Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Quanto Tempo Resta Ao Delphi?


Erso

Pergunta

galera tem um assunto esta me preocupando...

A respeito do delphi, esta se falando muito em java e .net,

então pergunto a v6 :quanto tempo o delphi ainda sobrevive?....

e se vale apena já ir pensando em mudar de plataforma de desenvolvimento, como java ou outras linguagns?

Editado por Erso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
galera tem um assunto esta me preocupando...

A respeito do delphi, esta se falando muito em java e .net,

então pergunto a v6 :quanto tempo o delphi ainda sobrevive?....

e se vale apena já ir pensando em mudar de plataforma de desenvolvimento, como java ou outras linguagns?

Pirambu!, eu não programo profissionalmente, então fico um pouco à margem desta questão. Mas, lembrando do tempo em que comecei a ouvir falar que o Java era a linguagem que ia dominar e tal (isso lá na época da faculdade 1989-1994), e observando como as coisas tem andado, parece-me que ainda continua tendo espaço para todo tipo de tecnologia. Se você pensar bem, apesar de tudo, ainda existem programas Clipper rodando por ai e gente trabalhando com ele. Até o Cobol foi revitalizado.

O Java ou .Net, já tem seu lugar ao sol hoje. Acho que a nova onda, será o PHP por conta do lançamento do Delphi for PHP, pois com IDE semelhante a do Delphi e a prefixação do nome do programa por Delphi, deve chamar a atenção de muitos programadores Delphi (apesar de uma coisa não ter nada a ver com a outra - exceto a aparência).

Eu vou embarcar nesta, primeiro porque a pouca programação que fiz para web em PHP foi, basicamente, utilizando um editor de textos melhorado e quero ver se a coisas vão ficar boas mesmo. A segunda é porque gosto de ter pelo menos uma noção de como utilizar estas ferramentas que aparecem de vez em quando. Assim, ao ver um código em Java, .Net, C, ASP, ASM, PHP, JSP, ... eu não me "assusto". :D

Acho que se você tem tempo disponível e vontade, deve tentar aprender/entender essas novas tecnologias para não ficar boiando. As aplicações desktop ainda vão dar muito fôlego ao Delphi, mas é visível a tendência do desenvolvimento de aplicativos para web, então é bom escolher pelo menos uma tecnologia com futuro nesta área. E neste caso acho que não dá para escapar do Java ou .Net (é o que acho); O grande lance do Java é a portabilidade para diversas plataformas (SO's). Mas se você desenvolve aplicativos apenas para plataforma Windows, porque não utilizar o .Net?

Pelo que eu disse inicialmente, não tenho condições de avaliar corretamente estas questões. Mas para você ver como esse seu tipo de dúvida é "antigo", veja tópico que li em outro forum. Observe que o colega decreta o fim do Delphi na versão 8, e veja quantas versões se seguiram...

Abraços

Editado por Micheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa

É concordo que ainda não há o porque se preocupar...

É muito bom você aprender sim novas tecnologias, mas como o Micheus falou ainda

usam Clipper, Cobol, vejo até vagas de emprego pra isso...

Fora que estamos em 2007 e várias empresas ainda usam o Windows 98, 9 anos depois

de seu lançamento...

Isto significa que pra aplicações Desktop o Delphi ainda vai ter uma grande jornada de vida,

mesmo que seja pra .NET, pois a última versão do Delphi, que na verdade não se chama mais

Delphi em si, é Borland Developer Studio, já que na mesma IDE você pode ter um Delphi pra

Win32, .NET, C# e C++ isto na versão 2006 e agora na versão 2007 além de tudo isso, ainda

adicionaram suporte ao Windows Vista como também suporte a PHP como o Micheus citou...

Acho que você não precisa se preocupar, não ainda quem sabe daqui alguns anos... mas como

comentei nunca é tarde para aprender... ;)

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acho que, mesmo que ainda se trabalhe com aplicações para plataformas específicas, é sempre bom manter-se em sintonia com o rumo que o desenvolvimento de aplicações está seguindo, que é o multi-plataforma (na verdade, independente de plataforma). O Java, realmente, embora tenha significativa parcela do universo dos sistemas computacionais, não atingiu o que a expectativa dos eufóricos de meados da década passada previam. Mas ditou a independência de sistemas operacionais. Hoje é visível como o desenvolvimento de sistemas no formato web, mesmo que em Intranets, obteve crescimento superior ao Java, e mostra-se não só um modismo, mas uma adequação à realidade. Ao conceber um sistema no formato web, qualquer navegador é plataforma para interface com o usuário, isto reduz muitos custos, basta visualizar os cenários possíveis. Alguns melancólicos ainda tentam se valer da afirmação que determinadas aplicações não podem ser implementadas neste formato, mas, cada um a seu tempo, estão sendo contrariados pelas novas implementações que surgem na velocidade da imaginação e pesquisa de nós mesmos, desenvolvedores.

Um grande abraço.

(obs: desenvolvia em Delphi e também em VB até há alguns anos, mas migrei definitivamente para plataformas de código aberto. Hoje desenvolvo sistemas online que integram HTML/JavaScript/PHP/MySQL resultando em programas semelhantes aos que desenvolvia em Delphi, mas com tempo de desenvolvimento até menor, resultado melhor apresentado e independente de plataforma.)

Editado por CSML sistemas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...