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Fórum Script Brasil
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Logomarcas


allanlf

Pergunta

olá pessoal...

percebi que de algum tempo pra cá o pessoal ta perguntando muito sobre logomarcas, então eu resolvi criar este tópico para que possamos postar as dicas e informções sobre logomarcas....

Fiquem avontade, perguntem, postem e aprendam....

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A primeira preocupação para se criar uma logomarca é saber em qual mídia você usará esta marca.

Se for usada na internet você pode criar milhões de efeitos e não precisará preocupar-se muito com qualidade de impressão.

Por outro lado se ela for usada em impressos, vocÊ terá que tomar alguns cuidados. Se adicionar muitas cores, o preço do fotolito e da gráfica e por consegüinte de jornais e revistas, ficaram muito mais caros que os trabalhados feito a uma ou duas cores. O mais usual é criar logomarcas com duas cores. O artista com criatividade sabe muito bem trabalhar com os meios tons das cores.

Se você criar uma logomarca com muitas cores....

Imagine o seguinte: O seu cliente pede para você mandar para o fornecedor dele a logomarca para fazer uma camisa. Imagine que você utilizou dois verde bem diferentes. Na hora de fazer o trabalho na gráfica este problema pode ser sanado, mas na hora de fazer uma camisa não. O verde no silk não tem degradações. O fornecedor vai te cobrar duas cores ao e não uma cor. Na hora criar uma logomarca é importante pensar em todos os aspectos que ela será usada, senão quando você reduzir as cores dela para certos usos, ela vai ficar toda descaracterizada.

vou ver mais alguma coisa e volto a postar aqui!!!

abraços...

e se alguém quiser que eu faço uma... manda uma PM
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Logomarca...

para se criar uma coizinha dessas, é exigido da pessoa(criador) muita paciencia, criatividade, tempo e por causa dessas exigencias, as logomarcas são cobradas e é um preço nada barato...

fiz uma pesquisa na internet e achei empresas especializadas na criação de logomarcas e os seus preços variam muito...

desde 200 a 500 reais por uma logomarca!!!

mas no geral fica em torno dos R$ 300,00...

por isso, se você não quiser meter a mão no bouso e gastar 300 pilas, faz uma, e se tiver alguma dificuldade, posta aqui... que a gente ajuda!!!

se eu achar mais alguma coisa na net, eu posto aqui de novo..

valeu!!!

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é isso ae allan... as logomarcas bem como qualquer peça publicitária saum cobrados e como você disse "não são nada baratos" mas se você quer qualidade para a presentação de sua empresa, vale apena pagara essa bagatela... logomarcas talvez seja a peça publicitária mais cara, por q um panfleto de alguma promoção da empresa você sabe q tem "tempo de duração", mas uma logomarca você não sabe se vai ficar apenas um ano ou 10 anos (exemplo.: logomarca da COCA-COLA) que já está no mercado à vários anos...

e aproveitando a deixa, vou postar aqui um material q escrevi a algum tempo sobre logomarcas ou Logotipia...

falow galera e bom proveito... e comno o allan disse "precisando, posta ae no fórum a a gente dá um jeito....

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>> Logomarca - O que é necessário para se elaborar uma boa logomarca

Uma boa parte da poluição visual de nossas ruas ou o desconforto ao folhear uma luta classificada se devem tanto à falta de profissionalismo na criação desses ambientes como à escassez de conhecimento por grande parte dos responsáveis pela aprovação desses trabalhos de identidade visual. Muitas vezes, eles não sabem solicitar, quando solicitar, como escolher ou usar uma idéia que lhes é proposta. Não creio que discutir as causas seja algo suficien­temente produtivo, mas já que nas faculdades de administração ou marketing não se ensina a matéria ‘Bom gosto em design gráfico’, vou procurar fornecer alguns subsídios a essas pessoas para que elas possam melhor avaliar um trabalho deste tipo. E também uma tentativa de co1ocar o assunto em discussão entre os próprios designers. Em tempo: entre os clientes, há muita gente -competente aprovando boas ,idéias ou reprovando as más. E as opiniões aqui colocadas são de caráter meramente técnico, sem qualquer intenção de denegrir o trabalho de designers ou as próprias logomarcas ou empresas utilizadas para ilustrar a matéria.

Desenvolver uma logomarca é semelhante a dar um nome a um filho. Ë o modo como um produto, uma empresa ou um serviço serão reconhecidos e identifi­cados por todos durante anos ou décadas. A logomarca é observada pelo consumidor com muito mais freqüência do que o próprio bem que ela representa. O desenvolvimento de uma logomarca merece e requer tanta atenção quanto a escolha do ponto comercial, do produto a ser fabricado ou comercializado, do público-alvo, das metas de lucros a serem atingida ou o planejamento de marketing e comunicação. E um investimento tão importante quanto qualquer outro dentro de um negócio. No entanto, é um investimento seguro, acessível e aplicável a qualquer empresa. Uma logomarca mal resolvida pode ser confundida com outras, pode não ser entendida, pode ser facilmente esquecida, transmitir uma idéia errada ou até mesmo negativa do que ela representa, além de exigir investimen­tos consideráveis para ser assimilada positivamente pelo público consumidor.

Uma boa logomarca é aquela capaz de dizer ao consumidor que atrás dela tem gente inteli­gente, capacitada, comprometida e determinada a exceder suas expectativas. Com uma boa logomarca, já teremos meio caminho andado no sentido de comunicar algo corretamente. Para desenvolver uma logomarca é preciso bom senso, feeling, racionalidade, objetividade e uma porção de outros critérios que, muitas vezes, só a experiência e a observação podem proporcionar. E hoje o consumidor está muito mais exigente e atento ao que e apresentado como referência visual. Daí a necessidade de oferecer algo que, no mínimo, atenda às suas expectativas. Nas farmácias, do mesmo modo, logomarcas boas são tão raras quanto os genéricos. Exemplos de boas logomarcas podem ser encontrados em anuários, revistas ou livros de design como Archive, Comunication Arts, Show Case, em produtos de informática, games, brinquedos ou de alimentos, nos ‘emblemas’ dos automóveis etc.

No mundo criativo das Logomarcas vale uma regra: quem chega primeiro, ganha. Ou seja, no processo de criação é importante obter soluções originais. Uma logomarca também precisa ser simples (sem ser pobre) e apresentar equilíbrio, b que não significa tudo centralizado. As formas simples têm vida útil mais Longa, permanecendo atuais por um período bem maior. O mesmo não acontece com as compLex~s que, por mesclarem linhas retas com linhas curvas, estilos diferentes, tipos de acabamento variados ou por apresentarem elementos em excesso, com grande variedade de cores ou degradês, freqüentemente pedirão retoques para se tornar mais eficientes. E, obviamente, logomarca que pede para ser m~elhorada é logomarca obsoleta. Uma logomarca pode ser feita em 20 minutos ou 20 anos Para construir uma logomarca, não basta àpenas escrever um nome com um tipo de letra padrão do computador, como a MysticaL, Helvética, Futura, Micrograma, Stamp, limes ou outras. Profissionais de design têm uma variedade enorme de fontes alternativas e bem adequadas para o -desenvolvimento de boas logomarcas, além, é claro, das que eles mesmos podem criar. A tipologia é um dos principais componentes de uma logomarca. Tanto que algumas sequer apresentam um símbolo, resumindo-se eficientemente em Letras.

Para ser eficiente, a tipologia deve ser profundamente estudadu e cuidadosamente escolhida. Uma serifa menos ou mais proeminente pode seduzir o público errado. Geralmente, o designer interfere nas formas das letras para dar à logomarca mais personalidade ou para facilitar a leitura. Hoje, mais do que nunca, é impor­tante estudar a tipologia a ser usada numa Iogomarca, pois com o bombardeio de ícones e padrões visuais a que somos expostos diariamente, fica cada vez mais dificil ser notado ou compreendido. De nada adianta um pictograma maravilhoso se o observador não puder associá-lo a uma palavra de fácil leitura e memorização. O nome que compõe uma logomarca é muito mais que uma identificação nominal ou visual, é uma referência, inclusive, ‘sonora’ e emocional. Daí a importância de saber escolher uma fonte suave para um sorvete de morango, uma corroída para um CD de hardcore ou uma alegre para um brinquedo (o que não significa necessariamente a Kids ou a Catchup). Mas uma logomarca também é feita de formas e cores. Até há poucos anos, eram comuns logomarcas desenvolvidas por desenhistas técnicos e designers industriais, muitas vezes dentro das empresas das quais eram funcionários.

Utilizando-se de suas ferramentas de trabalho de então, como esquadros réguas e compassos, e influenciados por estilos limitados, costumavam basear suas logomarcas em formas geométricas que, não raramente, pareciam-se muito umas com as outras. Essas logomarcas,­quando utilizadas por empresas que vieram a ser sucesso, passaram a ditar os padrões estéticos no design de marcas - como é o caso da Ferrari, cujo ‘F’ esticado ainda é, infelizmente, imitado por empresas em todo o mundo. Sem falarmos nos nomes dentro de elipses horizontais e de retângulos, com cantos arredondados, e nas saturadas ondas coca­coladianas’ - o que sacrificou a estética e a criatividade. Há, inclusive, casos em que a logomarca foi desenvolvida pelo fornecedor da embalagem!: ‘Deixa que eu faço uma marca pra você e lhe entrego tudo impresso~ A logomarca, então, geralmente é desen­volvida de manéira errada, pobre ou pouco original, devido, inclusive, ao grande número de clientes que eles têm para atender.

Mesmo assim, a empresa cresce, o dono passa a acreditar que a Logomarca deu sorte e fica uma fera quando alguém vem com alguma tentativa de melhorá-la. Não podemos generalizar, é verdade, pois há casos em que amadores do design produziram bons trabalhos de logomarcas. Não menos lamentável équando a gente apresenta o preço do serviço ao cliente e ele: ‘Mas tudo isso por algo que você fez em duas horas? Ele nem se dá conta de que para fazer um trabalho em duas horas foram necessários anos de dedicação e experiência. No entanto, duas coisas são certas: fornecedor de embalagem tem que produzir embalagens, designers gráficos, logomarcas. E estes não podem se dar ao luxo de ganhar por horas trabalhadas - o que poderia nem ser uma referência justa para se cobrar. Reformulando para continuar grande Obviamente, são inúmeras as logomarcas que se tornaram referências do bom design e do bom gosto por décadas e que persistem com méritos até hoje.

Com o advento da informática, tanto a facilidade em desenvolver boas logomarcas quanto os novos padrões estéticos na mídia, nas artes e nos negócios, já levaram instituições de todo o mundo, como Pepsi, Bradesco, Bauducco, Natura, Bank of Boston, Antarctica e Toddy, entre outras, a repensar suas logomarcas para adequar a comunicação e a imagem de seus produtos, serviços e empresas a essa nova ordem. Elas sabem que quem não se moderniza pode estar perdendo mercado. É uma decisão delicada mudar uma logomarca, principalmente se ela está associada ao sucesso. Porém, com um estudo aprofundado sobre a imagem atual da marca e os objetivos a serem atingidos, épossível determinar quando mudá-la e que grau de interferência será necessário. Para saber se há necessi­dade de mudanças, deve-se analisar a marca com os olhos do consumidor. Um bom começo é fazer algumas perguntas do tipo: ‘Entre a minha logomarca e a do meu concorrente, qual o consumidor escolhe­ria?’ Ou ainda: ‘A minha logomarca pode ficar mais bonita, mais moderna, mais correta etc.?’ O mundo moderno não permite que uma marca seja mantida apenas por questões sentimentais, de tradição, de modismos ou de economia. Uma logomarca não pode, tão somente, agradar o dono da empresa ou quem a criou. Acima de tudo, tem que ser agradável ao consumidor. Quantos cases você conhece que fracassaram após a reformulação da marca? Provavelmente muito poucosi E quantos você ficou sabendo que se torna­ram sucesso depois? A grande maioria, com certeza. Ainda não tomei conhecimento de alguma empresa que decidiu anular a mudança de sua logomarca preferindo a antiga. É preciso tornar forte a sua imagem no mercado e sustentar isso. E nada melhor do que começar pela logomarca, como quem diz: ‘Veja, eu estou vivo, em plena forma e quero compar­tilhar meu sucesso com vocêfl EIaborando um design

Para criar uma boa logomarca, o designer precisar seguir todo um procedimento, desde a coleta de informações, passando pelos estudos, aprovação e finalização, até o acompanhamento da aplicação do projeto de identidade visual por terceiros. Primeiramente, solicitar a maior quantidade possível de informações sobre o produto, o serviço, a empresa, a concorrência, o público ~ sobre o próprio cliente. Ou seja, um bom brieflng é indispensável. A próxima etapa é estudar as referências e pesquisar em materiais impressos, na Internet ou no próprio cotidiano. A partir disso, com sua experiência e determinação, é sentar e rabiscar até a exaustão - não importa se no papel ou na tela do computador. Eu, geralmente, vou direto ao computador, pois acho mais fácil, produtivo e permite mais experimentações. Ao pensar na logomarca que vou criar, procuro principalmente levar em consideração a sonoridade do nome.

Praticamente toda palavra lembra, direta ou indiretamente, uma forma visual, gestual ou sonora. E se levarmos em conta o contexto em que ela se insere, já fica mais fácil associá-la a uma imagem, a qüal depende, obviamente, de cada pessoa ou cada profis­sional. Mas cabe ao designer decifrar e propor a melhor solução, seja ela óbvia como a maçã da Apple, radical corno a do Fantástico ou conservadora como a da Maizena. Contratando o designer gráfico Um bom profissional é aquele atento às novas tendências, que gosta de desafios e que não se contenta com pouco. E necessário sensibilidade, experiência. conhecimento, dedicação, disciplina, persistência e muita sintonia com o que é moderno e atual para desenvolver um bom trabalho de identidade visual. Bom gosto também é sempre bem-vindo. Smtúnia com as tendências não significa imitar ou ignorar estilos, deve-se estar atento para não cometer equívocos ou saber quando e como resgatar com desenvoltura e inteligência uma característica do Tropicalismo ou aproveitar um efeito do Photoshop, por exemplo.

Ao escolher o profissional certo para trabalhar a sua identidade visual é importante analisar as logomarcas que ele já criou e a predisposição do profissional em atendê-lo com dedicação e profissionalismo. Talvez a sua agência de propaganda faça ‘de graça’ a sua logomarca, mas verifique o portfólio dela e pergunte se os diretores de arte ou os designers responsáveis pelas melhores marcas serão os que trabalharão a sua. Vai que eles dêem para o estagiário de mídia fazer ou que o diretor de arte esteja acompanhando um comercial de bronzeador. Ele poderá querer entrar para o Guiness como o mais rápido criador de logomarcas. Nas agências estão bons designers, é verdade, porém nem todos os bons designers estão nas agências. Muitos são autônomos, mas geralmente estão bem preparados para prestar um serviço completo e profissional. No Brasil, há cada vez mais uma tendência e uma consciência de que escritórios de design são mais capacitados a desenvolver trabalhos completos de design do que agências de propaganda. E qué nin­guém vá pedir ao escritório de design para desenvol­ver aquele anúncio institucional ou elaborar um planejamento de mídia. Procure manter contato direto com o designer, sem intermediários.

A criatividade depende da quantidade de informa­ções. Forneça o máximo possível de referências da sua empresa, produto ou serviço ao seu designer. Ele vai não vai fazer um trabalho melhor só porque você o deixou livre para criar qualquer coisa. Não cerceie a criatividade do seu profissional com observações ou ponderações não pertinentes, como por exemplo ‘essa logomarca que você criou para minha choperia lembra uma estátua que vi na Finlândia. Dá pra criar outra?’. Qualquer coisa geralmente lembra alguma outra coisa.É preciso muito cuidado para não descartar uma boa proposta baseado apenas em idéias pré-concebidas. Faça o possível para justificar a sua reprovação, fundamentando frases do tipo ‘não gostei’. Ao necessitar de um profissional de design gráfico, seja exigente, recusando projetos inconsisten­tes. Você economiza dinheiro, tempo e contribui para deixar o mundo mais gostoso e mais bonito.

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AE GALERA!!!

o texto acima é grande....

mas a qualidade dele é maior ainda!!!

vale a pena ler!!!

até pensei em citar algumas partes mais interessantes, mas aí eu ter que citar o texto todo!!!

foi d + diabinho!!!

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  • 0

legal os comentários... acho q vai ser difícil postar algo diferente do comentado...

Eu trabalho em criação a mais de 5 anos, e um outro aspecto bem importante é você dispor ao cliente as possibilidades ... Horizontal, vertical, monocromática, "resumo" e também guardar as cores (Ex.: C=10, M=23, Y=10 K=0)... porque com o passar do tempo.. e a diferença entre perfis de cores... a sua logomarca na mão de uma gráfica pode ser alterada... é legal fazer um MANUAL da logo ... isso sim faz valer o valor... ! rsrsrs

um grande abraço

www.rodeiodevacaria.com.br :rolleyes:

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assim, como eu consigo o codigo das cores e tal

o q o esdras falow é muito importante... Manual da marca é muito útil para resolver problemas de cores em gráficas, bueraus, empresas de adesivos, serigrafias e atá para o próprio pintor quando elel for redesenhar a marca da em presa em muros e painéis... ou seja, você dará mais fidelidade nas cores das marcas que você fizer... AS cores CYMK, você consegue no próprio Corel, cores PANTONE também (mude a paleta de cores do corel), você pode ainda disponibilizar as cores em SUVINIL, CORAL e outras marcas de tinta plástica e tinta a óleo... para conseguir estas cores de tintas você deve entrar em contato com uma revenda ou representante dessas marcas ou ainda procurar por um 0800, só q esses manuais de cores de tinta são vendidos "e não muito baratos", entaum veja o q for viável para você, porque nqum adianta você empatar dinheiro em uma coisa q você não vai usar muito...

eu apenas discordo de uma coisa disso q o esdras falow...

tipow eu vendo um manual da marca separado de um logotipo... tipow a empresa fez uma logo comigo, eu cobro aproximadadmente 600tão e o manual é separado aproximadamente 200tão, nesse manual eu disponibilizo, aplicações na vertical, horizontal, separação de cores Cian, separação de cores Yellow, separação de cores Magenta, separação de cores Black, separação de cores Pantone Cian e assim sussecivamente... disponibilizo cores Suvinil, coral e ainda cores RGB, Reticulado, tons de sinza e proporções para o pintor redezenhar a logo numa parde ou em outro lugar...

falow, mas o esdras mandou bem lembrando de tudo isso...

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Eu tambem queria um desses eu trabalho fazendo lago mais nunca trabalhei numa agencia e nem fiz facu, então eu não tenho a menor idéia pra que serve um manual.

se você puder me enviar um pra mim tambem só pra ter uma idéia pode ser até um ex.

deividy_r_ramires@hotmail.com

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Ae gente eu preciso de uma logomarca para meu site! Alguém ode fazer isso pra mim??? E eu preciso de um slogan tb para colokar nas fotos do meu site! Porque eu estou com um novo site de fotos da night! O nome do site é * Nois Na Festa * , e o endereço é www.noisnafesta.com.br ... Quem puder me ajudar responde ae...

Valeu galera!!!

www.noisnafesta.com.br

Muita Festa, Zoação, e o principal, Muitas FOTOS!

Entrem e Divulguem!

Estamos à procura de Parceiros em todo o Brasil! Interessados: gus@noisnafesta.com.br

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  • 0
Gustavo, me descupe...mas essa área seria só pra dicas de logomarcas e perguntas sobre elas...

você já passou disso, pedindo um serviço.....

poste isso lá no fórum..

vamos deixar essa área só pra assundo de criação de logo em geral...

valeu?

até mais!!!

Achei super interessante essa istória de manual...

já ouvi falar mas tb não sei exatamente como funciona...

se você pudesse enviar pra mim tb!!!

Valeu jls_666,

meu e-mal é:

allanlf@ligbr.com.br

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  • 0

eu que estou fu.....

moro em minas e praia só uma vez por ano!!!!

e tenho que me contentar com pscina!!! :D

Mas vamos parar de falar isso, porque o assunto aqui é logomarcas! :angry:

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ai mr. gostei do manual, da um trabalhinho né para ajustar as cores, como faz? só que tá bem resumido, é esse manual que voce cobra R$ 200,00 pra entregar?

cara mas de qualquer maneira valeu,

já tenho alguma idéia pra ver

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