Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Vb.net No Mono


Lucas Phillip

Pergunta

Olá,

pessoal, eu preciso de rodar uma aplicação feita em VB.NET no mono. Eu estava dando uma olhada e até achei sites como o Mono Basic e outros, mas deu cãibra mental hehe :blink:. A maioria das informações que eu acho envolvem conhecimento de linux que não tenho.

Alguém aí já fez isso e pode me ajudar ou então sabe de um bom lugar pra eu aprender ou pode me iluminar de qualquer maneira?

Vlw :D

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Eu estou a uma pá de tempo querendo fazer teste. Quem sabe agora eu crio coragem? :) Bom, qual é a sua distribuição Linux? Me diga qual é para que eu possa baixar a mesma versão e tentar instalar o Mono nela. Isso é muito importante visto que no Linux muitas coisas mudam de uma distro para outra. Não prometo ter uma solução pra já, uma vez que meu tempo livre é meio limitado, mas posso tentar ajudar.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aew gray... eu to utilizando o Fedora 4 em um VPS.. E isso piora mais ainda, porque eu já não sei muito de linux, e ainda tenho que configurar o linux através do painel HPS..

Eu não sei nem como faço pra mandar o programa pro servidor e rodar ele la :blink: ...

O vida.. hehe

falou

Editado:

aí Graymalkin, já faz um bom tempo que estou tentando responder à sua mensagem privada, mas sempre da pau. Se a proposta ainda estiver em pé, eu aceito ela.

falou :D

Editado por Lucas Phillip
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Aew gray... eu to utilizando o Fedora 4 em um VPS.. E isso piora mais ainda, porque eu já não sei muito de linux, e ainda tenho que configurar o linux através do painel HPS..

Eu não sei nem como faço pra mandar o programa pro servidor e rodar ele la :blink: ...

O vida.. hehe

Desculpe a ignorância... mas o que é um "VPS"? E um painel "HPS"? :unsure:

Editado:

aí Graymalkin, já faz um bom tempo que estou tentando responder à sua mensagem privada, mas sempre da pau. Se a proposta ainda estiver em pé, eu aceito ela.

falou :D

Ah, beleza então. Vou comunicar os admins. :)

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá,

bom, tive avanços... depois de algum custo, eu consegui instalar o mono no CentOS.

Agora vou para a nova parte do meu problema. O programa está desenvolvido em .NET e não em MONO. Aí está todo destinado ao Windows. O problema é o seguinte... tem uma dll que meu programa utiliza para conectar ao mysql. Se eu mandar tudo para o linux, ele vai reconhecer normalmente a dll, ou o linux funciona diferente do windows?

Vlw,

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, fiz um teste e funcionou! :D Usei uma imagem do VMWare que eles disponibilizam. Ela já tem o OpenSUSE com o Mono instalado, então não tive trabalho nenhum.

Só baixei o VMWare Player: http://www.vmware.com/download/player/

E a imagem: http://svn.myrealbox.com/mono1.2.3.1_opens...e_0.zip.torrent ou http://svn.myrealbox.com/mono1.2.3.1_opens....2_vmware_0.zip

Peguei projetos que *já estavam* compilados no Windows e rodei. Primeiro foi um Hello World simples e depois executei um com forms. Não tive que fazer nada de especial, foi só chamar "mono programa.exe" no terminal. Veja a screenshot do segundo programa que executei:

telaOpenSUSE_Mono.jpg

Se você não conhece o VMWare, ele é um software que cria uma máquina virtual completa dentro do seu sistema. Com isso você pode executar um outro sistema operacional (como o Linux) estando no Windows. E isso sem ter que criar uma partição a parte, já que o sistema de arquivos também é emulado.

Quanto ao Mono, depois vou tentar rodar um projeto mais complexo nele.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nossa... :blink:

Vlw mesmo... mo vacilo meu... eu estava tentando executar o programa com ./servidor.exe... só que como ele precisa do mono, eu tenho que chamar ele com mono servidor.exe...

ai funcionou..

nossa... se não fosse esse post seu eu ia quebrar a cabeça por muito tempo ainda com bobagem hehehe

vlw :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom, eu to utilizando MySQL... e com ele não tive problemas nenhum. Só mandei tudo compilado no windows mesmo, e rodei la no servidor e funcionou..

Quero dizer, funcionou 98% hehe <_< ... o Mono não simula 100% do .NET não... tem alguns comandos que não funcionaram e tive que mudar para tratar as excessões que estavam dando só no linux. Mas fora isso foi beleza.

Agora um conselho se alguém mais estiver lendo esse tópico. Igual meu colega falo, se você vai fazer um .NET pra linux rodando no Mono, desenvolva ele no próprio Mono, porque se não você vai ter muito dor de cabeça depois. Eu não tive muitos problemas porque meu programa não era muito grande..

falou

PS: o Gray, pra rodar Access acho que tem que pegar um patch pro mono la no site :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom, eu to utilizando MySQL... e com ele não tive problemas nenhum. Só mandei tudo compilado no windows mesmo, e rodei la no servidor e funcionou..

Quero dizer, funcionou 98% hehe <_< ... o Mono não simula 100% do .NET não... tem alguns comandos que não funcionaram e tive que mudar para tratar as excessões que estavam dando só no linux. Mas fora isso foi beleza.

É, eu também percebi que algumas coisas precisariam ser alteradas.

Agora um conselho se alguém mais estiver lendo esse tópico. Igual meu colega falo, se você vai fazer um .NET pra linux rodando no Mono, desenvolva ele no próprio Mono, porque se não você vai ter muito dor de cabeça depois. Eu não tive muitos problemas porque meu programa não era muito grande..

Isso se você programa em C#, porque o MonoDevelop ainda não suporta o Visual Basic. A não ser que você queira escrever o programa todo no vim e compilar pelo terminal... <_<

PS: o Gray, pra rodar Access acho que tem que pegar um patch pro mono la no site :D

Valeu, realmente eu vi alguma coisa lá a respeito e depois vou tentar procurar mais.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...