Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Escalonamento De Matriz


Guest JLCEscor

Pergunta

Guest JLCEscor

Pessoal, estou precisando de ajuda.

Preciso de um esquema de fazer um programa em C++ que consiga escalonar matrizes.

Se alguém puder me ajudar, serei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ola! tudo bem???

uma dica, o escalonamento de uma matriz de ordem nxm, tem que criar uma funçao para cada passo do escalonamento da mesma, c você tiver duvida como se faz o escalonamento, recomendo você procurar um professor de matematica, ou então entre em contato comigo que eu tento t explicar como se faz o escalonamento.

mas atençao!!! não vo fazer o programa pra você..

falou, e boa sorte no programa!!!

Maycon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Voce pode usar o algoritmo tradicional de escalonamento (O mesmo que a gente usa quando vai escalonar uma matriz manualmente). O problema é qeu vai ter uma perda de precisao muito grande. Parece que tem um algoritmo que reduz a perda de precisao para o escalonamento, mas eu não conheco ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No livro Numerical Linear Algebra (Lloyd N. Trefethen e David Bau, III) este tipo de assunto é abordado.

O Escalonamento é algo conhecido como Eliminação de Gauss (Gaussin Elimation - Lecture 20 do livro) ou fatoração LU (multiplacação de uma matriz triangular inferior esquerda e outra tringular superior direita). No final da Lecture 20 ele explica como este método pode levar a erros absurdos por causa da representação de numeros de ponto flutuante no computador.

O jeito é aplicar uma pivotação (Lecture 21), o que é bem natural para resolver sistemas de equação linear.

A ideia é a seguinte:

* Ache qual linha tem o maior valor na primeira coluna (pivô).

* Troque esta linha com a primeira (ou seja copie todos os valores)

* Remova um multiplo desta nova primeira linha de todas as outras linhas (ou seja, exceto a primeira) de forma que zere a primeira entrada de cada linha

* Resolva recursivamente para a matriz n-1xm-1

Cuidado com a base da recursão, se n-1 ou m-1 forem zero não há mais nada a fazer.

Sugiro fortemente dar uma olhada nesse livro para ficar mais claro o que estou dizendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E aí pessoal? sou o mesmo que está lá em cima.

por problemas de login estou em outra conta.

meu problema não é a matemática.

eu sei escalonar matriz manualmente, meu problema é fazer meu programa fazer isso pra achar uma matriz inversa pra criar uma criptografia de uma mensagem.

meu professor de matemática computacional está pedindo isso no trabalho mas não explicou como se faz isso em c++ e nem mesmo o professor de programação quis explicar como se faz isso.

se alguém puder me ajudar, vai ser uma mão na roda. :rolleyes: :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...