schaukoski Postado Setembro 14, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 14, 2007 Olá!eu estou tentando dar enabled em botao(tabsheet) do pagecontrol.. mas não funciona.já tentei varias formas, tabhsset.enabled , não funcionou pages[].enabled também não..o unico que funcionou foi pagecontrol.enabled, só q desabilitou todas...alguém já teve esse problema e sabe como resolver?!obrigado!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Setembro 14, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 14, 2007 o codigo correto é :PageControl1.Pages[0].Enabled := false;PageControl1.Pages[0].Enabled := true;voce deve colocar o numero da pagina que voce que desabilitar / habilitarEX: 0 para o TabSheet1, 1 para o TabSheet2, 2 para o TabSheet3 e assim por diante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 schaukoski Postado Setembro 14, 2007 Autor Denunciar Share Postado Setembro 14, 2007 poisé !, mas isto não funciona..como eu disse, eu já testei dessa forma também, e não funcionou...eu continuo conseguindo clicar no tabsheet...bug do delphi?, ou tem outra forma? obrigado..e áaa... o visible funciona bem.. mas não é interessante pra mim.obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Setembro 14, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 14, 2007 poisé !, mas isto não funciona..como eu disse, eu já testei dessa forma também, e não funcionou...eu continuo conseguindo clicar no tabsheet...bug do delphi?, ou tem outra forma? obrigado..e áaa... o visible funciona bem.. mas não é interessante pra mim.obrigadoO que você imagina que deva acontecer no uso de enabled da tabsheet?Eu tenho usado e o que ocorre é que eu posso selecionar entre as várias disponíveis (até as desabilitadas), mas não consigo mover o foco para qualquer item dentro dela.Uso simplesmente nomedatabsheet.enabled := false (ex. TabSheet1.Enabled := False)Agora se você espera que estando desabilitada, não seja possível o usuário clicar e visualizar ela, então será necessário algum outro artifício. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Setembro 15, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 15, 2007 O Micheus tem razão ... o comando dasabilita os componentes dentro do TabSheet, mas não impede de voce clicar neleou se preferir voce pode usar PageControl1.Pages[0].Visible := false ... ai neste caso os componentes sumirão de dentro do TabSheet, e o usuario não vera nada, mas do mesmo modo, voce podera clicar nele .Agora se voce não quiser que o TabSheet apareça voce pode usar algo mais radical... TabSheet1.destroy, mas voce tera que recria-lo e a todos os componentes existentes dentro dele. OBS ( É possivel mais muito trabalhoso ... não compensa ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 schaukoski Postado Setembro 17, 2007 Autor Denunciar Share Postado Setembro 17, 2007 Não consegui resolver mesmo..A minha dúvida era desabilitar o botão da tabsheet, para não ser clickado... para nem ver o que tem dentro dela.. assim como o button. enabled = False, ele não ode ser clicado...eu coloquei um comando para voltar a tabsheet q eu estou posicionado.. mas ele da um refresh na tabsheet, e isso eu não gostaria que acontecesse. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Setembro 17, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 17, 2007 Achei esta na internet:TABSHEET PAGECONTROL OCULTAR TROCAR EXIBIR Como ocultar as tabsheets de um pagecontrol ? E como fazer para trocar as tab se os botoes estao ocultos ? Resposta: você pode criar um procedure e passar o nome do seu pagecontrol como parametro.procedure OcultarSheets(PageControl: TPageControl); var iPage: Integer; begin for iPage := 0 to PageControl.PageCount - 1 do PageControl.Pages[iPage].TabVisible := False; if ( PageControl.PageCount > 0 ) then PageControl.ActivePage := PageControl.Pages[0]; PageControl.Style := tsButtons; end;agora para trocar as tab você pode criar uns botoes personalizados, ou troca em determinadas ações, ou ate colocar um Time e trocar por tempo, tanto faz.a maneira correta de fazer é:PageControl.ActivePage := PageControl.Pages[2];onde [2] é o numero do indice da tab, q começa em [0]. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
schaukoski
Olá!
eu estou tentando dar enabled em botao(tabsheet) do pagecontrol.. mas não funciona.
já tentei varias formas, tabhsset.enabled , não funcionou pages[].enabled também não..
o unico que funcionou foi pagecontrol.enabled, só q desabilitou todas...
alguém já teve esse problema e sabe como resolver?!
obrigado!!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.