Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Crystal Report - Conexão Com Banco Pelo Vb


chtdutra

Pergunta

Sou novato aqui e gostaria muito da ajuda de vocês, andei lendo muitos tópicos que já me ajudaram muito, mas não achei um parecido com o problema que tenho agora.

É o seguinte, uso o crystal 8.5 com VB 6, e meu sistema utiliza três bancos diferentes, pois depende do cliente. Os bancos são Access, MySql e Sql.

O problema está em como faço com os relatórios, antes eu tinha os relatórios conectando com o access, mas agora isto mudou, será que terei que copiar todos os relatórios e alterar a conexão com o banco em cada um deles ?

Eu estou convertendo todos e fazendo o seguinte, quando o usuário loga no sistema, o programa vai ver qual banco aquele sistema possui e quando vou imprimir um relatório, ele verifica esta conexão e grava os registros do relatório em um arquivo TXT, quando o relatório é disparado ele simplesmente lê os dados do arquivo TXT e carrega o relatório normalmente, está funcionando deste jeito. Mas será que não tenho como criar um relatório sem estar conectado com nada com os campos todos lá criados como funções e parâmetros, e mandar os parametros pelo VB ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Cara você pode alimentar seus relatórios com DataSet, você executa o comando sql em qualquer que for o banco de dados, popula um dataset, e depois é só ler este DataSet no seu relatório.

sim, da pra fazer mais o menos como o kadosh ta falando. na hora de selecionar o data source no crystal, selecione as opcoes More Data Sources -> Active Data -> Active Data (Field Definitions Only). isso é para o Crystal 8.5, mas acredito q as otras versoes sejam semelhantes.

selecionando essa opcao, você vai montar um arquivo apenas com a estrutura da tabela. o crystal vai saber quais são os campos mas não sabe quais são os dados.