Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Campos Nulos Na Base De Dados


Duduh_Capixaba

Pergunta

Olá pessoal, seguinte...

Estou começando em VB e já me deparei com um problema: campos nulos. Estou trabalhando com uma base de dados GDB gerenciada pelo Firebird. Tenho um programa simples que lê o código do cliente e mostra seu nome e telefone. O problema acontece quando tento listar um cliente que tem o campo telefone (ou qualquer outro que eu venha a acrescer depois) nulo. O VB me retorna a seguinte mensagem: "Run-time error '94': Invalid use of Null".

Pois bem, eu consegui contornar a situação da seguinte forma:

If IsNull(TbCli!FONE1) Then

txtNome.Text = TbCli!NOME

txtTelefone.Text = ""

Else

txtNome.Text = TbCli!NOME

txtTelefone.Text = TbCli!FONE1

End If

A minha preocupação é se eu tiver um Form exibindo VÁRIOS campos nulos. Eu vou ter que fazer condições IF para cada TextBox??? Acho que deve ter uma outra forma, tipo, construindo uma FUNCTION ou algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Coloque em cada assinalamento de variável um & " "

Por exemplo: txtNome.Text = TbCli!NOME & " "

OK, eu sei que isto acrescenta um espaço em branco ao final de um campo que não contenha null.

Se isto for um problema para você troque o código para: txtNome.Text = mid(TbCli!NOME & " ", 1, Tamanho)

Espero ter ajudado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Great!!! :) Cara, é por isso que eu amo este forum, hehe... Funcionou galera, brigadão a todos!

ah sim, e obrigado a você também Graymalkin (resposta logo abaixo). esse código também funcionou!

Editado por Duduh_Capixaba
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação