Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Trabalhando Com Abas - Simplificado


Eu o Mister HTML !!!

Pergunta

<body onload="altTab(0)" style="margin: 0; padding: 0">

<table cellspacing="1" cellpadding="0" width="100%" height="22">

<tr>

<td class="focused" id="pt" onclick="altTab(0)" onmouseover="hoverClass('hovered',0)" onmouseout="hoverClass('blured',0)">ABA 1</td>

<td class="blured" id="pt" onclick="altTab(1)" onmouseover="hoverClass('hovered',1)" onmouseout="hoverClass('blured',1)">ABA 2</td>

<td class="blured" id="pt" onclick="altTab(2)" onmouseover="hoverClass('hovered',2)" onmouseout="hoverClass('blured',2)">ABA 3</td>

<td class="blured" id="pt" onclick="altTab(3)" onmouseover="hoverClass('hovered',3)" onmouseout="hoverClass('blured',3)">ABA 4</td>

</tr>

</table>

<style>

.focused {color: white; background: red; font-size: 8pt; font-fanily: verdana; cursor: default}

.blured {color: white; background: green; font-size: 8pt; font-fanily: verdana; cursor: default}

.hovered {color: white; background: blue; font-size: 8pt; font-fanily: verdana; cursor: default}

</style>

<script>

function altTab(indexObj){

for (x=0;x<document.getElementsByName('ct').length;x++){

document.getElementsByName('ct')[x].style.display='none'}

for (x=0;x<document.getElementsByName('pt').length;x++){

document.getElementsByName('pt')[x].className='blured'}

document.getElementsByName('ct')[indexObj].style.display='block'

document.getElementsByName('pt')[indexObj].className='focused'}

function hoverClass(statusTab, indexTab){

if (document.getElementsByName('pt')[indexTab].className=="focused"){

return false}

else {document.getElementsByName('pt')[indexTab].className=statusTab}

}

</script>

<div id="ct">

AQUI ESTÁ O TEXTO DA ABA 1

</div>

<div id="ct">

AQUI ESTÁ O TEXTO DA ABA 2

</div>

<div id="ct">

AQUI ESTÁ O TEXTO DA ABA 3

</div>

<div id="ct">

AQUI ESTÁ O TEXTO DA ABA 4

</div>

Esse script é uma versão simplificada do script do tenko.desculpe por repetir,mas é por que o anterior tinha um erro de digitação e não dava para modificar.Use a vontade no seu site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Fiz o teste hoje nos seguintes navegadores:

Internet Explorer 7 (Microsoft)

Firefox 2 (Mozilla)

Opera 9 (Opera software)

Avant Browser 11 (Avant)

Navigator 9 (Netscape)

Safari 3 beta (Apple)

O exemplo acima lamentavelmente só funcionou no Internet Explorer, no Opera e no Avant Browser (o último, uma verdadeira cópia do IE). Futuramente, se os desenvolvedores dos navegadores que foram reprovados no teste (Mozilla Firefox, Netscape Navigator e Apple Safari) improvisar o modo que os seus produtos são capazes de disseminar o código JAVASCRIPT, no futuro, talvez seje possível exibir o código em todos os navegadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest leonardolscl
Fiz o teste hoje nos seguintes navegadores:

Internet Explorer 7 (Microsoft)

Firefox 2 (Mozilla)

Opera 9 (Opera software)

Avant Browser 11 (Avant)

Navigator 9 (Netscape)

Safari 3 beta (Apple)

O exemplo acima lamentavelmente só funcionou no Internet Explorer, no Opera e no Avant Browser (o último, uma verdadeira cópia do IE). Futuramente, se os desenvolvedores dos navegadores que foram reprovados no teste (Mozilla Firefox, Netscape Navigator e Apple Safari) improvisar o modo que os seus produtos são capazes de disseminar o código JAVASCRIPT, no futuro, talvez seje possível exibir o código em todos os navegadores

parece dificil... mais utilizando o Visual Studio é só clicar e arrastar!! rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O exemplo acima lamentavelmente só funcionou no Internet Explorer, no Opera e no Avant Browser (o último, uma verdadeira cópia do IE). Futuramente, se os desenvolvedores dos navegadores que foram reprovados no teste (Mozilla Firefox, Netscape Navigator e Apple Safari) improvisar o modo que os seus produtos são capazes de disseminar o código JAVASCRIPT, no futuro, talvez seje possível exibir o código em todos os navegadores

Pois é...mas nós como bons programadores e desenvolvedores precisamos fazer a nossa parte. Pra falar a verdade eu fico espantado em saber que o código funcionou.

Problemas:

1- Pra variar usando tabelas onde não é necessário. Em pleno 2008, o conceito tableless já deveria estar completamente incorporado nas nossas mentes.

2- document.getElementsByName, raramente é usada. Só é usada para navegadores muito, muito antigos. O método pega pelo nome, e não há nenhum elemento html com "name" definido. Daí minha surpresa em saber que funcionou.

3- Os id´s dos td´s da tabela tem os mesmos nomes, assim como os divs abaixo da função. Nessa hora é que provavelmente deve dar pau nos navegadores mais recentes. Só pode existir 1 nome id para cada elemento, numa validação html, xhtml, essa parte com certeza falharia.

Colocar muitos atributos e eventos javascript no html também não é uma boa prática, é aceitável quando não tem outra opção ou quando se usa em menor quantidade. Não é o caso desse código.

Mister, apesar da intenção ser muito boa, o raciocinio estar em grande parte correto, precisamos tomar cuidado na hora de codificar, pra não termos que botar a culpa nos coitados dos navegadores. Eles tem suas falhas mas, temos que fazer a nossa parte também né ;)

Vou tentar fazer uma versão menos obstrutiva e mais tableless das abas se me permitirem, pra ser mais didático e pra mostrar o que eu estou querendo dizer.

Tomara que eu tenha conseguido expor minhas críticas construtivamente e espero que continue postando suas dicas, o fórum precisa de pessoas como vocês que ajudam.

Aquele abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...