Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[dúvida] Querys


Guest --Adriano --

Pergunta

Guest --Adriano --

Amigos, por favor me ajudem. Tenho duas Ado Querys ligadas a dois BD distintos, mas necessito fazer um select em que una o resultados destas duas Ado Querys.

Tentei colocar pelos Lookps Fields, mas a sentença SQL dos AdoQuerys não aceitam esses tipos de campo.. O Que devo fazer???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest --Jonas --
Amigos, por favor me ajudem. Tenho duas Ado Querys ligadas a dois BD distintos, mas necessito fazer um select em que una o resultados destas duas Ado Querys.

Tentei colocar pelos Lookps Fields, mas a sentença SQL dos AdoQuerys não aceitam esses tipos de campo.. O Que devo fazer???

Amigo .. voce vai ter que usar instruçoes SQL dentro de uma

AdoQuery, por exemplo

SELECT Arquivo1.FICHA_NUM, Arquivo1.DATA, Arquivo1.EMPRESA, Arquivo1.FUN, Arquivo2.COD, Arquivo2.NOME, Arquivo2.RUA

FROM ":CADASTRO:Arquivo1.DB" Arquivo1

INNER JOIN ":COMPLEMENTO:Arquivo2.DB" Arquivo2

ON (Arquivo1.FUNC = Arquivo2.NOME)

neste exemplo estou usando dois bancos de dados, um chamado CADASTRO e outro chamado COMPLEMENTO

do CADASTRO eu pego um arquivo chamado Arquivo1 e do COMPLEMENTO outro arquivo chamado Arquivo2

faço um INNER JOINS de arquivos de bancos diferentes ligados pelo campo NOME. obs: SOMENTE os campos selecionados é que serão mostrados no dbgrig.

se tiver duvidas em como criar instruçoes SQL veja este post

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=106112#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
simplificando... seria unir dois BD's distintos por um AdoQuery, ou se pelo menos, pudesse jogar a tabela de um Bd no outro.
Qual o banco de dados utilizado?

Utilizando ADOQuery é pouco provável que esteja trabalhando com Paradox.

Apenas salientando que, no exemplo do Jonas, CADASTRO e COMPLEMENTO são alias definidos via BDE Administrator ou SQL Explorer - os quais dizemos bancos de dados, já que referem-se (apontam) a eles (corrijam-me se eu estiver errado).

Pela terminação .DB no nome das tabelas, o exemplo parece referir-se a Paradox.

Eu tenho a impressão que para o seu caso esta opção pode não ser aplicável, porque esta interpretação dos ":" como exemplificada eu só ví em uso com componentes da paleta BDE. (aqui, eu posso estar errado)

Se, por exemplo, o banco fosse MySQL e o componente ADOQuery com a conexão setada para um DSN (ODBC) chamado DSN_BASE (referenciando um database de nome BASE) com esta sintaxe:

SELECT *

FROM :base:usuario uO, :fone:usuario uD

where uO.matricula <> uD.matricula;

ao tentar abrir a consulta, você receberia uma mensagem "reclamando" da não definição dos parâmetros e você acessando a propriedade Parameters veria na lista base:usuario e fone:usuario.

para que este exemplo funcionasse, a consulta teria que ficar sem o ":", como segue:

SELECT *

FROM base.usuario uO, fone.usuario uD

where uO.matricula <> uD.matricula;

No caso do Firebird (não sei se a versão 2 já permite), ele não dá suporte a consulta com tabelas de múltiplos bancos:

> Firebird não suporta consultas a múltiplas tabelas que se estendam por

> múltiplos bancos de dados (Firebird book, página 431)

conforme eu havia lido isto neste post (2º => July 06, 2005 9:45 PM), na época em que estava aprendendo sobre ele.

Estes comentários são apenas para chamar a atenção, mais uma vez, para a importância de ser informado qual o banco de dados utilizado e componentes de acesso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...