Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Relacionamento Com Três Tabelas


Luke

Pergunta

Bom criei um bd com três tabelas: tabela aluno, tabela professor e tabela retirada.

Criei um duplo relacionamento, se é assim mesmo que se define eu não sei,

na tabela retirada existe um campo ( NOME) que relacionei com a tabela professor e tabela aluno,

as tabelas tem campos chamados (NOME DO PROFESSOR) E (NOME DO ALUNO), gostaria que ambos

aparecem no campo (NOME) da tabela retirada.

Obrigada.

ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

olá luke, tudo bem?

fiz os testes, tentei de várias formas, criei relacinoamento, consultas, instruções de sql em combobox, nos campos da tabela...enfim, não consegui de forma alguma descobrir fuçando...rsrs...está osso!

bom...vou ficar alerta...assim que souber de alguma coisa, te indico a solução...

de qualquer forma, teria um modo mais "arcáico" pra resolver seu problema...não é, logicamente, o mais indicado devido à sobre-carga de dados não necessários e tudo mais, mas...

tente fazer um tabela NOMES receber o nome do registro que acabou de ser cadastrado no formulário cliente ou formulário aluno...dessa forma, você mesmo cria "manualmente" a lista de todos os nomes...

posteriormente, você indica a combobox para a determinada tabela com todos os nomes...

não sei se daria efetivamente certo, mas talvez seria uma solução-gambiarra como solução por falta de alternativas...

desculpe não poder ajudar mais,

abraço!

gracias,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ummmm... Fera meio complicado pelo menos para mim, mais pelo que vi você precisa utilizar todos os nomes em uma só combo, nesse caso sugiro uma readequação de tabelas... escolha umas que são mantido os dados pessoais e crie um novo campo onde será informado se o cadastro é de professor ou se de aluno... dessa forma você não terá problemas ao utilizar a combo pois não precisará buscar dados em outras tabelas, e quando precisar utilizar apenas dados com um determinado perfil apenas crie um critério no campo onde você informa o tipo (aluno/professor).

Bom foi o que consegui pensar de imediato... dê um retorno pra nós!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nem tão tranquilo mais estamos ai, bom é o seguinte segundo o que entendi ele tem 2 tabelas uma que guarda dados de professores e outra de alunos, o que sugeri é que ele utilize apenas uma para cadastrar ambos (centralizando os dados), e para diferenciar o tipo de cadastrado (aluno ou professor) ele criaria um outro campo que iria guarda esse "status". Isso iria eliminar uma das tabelas e ele não iria se preocupar em mesclar informções de varias fontes eliminando essa pendêcia que ele está tendo, lembrando que caso fosse precisar separar alunos de professor bastaria usar critérios é fazer a separação.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ahhh....agora sim eu entendi...rsrs

é cara...a idéia é otima mesmo...

dei a idéia de criar uma outra tabela unindo todos os nomes...mas, acho que criar uma so tabela em vez de tres, e ao invés disso acrescentar apenas um campo a mais para indicar o "status", fica bem melhor...

vlw a atenção mrmalj!

isso aí!!

em relação ao que não está tranquilo, espero que dê tudo certo pra você... ;D

qualquer coisa que precisar, conta comigo se eu puder ajudar....

abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...