Guest Fabio Avila Postado Setembro 28, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 28, 2007 Galera Boa TardeSou novo em DElphi, e gostaria de saber como eu do uma ação no menu , por exemplo quando eu clicar no MENU :CADASTRO - CLIENTESEle abra o fomulario CLINTES..vocês podem me ajudar...[~]ços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Setembro 28, 2007 Denunciar Share Postado Setembro 28, 2007 se você já adicionou o componente TMenu e definiu suas opções em design-time, basta que você, no editor do menu, selecione a opção desejada e na janela Object inspect acesse a guia Events do item do menu. você deve encontrar o evento Click - é só dar dois clicks e no editor, escrever o código que mostrará o form chamado (com Show ou ShowModal). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --Fabio -- Postado Outubro 1, 2007 Denunciar Share Postado Outubro 1, 2007 Ola E como ficaria o código então>> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Outubro 1, 2007 Denunciar Share Postado Outubro 1, 2007 isto é bem basicão, mas vamos lá:quando você dá dois clickes lá no evento do item de menu, você vai "cair" no editor código do programa com algo mais ou menos assim:procedure TForm1.MenuItem1Click(Sender :TBoject); begin | <== * Com o cursor piscando aqui * end; daí você vai ter que utilizar os métodos para exibição do fom em questão. Pode ser Show e ShowModal. A principal diferença é que quando você utilizar ShowModal, a janela é apresentada e as linhas de comando que existirem após este comando, só serão executadas depois que a janela for fechada. Então, supondo que seu form se chamer FormClientes, você teria que acrescentar no código acima: procedure TForm1.MenuItem1Click(Sender :TBoject); begin FormClientes.ShowModal; end; este procedimento só funciona se o form estiver criado anteriormente (normalmente já em design-time, menu Project->Options Auto-create forms) Caso você não esteja deixando o form criado em design-time, então você terá que criá-lo em run-time (tempo de execução). Para isto o código teria que ficar com esta "cara": procedure TForm1.MenuItem1Click(Sender :TBoject); begin FormClientes := TFormClientes.Create(Self); // Cria o form antes do uso try FormClientes.ShowModal; // mostra o form finally FormClientes.Release; // libera a memória alocada para o form end; end;Se for utilizar o método Show, o procedimento é um pouco diferente porque, como disse, o programa continuará executando e depois do Show ele fechará a janela (vai ser só uma "piscadinha"). Então, tem que utilizar outro método. Dê uma olhada neste outro post.Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --Fabio -- Postado Outubro 2, 2007 Denunciar Share Postado Outubro 2, 2007 MicheusEu denovo.. cara parece brincdeira mas não consegui fiz do jeito que me explicou:procedure TForm1.Sobre1Click(Sender: TObject);beginFormSobre.ShowModal;end;end.Ele da erro , o que ainda preciso fazer.. porque assim eu criei o Form Principal e depois criei o FormSobre, estão salvos na mesma pasta .. preciso fazer mais algum procedimento?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Outubro 2, 2007 Denunciar Share Postado Outubro 2, 2007 Ele da erro , o que ainda preciso fazer..Que erro está dando? O erro é na compilação ou na execução? Qual a mensagem de erro(original, não sua interpretação)?Dica a todos que postam dúvidas: Lembrem-se sempre, quem está como o programa é você não quem quer ajudar (como eu). Então, informações mais claras são necessárias. ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --Fabio -- Postado Outubro 3, 2007 Denunciar Share Postado Outubro 3, 2007 Quando pressione F9 pra executar da erro na linha:FormSobre.ShowModal.Grato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Micheus Postado Outubro 3, 2007 Denunciar Share Postado Outubro 3, 2007 Quando pressione F9 pra executar da erro na linha:FormSobre.ShowModal.Fabio, acho que ficamos na mesma. Você não entendeu o que coloquei no posta anterior? :huh: Que erro está dando? O erro é na compilação ou na execução? Qual a mensagem de erro(original, não sua interpretação)?Dica a todos que postam dúvidas: Lembrem-se sempre, quem está como o programa é você não quem quer ajudar (como eu). Então, informações mais claras são necessárias. ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Fabio Avila
Galera Boa Tarde
Sou novo em DElphi, e gostaria de saber como eu do uma ação no menu , por exemplo quando eu clicar no MENU :
CADASTRO - CLIENTES
Ele abra o fomulario CLINTES..vocês podem me ajudar...
[~]ços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.