Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Relatorio De E-mails Enviados? Help!


acm_correa

Pergunta

:rolleyes: E ai galera tudo bem?

Estou terminando um projeto para meu curso tecnico, porem estou com algumas duvidas. Gostaria de saber se podia contar com a ajuda de vocês. :(

Estou desenvolvendo um sistema mult-usuario que envia mensagens para uma lista de e-mails cadastrados em um db (MySQL).

Enviar os e-mails é tranquilo, o problema é o seguinte, meu professor quer que eu apresente os seguintes relatorios:

+ Quantas vezes o link que esta no e-mail foi acessado.

ex:

===============================

Link | Vizitas |

==============================

= www.dominio.com/site1.html | 30 |

= www.dominio.com/site8.html | 10 |

= www.dominio.com/site2.html | 05 |

==============================

+ Quantas vezes a mensagem foi vizualizada ( tipo o cara abriu o e-mail na maquina dele)

==============================

= Enviados | 2000 | // Isso é facil

==============================

= Visualizados | 520 | // Isso eu não sei fazer

==============================

+ Quantas mensagens não puderam ser enviadas. ( caixa de entrada cheia, e-mail não existe, etc...)

Estou ficando louco com isso .. eheheheh

O codigo pode ser em ASP, ASP.NET, PHP, JS com tanto que funcione .. eheheh

O que eu acho mais complicado é o seguinte, cada cliente vai ter um relatorio desse para cada mensagem enviada. Não sei se eu que sou burro d ++ ou isso que é muito dificil .

Se alguém puder, por favor me ajude. Meu praso de entrega esta acabando e eu não tenho nenhuma ideia .

Meu professor me questionou quanto ao seguinte:

- como o cliente vai saber se suas mensagens estão chegando aos destinatários?

Obrigado Galera ..... Abraço :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Meu professor me questionou quanto ao seguinte:

- como o cliente vai saber se suas mensagens estão chegando aos destinatários?

bom... a unica coisa que me vem na cabeca agora é...

ou seu professor é muito tonto ou eu sou.

o cliente não vai saber primeiro porque não tem como e segundo porque também num é pra saber mesmo.

o que eu faco com meus emails na minha caxa de entrada só interessa a mim e mais ninguém.

e depois, é impossivel executar qualquer codigo via email. a não ser que você envie a ele um arquivo executavel que não seria muito chama-lo de virus ou spyware. emails so podem ter formato texto ou html. impossivel você acessar um banco de dados, ainda mais estando no seu servidor.

um modo que seria possivel é, se o email for no formato html, e ele tiver alguma imagem (tag img) o seu servidor vai perceber que alguém esta acessando a imagem e de alguma forma (que eu desconheco) talvez você possa capturar por codigo o ip desse computador.

mas o problema é que a maioria dos sites de hospedagem de email e ate mesmo o outlook, costuma bloquear as imagens em emails formato html pra evitar mesmo esse tipo de coisa. as imagens so aparecem se o usuario permitir.

alem do mais, essa forma também não seria eficaz. você não tem como saber por exemplo se ele esta acessando do email ou se ele apenas digitou o endereco da imagem no navegador.

já essa parte de qtos links foram acessados é facil. quando a pagina carregar você faz uma query pra incrementar um contador no banco de dados. e se a pagina pode ser acessada sem ser via e-mail e você quiser saber apenas quando ele tiver clicado no link, é so você por uma querystring no link. se você não sabe como fazer, depois que você definir a liguagem que vai fazer, poste ai na sala correta que é bem simples.

agora isso de saber quando o cara ler e-mail... achei muito estranho seu professor pedir isso. ou ele não entende do assunto, ou sou eu que não entendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só se ele quiser que você analise mensagens que o servidor do destinatário retornou (no caso de conta inexistente, caixa cheia, etc.). Porém, com isso você só poderá saber efetivamente quem *não* recebeu a mensagem, mas não terá como saber quem leu ou não (a mensagem pode estar intocada na caixa postal de um destinatário). Além disso, não sei se existe algum padrão para as respostas do servidor o que, caso não exista, dificultaria a análise das mensagens.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Galera Obrigado pela ajuda =)))

Estava pensando em fazer com a imagem mesmo ( no caso de quantos e-mails foram visualizados), e verificar quantas vezes a imagem foi acessada (Gravando os ips para verificar visitas reincidentes).

No caso dos links visitados que eu ainda tenho duvida, tipo eu iria enviar e-mails em html, porem eu não consigo executar código na mensagem .... vocês poderiam me explicar melhor .. please!!!

Um outro problema é o seguinte ... eu consigo fazer isso em .NET ?????..

Galera obrigado pela ajuda .... um abraço :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

da pra fazer em .NET sim, mas o codigo não vai ser executado na mensagem e sim na propria pagina. tipo o cara clica num link pra pagina xxx.aspx. você deve ter uma tabela no banco com um contador gravado pra ela, cada vez que a pagina fosse acessada o contador é somado mais 1.

em c#, o codigo ficaria tipo assim:

    protected void Page_Load(object sender, EventArgs e)
    {
        string sql = "Update Tabela Set Contador = Contador + 1";
        System.Data.OleDb.OleDbConnection conn = new System.Data.OleDb.OleDbConnection();

        conn.ConnectionString = " - Ponha aqui sua string de conexao com o banco - ";
        conn.Open();

        System.Data.OleDb.OleDbCommand scmd = new System.Data.OleDb.OleDbCommand(sql, conn);

        scmd.ExecuteNonQuery();
        conn.Close();
    }[/code]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...