Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Alertas De Sinalização No Access

Miguel G.

Pergunta

Boas tardes a todos os utilizadores.

Esta é a primeira vez que posto aqui e depois de uma análise bem apurada pode verificar que o vosso fórum é excelente.

Todos nós sabemos que no mundo da informática NADA é impossivel.

Mas estou completamente aflito com o seguinte:

- Estou a desenvolver um banco de dados em access para uma comissao de protecção de crianças. As pessoas que me pediram para fazer o banco de dados também querem que eu faça alertas para finais dos processos.

Todos os processos têm 1 ano e meio (547 dias) de validação. E podem ser reabertos.

O que fiz foi criar uma tabela processo e a tabela status onde fica a validação (Aberto, Fechado e Reaberto). Com as ligações entre elas feita.

No entanto não sei se voçes têm um script ou um exemplo de uma base de dados que me ajude a dizer ao usuário quanto tempo falta para o processo fechar. Ou até mesmo na tela principal mostrar os processos que estão quase a finalizar.

Eu sou muito novo nisto, por isso peço-vos a vossa ajuda visto não ter maneira de resolver isto.

O meu Access é o 2003.

No aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

ummm... bom acho que você poderia gerar uma consulta onde o criterio do campo "data" poderia ser assim:

>=[Data]+365

Isso faz com seja listado todos os registros que estão completando ano ou que tenham mais de ano... dai basta fazer uma adaptação pro seu codigo (talvez depedendo do que queira fazer procure aqui no forum mesmo tópicos sobre a função DLookup())

Dê um retorno ok!

Link para o comentário

• 0

Caro MrMALJ.

Verifiquei o que você disse mas acho que já solucionei parte do problema.

Sendo 515 dias -> 1 ano e 5 meses fiz as seguintes instruções no "Private Sub Form_Current()"

Dim temp As Integer
If data_entrada < Date - 515 Then
temp = MsgBox("O processo vai será encerrado dentro de 1 mês!", vbInformation + vbOKOnly, "Atenção")
If data_entrada < Date - 547 Then
temp = MsgBox("Processo Fechado", vbCritical + vbOKOnly, "Atenção")
status_id = 2
End If
End If[/codebox]

Status_id é uma tabela que apenas tem 3 valores - Aberto, Fechado e Reaberto.

A minha dúvida é saber como bloqueio o formulário quando um processo está fechado.

E quando o utilizador escolher outro processo "ABERTO" o formulário estar disponivel para ser alterado.

E também gostava de saber como altero as cores das letras numa caixa de combinação, para quando o processo estiver Fechado as letras ficarem "vermelhas".

Se souber de exemplos, agradeço!

Muito obrigado pela dica

No aguardo....

Link para o comentário

• 0

Boas amigos,

Quanto ao problema das cores neste código que envio já se torna possivel.

Relativamente ao bloqueio do formulário tenho o evento AllowEdits.

Neste momento o problema é voltar a reactivar o formulário, visto que o comando AllowEdits evita até mesmo que um botão de comando funcione. Alguém sabe algum exemplo ou trecho de código em que me possa basear para quando o utilizador quiser reabrir o registro do formulário? Ou até outro comando sem ser o AllowEdits?

Atenção eu utilizo MS Access 2003.

Em baixo envio o resto do código que fiz até agora.

Atenção este código está todo no evento "Form_Current".

lngRed = rgb(255, 0, 0)
lngYellow = rgb(150, 150, 0)
lngGreen = rgb(0, 150, 0)

If status_id = 1 Then
Me!status_id.ForeColor = lngGreen
End If

If status_id = 2 Then
Me!status_id.ForeColor = lngRed
End If

If status_id = 3 Then
Me!status_id.ForeColor = lngYellow
End If

If status_id = 1 Then
Me.Form.AllowEdits = True
End If
If status_id = 2 Then
Me.Form.AllowEdits = False
End If
If status_id = 3 Then
Me.Form.AllowEdits = True
End If[/codebox]

Muito Obrigado e no aguardo...

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...