Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Banco De Dados Aprender

Eder

Pergunta

Ola..pessoal

Eu só trabalhei com Paradox até hoje...e gostaria de aprender a mexer com outro Banco de Dados.

já ouvi falar no PostGre, Firebird e MySql, dizem que são bons e são Free.

Pergunte a vocês que entendem.

Qual destes bancdos de dados é mais fácil de mexer e que se aproxima ao paradox(na maneira de trabalhar)...pois como vou tentar aprender sozinho não queria ter algo muito diferente a maneira de trabalhar como é no paradox(que é facil).

Tipo no paradox eu crio minhas tabelas no Database DeskTop, em outro banco tem alguma ferramenta pra criar as tabelas....??

Bom é isto ai..se alguém puder dar uma explanada sobre este assunto...agradeço

muito Grato

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Eder, são todos bancos de dados "de gente grande" (como comentou outro dia um colega aqui). Há razoável diferença entre estes bancos e o Paradox.

Como é sabido, o FireBird foi desenvolvido a partir da versão 6 do Interbase. Assim, para ter uma idéia da diferença, digamos "fisica" entre eles e o Paradox, sugiro que você dê uma olhada neste artigo que foi mencionado esses dias - Paradox X Interbase.

Uma coisa que pode ser levada em conta é que o banco de dados mais utilizado em acesso via internet (ou seja, em hospedagens) é o MySQL.

Eu utilizo o FireBird, justamente porque não necessito acessar banco hospedado em um site (ele fica em um servidor na rede local)

Do ponto de vista da programação, poucas coisas mudam (mas mudam). Normalmente, são utilizados os componentes da ZeosLib (muito versátil), o que vai precisar de alguma adaptação. Se você trabalha com ClientDataSet, então devem haver poucas diferenças.

Para adiantar, alguns post que podem ser lidos para auxiliar numa decisão:

DBExpress - Utilizar SQLDataSet e ClientDataSet (firebase.br)

mysql e delphi - DBExpress (DevMedia - ver post dia: Sex Nov 07, 2003 3:33)

Como acessar uma base de dados mysql - DBExpress (ActiveDelphi)

Delphi, Zeos e MySQL (iMaster)

Delphi Com Mysql, Componentes que podem ser utilizados (WebMasters)

Se optar pelo Firebird e precisar migrar:

Migrar Paradox Para Firebird, Migrar Paradox para Firebird

Apostilas aqui no forum:

MySQL

PostGree

Interbase/Firebird

Espero ter ajudado a dar um partida. No mais, é aguar o pessoal postar e sair procurando na net...

Abraços

Link para o comentário

• 0

Ola...Micheus...Obrigado pela explanação...vou dar uma estudada sim no que parece ser um banco de ótima performace (firebird) já tinha ouvido falar sobre ele muito bem.

Só algumas dúvidas, você que há muito tempo lida com eles:

Qual a diferença por exemplo entre o Paradox e o Firebird??

Parece que o Paradox é ponto de brincadeira quando fala-se em banco de dados.

Eu uso ele a algum tempo e posso dizer que nunca tive problemas com ele...exceto quando a tabela fica grande então ele fica um pouco lento, mas no demais pra mim é bom, talvez porque eu tenho programas que no máximo são usados por 3 usuários..sei lá.

Uma outra dúvida...no firebird tenho que criar as tabelas tudo no braço, atraves de comandos SQL??não existe um Database Desktop da vida?? tipo existe no paradox...

Pelo que andei lendo ontem e hoje...parece que pra lidar com bancos tipo o firebird tenho que entender muito bem de instruções SQL.

Mais uma.....hehehe...as dúvidas são mtas.

No Paradox tenho o tal do bde e no firebird, parece que tenho que instalar ele na maquina do cliente..é isto?

Bom é isto...muito grato pelas dicas

t+ ;)

Link para o comentário

• 0
Só algumas dúvidas, você que há muito tempo lida com eles:

Qual a diferença por exemplo entre o Paradox e o Firebird??

Parece que o Paradox é ponto de brincadeira quando fala-se em banco de dados.

Eu uso ele a algum tempo e posso dizer que nunca tive problemas com ele...exceto quando a tabela fica grande então ele fica um pouco lento, mas no demais pra mim é bom, talvez porque eu tenho programas que no máximo são usados por 3 usuários..sei lá.

Isso é complicado de explicar em um post.

Veja alguns artigos para entender do que se trata um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), que é o que esses "bancos de gente grande" são:

- SGBD (apresentação)

- Programação (Linha de Código)

Uma outra dúvida...no firebird tenho que criar as tabelas tudo no braço, atraves de comandos SQL??não existe um Database Desktop da vida?? tipo existe no paradox...

Pelo que andei lendo ontem e hoje...parece que pra lidar com bancos tipo o firebird tenho que entender muito bem de instruções SQL.

Mais uma.....hehehe...as dúvidas são mtas.

No Paradox tenho o tal do bde e no firebird, parece que tenho que instalar ele na maquina do cliente..é isto?

matando as duas com uma resposta só: IBExpert. Segue o link para download da versão Free. você deve se registrar - é interessante porque você recebe aviso sobre cada versão atualizada.

Para saber mais sobre o Firebird e configurar o banco no IBExpress, acesse o link www.firebase.com.br. Voce também precisará se registrar, mas o artigo lhe será muito útil.

Outra ferramenta que "citam por aí" é o IBConsole, mas considero a IBExpert melhor.

Outro site sobre Firebird que você pode achar artigos para você que está começando com este banco é o da Comunidade Firebird de Língua Portuguesa

Itens a serem explorados:

- integridade referencial

- Modelagem de dados

Abraços

Link para o comentário

• 0

Ola...Carinha..andei dando umas lidas...e instalei o Firebird 1.5 e entrei nele na opção:

Firebird ISQL Tool

e lá apareceu assim

sql>

e ai digitei um comando pra criar um banco de dados assim:

CREATE DATABASE 'C:\TESTE.GDB'
ai deu enter e caiu numa outra linha assim>:
CON>

e ai será que ta certo...porque procurei na unidade c: e não criou o banco teste.gdb

será que ta errado??

Haaa....baixei o Ibexpert, mas como é pago já desisti do programa...ai procurando na net achei

um programa que parece ser muito bom chamado: MDOconsole TODO EM Portugues. Veja o Linck:

Click Aqui

Mas tentei mexer no prograna...e la tem um botão de CRIAR BANCO DE DADOS mas ele esta desabilitado, será que

a instalação do firebird não deu certo..ou ele não esta reconhecendo. sei lá..mas ele é pra FIREBIRD...pelo menos

esta anunciado..

O legal dele é que ele apresenta pra criar banco de dados, manipular tabelas e mais um monte de opções, tudo visual

e em portugues..parece muito bom..pela que não entendo ainda do firebird...mas chego lá...hehehe.

consultei a instalação no adicionar remover programas e la esta o firebird tudo certinho.

Li algumas apostilas...mas um passo a passo é dificil de encontrar mesmo.

Bom é isto ai??

Grato

Link para o comentário

• 0
Ola...Carinha..andei dando umas lidas...e instalei o Firebird 1.5 e entrei nele na opção:

Firebird ISQL Tool

e lá apareceu assim

sql>
CON>

e ai será que ta certo...porque procurei na unidade c: e não criou o banco teste.gdb

será que ta errado??

Sim, tem algo errado com certeza.

Se não tiver dificuldades com o idioma inglês, dê uma olhada no Firebird 1.5 Quick Start Guide, procure por Creating a database using isql. Está lá passo-a-passo.

Haaa....baixei o Ibexpert, mas como é pago já desisti do programa...
Tá errado. No link que passei, você se registra e das opções disponíveis você baixa a versão Personal. Tem quase todos os recursos da versão Full (lá tem o link para Tryal também). você não terá alguns recurso como a ferramenta para montar o diagrama de dados, avaliação de desempenho das suas queries - mas isto você nunca usou em Paradox!!!

ai procurando na net achei um programa que parece ser muito bom chamado: MDOconsole TODO EM Portugues.
Não consigo testá-lo aqui, mas duvido que seja melhor que o IBExpert. Mas como você vai começar a mexer com um conceito um pouco diferente do que está acostumado, talvez seja uma opção. (ahh, o IBExpert permite que você selecione o idioma da interface - tem português).

Eu utilizo os componentes MDO, com o qual ele foi construído (só serve para FireBird). Mas, para quem trabalha profissionalmente, sugiro que utilize os componente Zeos pela questão PORTABILIDADE (você escolhe o tipo de conexão: Firebird, PostGree, MySQL,...). Isto evita problemas futuros, quando você pode utilizar seu produto em um ambiente onde haja outro banco que não o Firebird.

Mas tentei mexer no prograna...e la tem um botão de CRIAR BANCO DE DADOS mas ele esta desabilitado, será que

a instalação do firebird não deu certo..ou ele não esta reconhecendo. sei lá..mas ele é pra FIREBIRD...pelo menos

esta anunciado.

Que versão de Windows você usa. Se for server (2000, XP,..) verifique se o serviço instalado está iniciado. Se for Win95, Win98 ou Me, deve ter um programa fbguard (Guardian) rodando. Sabe o tal do Start Guide que mencionei acima, explica tudo isso - procure por Testing your installation.

Umas dicas:

- cuidado com nulls (no Start Guid procure por Expressions involving NULL);

- atenção na criação do banco e tabela (quando definindo varchar) ao utilizar o collate adequado ao nosso idioma (envolve questões da acentuação) use o WIN1252;

- o autoinc a que você está acostumado, funciona um pouco diferente num SGBD;

- ao definir campos BLOB (memo, graphic - no paradox), há o sub-tipo: 0 = Blob (usado para graphic); 1 = Text (memo).

Mais um artigo que merece ser lido por quem sai dos TTables para SGBD - Migrando para o Ambiente Cliente/Servido

Se você quiser apenas utilizar um SGBD como se fosse suas tabelas Paradox, você até pode, mas estará subutilizando o banco e não estará agregando ao seu currículo o conhecimento apropriado. (trabalhar com um SGBD que oferece, transações, integridade referencial, procedure, views e triggers, e não explorá-los ou entendê-los....)

Tenha paciência e se quiser realmente aprender mais sobre o que você pode fazer com um SGBD, dê pelo menos uma olhada nestes tópicos que já mencionei e coloquei alguns links.

Bom estudo.

Link para o comentário

• 0

Oba..bza?

Sim, tem algo errado com certeza.

Se não tiver dificuldades com o idioma inglês, dê uma olhada no Firebird 1.5 Quick Start Guide, procure por Creating a database using isql. Está lá passo-a-passo.

R.: bom vou dar uma olhada..embora no ingles...dou uns chutes.

Tá errado. No link que passei, você se registra e das opções disponíveis você baixa a versão Personal. Tem quase todos os recursos da versão Full (lá tem o link para Tryal também). você não terá alguns recurso como a ferramenta para montar o diagrama de dados, avaliação de desempenho das suas queries - mas isto você nunca usou em Paradox!!!

R..tentei me registrar mas não estava dando certo....mas vou tentar de novo.

Não consigo testá-lo aqui, mas duvido que seja melhor que o IBExpert. Mas como você vai começar a mexer com um conceito um pouco diferente do que está acostumado, talvez seja uma opção. (ahh, o IBExpert permite que você selecione o idioma da interface - tem português).
Eu utilizo os componentes MDO, com o qual ele foi construído (só serve para FireBird). Mas, para quem trabalha profissionalmente, sugiro que utilize os componente Zeos pela questão PORTABILIDADE (você escolhe o tipo de conexão: Firebird, PostGree, MySQL,...). Isto evita problemas futuros, quando você pode utilizar seu produto em um ambiente onde haja outro banco que não o Firebird.

R.: mas o programa parece bom..vale a pena você dar um Bizu....

Que versão de Windows você usa. Se for server (2000, XP,..) verifique se o serviço instalado está iniciado. Se for Win95, Win98 ou Me, deve ter um programa fbguard (Guardian) rodando. Sabe o tal do Start Guide que mencionei acima, explica tudo isso - procure por Testing your installation.
R.: WinXp Prof...minha máquina esta toda liberada...mas vou dar mais uma olhada.

Tenha paciência e se quiser realmente aprender mais sobre o que você pode fazer com um SGBD, dê pelo menos uma olhada nestes tópicos que já mencionei e coloquei alguns links.

R. Ok....aos pouquinhos vou vendo....afinal pra entender este processo tenho que ler bastante.

valeu.....Grato..e t+ ;)

Carinha..consegui baixar o IBExpert e instala-lo...é realmente também tem portugues...

Seguinte to me enrrolando no seguinte...

Qual o primeiro passo depois de ter instalado??

seria CRIAR BASE DE DADOS?

TENTEI...mas ai ele aponta pro CAMINHA DA BASE DE DADOS, mas eu ainda não criei...(eu queria testar no LOCAL, minha maquina)...mas ai estou emperrando aqui...

Poderias dar as instruçoes dos primeiros passos(criar banco e tabelas, acho que é isto, tou acostumado com o Paradox....hehehe)....do IBEXpert.

valeu

Mais...uma..O firebird...tem que aparecer um icone no painel de controle??

O meu não apareceu!!

quando instalei apareceu uma mensagem dizendo que o firebird seria instalado e não configurado e que eu teria que configura-lo manualmente. Mas mesmo assim instalei...

já ai baixei o PostGree...e instalou beleza....mas ai eu esbarro sempre no mesmo problema...o que devo fazer no proximo passo!!

Instalei também pra manipular o PostGree o EMS PostgreSQL Manager 3 Lite parece bom..

você Deve me perguntar....porque já estou no PostGree se nem comecei no Firebird...

R. é porque não to me achando no firebird e então pra conhecer to dando uns pulos no PostGree....pra ver se segue um mesmo criteio.

t+

Link para o comentário

• 0
Poderias dar as instruçoes dos primeiros passos(criar banco e tabelas, acho que é isto, tou acostumado com o Paradox....hehehe)....do IBEXpert.
Estou preparando alguma coisa, já que pode ser útil a outros. Assim que tiver algo coloco aqui.

Abraços

Link para o comentário

• 0
Estou preparando alguma coisa, já que pode ser útil a outros. Assim que tiver algo coloco aqui.

R.: Carinha seria ótimo, seria uma ajuda em tanto, pois francamente, com sinceridade, a gente que ta aprendendo é muito complicado estes manuais todos, mtas vezes em ingles e que também na maioria das vezes são muito técnicos....não quer dizer que não devemos aprender o conceito técnico, mas ver funcionando algo que ser quer ver é mais emocionante.

As vezes uma passo a passo seria muito mais interessante, faria com que a pessoa que esta aprendendo, se anime em aprender cada vez mais porque vê progresso na situação, enquanto que na siatuação atual cria um certo desânimo, sei lá.

Mas é isto ai..carinha, aguardo ansioso o seu material, com certeza será útil pra mtos colegas do Forum.

muito Grato

;)

Link para o comentário

• 0
Guest --Fernando Jr --

Firebird ISQL Tool

e lá apareceu assim

sql>

CON>

será que ta errado??

Haaa....baixei o Ibexpert, mas como é pago já desisti do programa...ai procurando na net achei

um programa que parece ser muito bom chamado: MDOconsole TODO EM Portugues. Veja o Linck:

Click Aqui

esta anunciado..

O legal dele é que ele apresenta pra criar banco de dados, manipular tabelas e mais um monte de opções, tudo visual

e em portugues..parece muito bom..pela que não entendo ainda do firebird...mas chego lá...hehehe.

consultei a instalação no adicionar remover programas e la esta o firebird tudo certinho.

Li algumas apostilas...mas um passo a passo é dificil de encontrar mesmo.

Bom é isto ai??

Grato

Olá, Carinha!!!

Não esqueça:

TODA instrução no ISQL deve terminar com ; (ponto e vírgula).

Acho que isso vai resolver.

Quanto ao Postgres, achei um tutorial muito bom e vasto em http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge...800-1.2.pdf.zip

Espero que seja útil.

Boa sorte!

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...