Guest Ricardo Freitas Postado Fevereiro 6, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2007 Pessoal, boa tarde!Gostaria de saber como faço para dividir um valor X por uma quantidade de meses Ex: R$1.000,00 reais dividido por 5 que seria os meses consecutivos ao mês vigente, ou seja, seria MARÇO 200,00- ABRIL 200,00- MAIO 200,00-JUNHO 200,00- E JULHO 200,00. Desde já agradeço a ajuda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Elber Carretoni Postado Fevereiro 10, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 10, 2007 (editado) salve salve Ricardo...tranquilo?cara, depende de como está a interface do seu formulário...imagino que você esteja com dois campo, um para o valor e outro para o número de meses...se for assim, fica mais fácil...você pode fazer a operação através de uma macro, construtor de expressões, ou vba...você ainda pode gerar um botão 'Calcular' para fazer a operação pra você, ou simplesmente fazer a operação sozinho em algum outro evento do próprio campo, como por exemplo ao Perder o Foco...enfim, onde você vai operar fica ao seu arbítrio...vou tentar te explicar através de uma macro...crie três campos na tabela que você está operando... um campo para o VALOR TOTAL, outro campo para o NÚMERO DE MESES e outro campo para as PARCELAS (resultado da divisão)...coloque os três campos no formulário...Crie uma nova macro com a Ação 'DEFINIR VALOR'...vai aparecer dois argumentos:Argumento ITEM: é o campo que receberá o Valor Definido...ou seja, você vai indicar o caminho do seu campo que está no formulário!Formulários![Nome_Do_Seu_Formulário]![PARCELAS]Argumento EXPRESSÃO: é a expressão que determinará o valor do campo indicado no Argumento Item. No seu caso, você fará uma divisão...Formulários![Nome_Do_Seu_Formulário]![VALOR TOTAL] / Formulários![Nome_Do_Seu_Formulário]![NUMERO DE MESES]Salve sua macro com o nome desejado!Vá em Formulários, entre no modo Design novamente, Abra a Caixa de Ferramentas e crie um BOTÃO DE COMANDO. Ao inserir o objeto no formulário, abrirá o Assistente de Botão de Comando que te ajudara a determinar uma ação para o botão. Selecione a Categoria MISCELÂNIA e a Ação EXECUTAR MACRO...indique o nome sua macro e clique em Concluir...PRONTO! ao determinar o valor do campo TOTAL e o NÚMERO DE MESES e clicar no botão Calcular, o outro campo PARCELAS receberá o valor da divisão...Essa macro pode ser indicado para qualquer EVENTO de qualquer objeto de seu formulário...Vá em Propriedades de qualquer objeto e dê uma fussada em Eventos...Espero ter ajudado!Abraços... Editado Fevereiro 10, 2007 por Elber Carretoni Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Ricardo - Postado Fevereiro 11, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 11, 2007 Amigo, muito obrigado pela força dada, ainda não fiz o seu exemplo pois, estive muito ocupado nestes dias, mas irei fazer o quanto antes, caso seja o que eu quero, retornarei te informando, mas de ante-mão te agradeço pela força e a vontade de ajudar. Caso não seja retornarei te informando do mesmo jeito e vou te pedir mais uma ajuda para resolver este problema.Obrigado e fica com Deus. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Elber Carretoni Postado Fevereiro 12, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 12, 2007 Opa! estamos aqui pra isso cara...Quando tiver tempo, faz os testes e me retorna...caso qualquer coisa te faço um exemplo bem simples pra ajudar! ok?Amén! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest - Ricardo - Postado Fevereiro 12, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 12, 2007 Amigo, não sei se fiz certo, mas não deu o valor esperado, será que dava para você fazer um exemplo para mim, ah se for em vba coloca o código também para que eu possa entender.Vê é o seguinte: tenho um tbl onde fica armazenado o chave primária(código do processo) o cod_cliente e valor do honorário e a quantidade de parcelas e em outra tbl tem o n° do processo o cod_cliente o valor do honorário a quantidade de parcelas e um campo do valor da divisão do honorário pelas parcelas e outro com a data do mês a pagar e um com o data/dia quando foi pago o valor em um relacionamendo de um para muitos. será que isso pode te ajudar mais ou menos a entender como fiz, mas caso você diga para alterar eu faço isso sem problema.mais uma vez grato pela força. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Elber Carretoni Postado Fevereiro 12, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 12, 2007 Ricardo, vou tentar representar aqui o que você me explicou:Tabela 1:codigo do processocodigo do clientevalor do honorárioquantidade de parcelas------------------------------------------Tabela 2:nº do processocodigo do clientevalor do honorárioquantidade de parcelashonorário / parcelas...OUTROS CAMPOScara, pra se bem sincero não entendi muito bem sua estrutura de banco de dados...este é o seu banco de dados completo, não há nenhuma outra tabela mais? há tabela de cliente, tabela de processo? acredito que sím, já que está você relacionando tabelas através de códigos...de qualquer forma, mesmo tendo outras tabelas, acredito ainda que você esteja repetindo dados, como por exemplo o valor do honorário nas duas tabelas...dados repetidos e desnecessários pode pesar seu banco de dados e gerar confusão de informação, uma vez que os dados devem ser relacionados e manter uma mesma ordem...bom...de qualquer forma, vou encaminhar você para o objetivo do tópico...se mais tarde você quiser que eu te dê uma força na estrutura do seu banco de dados, manda bala...mas não conta muito comigo porque não manjo muito...rsvou criar um exemplo bem simples, com uma tabela e 3 campos, fazendo dois deles se dividirem e o terceiro mostrando o resultado da divisão...vou encaminhar a ação da divisão (local onde vou programar para 'dizer' pro access efetuar a divisão entre os dois campos) para um botão de ação...o que você quer, vou fazer usando macro e vba!pelo menos te ajudando a enfrentar sua maior dúvida, de como gerar um campo calculado, você adequada a solução ao seu banco de dados...vou utilizar o access 2003, ok?me mande seu e-mail para que eu possa enviar o anexo!!! no fórum fala que não posso anexar arquivo do tipo .mdb (access)!qualquer coisa, meu e-mail está aí na assinatura! o arquivo tem 188 kb, com uma tabela, uma macro e um formuláro...Abraços, Elber--------------------------- ESTUTURA DO EXEMPLO ENVIADO EM ANEXO!tbl ExemploValorTotal -> Armazena o valor total da dívida à ser dividida;NumParcelas -> Armazena o número de parcelas à dividir à divida total (Valor Total);Divisao -> Mostra o resultado da divisão (Valor de cada parcela).Para visualizar a macro, vá em Macros e abra ela no Modo Design!Para visualizar a programação em VBA, clique com o botão direito do mouse no Botão 'VBA' que está no Form Exemplo, e selecione a opção Construir evento...É importante dar uma olhada nas Propriedades, Evento de cada botão pra você se ligar em alguns eventos disponíveis... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --Samuca -- Postado Fevereiro 28, 2007 Denunciar Share Postado Fevereiro 28, 2007 salve salve Ricardo...tranquilo?cara, depende de como está a interface do seu formulário...imagino que você esteja com dois campo, um para o valor e outro para o número de meses...se for assim, fica mais fácil...você pode fazer a operação através de uma macro, construtor de expressões, ou vba...você ainda pode gerar um botão 'Calcular' para fazer a operação pra você, ou simplesmente fazer a operação sozinho em algum outro evento do próprio campo, como por exemplo ao Perder o Foco...enfim, onde você vai operar fica ao seu arbítrio...vou tentar te explicar através de uma macro...crie três campos na tabela que você está operando... um campo para o VALOR TOTAL, outro campo para o NÚMERO DE MESES e outro campo para as PARCELAS (resultado da divisão)...coloque os três campos no formulário...Crie uma nova macro com a Ação 'DEFINIR VALOR'...vai aparecer dois argumentos:Argumento ITEM: é o campo que receberá o Valor Definido...ou seja, você vai indicar o caminho do seu campo que está no formulário!Formulários![Nome_Do_Seu_Formulário]![PARCELAS]Argumento EXPRESSÃO: é a expressão que determinará o valor do campo indicado no Argumento Item. No seu caso, você fará uma divisão...Formulários![Nome_Do_Seu_Formulário]![VALOR TOTAL] / Formulários![Nome_Do_Seu_Formulário]![NUMERO DE MESES]Salve sua macro com o nome desejado!Vá em Formulários, entre no modo Design novamente, Abra a Caixa de Ferramentas e crie um BOTÃO DE COMANDO. Ao inserir o objeto no formulário, abrirá o Assistente de Botão de Comando que te ajudara a determinar uma ação para o botão. Selecione a Categoria MISCELÂNIA e a Ação EXECUTAR MACRO...indique o nome sua macro e clique em Concluir...PRONTO! ao determinar o valor do campo TOTAL e o NÚMERO DE MESES e clicar no botão Calcular, o outro campo PARCELAS receberá o valor da divisão...Essa macro pode ser indicado para qualquer EVENTO de qualquer objeto de seu formulário...Vá em Propriedades de qualquer objeto e dê uma fussada em Eventos...Espero ter ajudado!Abraços... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Ricardo Freitas
Pessoal, boa tarde!
Gostaria de saber como faço para dividir um valor X por uma quantidade de meses Ex: R$1.000,00 reais dividido por 5 que seria os meses consecutivos ao mês vigente, ou seja, seria MARÇO 200,00- ABRIL 200,00- MAIO 200,00-JUNHO 200,00- E JULHO 200,00.
Desde já agradeço a ajuda.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.