que existem programadores e que existem as linguagens de programação.

Abraços,

Graymalkin

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this