Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Problema Intermitente

Humm

Question

minha aplicacao feita no access XP da um problema bem estranho, e não tem hor apra acontecer..

do nada, to lançando dados no formulario, derrepente vem uma msg dizendo que outro usuario tentou inserir dados ao mesmo tempo e tal, e os campos onde eu tava entrando os dados ficam com #excluido

então eu tenho que fechar a aplicacao, e quando volto, os dados estao lá.

isso acontece mesmo com somente um usuario rodando a aplicacao.

alguém sabe o que pode ser?

Edited by Humm

12 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Realmente estranho, eu imagino que talvez algum outro processo esteja fazendo isso, tipo um antivirus que pode estar verificando as aplicações ativas e por isso ele pode estar retornando esse erro, mais é apenas uma suposição vou dar uma pesquisada se achar algo posto pra você!

• 0

ainda não consegui resolver o erro

ele só ocorre após digitar dados no campo FORMA.. somente nesse campo. mas não tem hora pra acontecer.. não da pra reproduzir o erro.. tem que ficar usando até acontecer.

tirei uma SS pra vocês verem.

erro1yi1.th.jpg

após clicar em FIM aparece varias outras telas pra cada ação que eu fizer, até de fechar o form com o mesmo erro mas mostrada de forma diferente. como na SS a seguir.

erro2zq6.th.jpg

e se eu deixar assim nessa tela.. a cada intervalo de 1 min mais ou menos vai aparecendo outra janela por cima do mesmo erro.. vai se acumulando.

após fechar o form, tudo volta ao normal, não perco dados nem mesmo o que digitei no campo FORMA.

o erro é:

Erro em tempo de execução '3197':

O mecanismo de banco de dados Microsoft Jet interrompeu o processo porquê você e outro usuário estão tentando alterar os mesmos dados ao mesmo tempo.

botoes:

Continuar(apagado)

Fim

Depurar

Ajuda

Detalhe é que a aplicação nesse momento só estava aberta por mim, ou seja, a hipotese de realmente 2 usuarios estarem alterando dados é impossivel.

Já tentei separar em Frontend Backend

Já executei varias vezes o compactar/reparar

abraços

EDIT:

bom andei lendo uns posts sobre esse erro..

parece que tem a ver com ambiente(SO) multi usuario. mas o que gera o erro não sei.

então vou apelar pro bloqueio de registro e ver o que dá.

no formulário que chama essa tabela, nas propriedades coloquei o bloqueio de registro como registro atual.

vamos ver.

abraços

Edited by Humm

• 0

bom senhores.. parece que o problema foi resolvido pelo menos até agora..

o que fiz foi o seguinte..

bloqueei no form somente os registros atuais em edicao.

compilei o codigo.

dividi o banco de dados em back e front.

coloquei fronts MDE nas maquinas clientes.

abraços

• 0

esse problema ta me tirando o sono!

simplesmente voltou do nada. to começando a desconfiar que é um bug do access! e só aparece em BDs com mais de uns 70000 registros em uma tabela.

além do mais descobri outro coisa chata.. após dividir o BD parece que simplesmente os relacionamentos desapareceram.. e eu tinha relacionamentos do tipo integros.. que ao deletar o registro mestre, os subs tb eram deletados em cascata.

caramba.. só me resta uma ultima alternativa.. migrar pro access mais recente que tiver.

abraços

• 0

é isso.. recebi por email o hotfix WindowsXP-KB895751-v2-x86-PTB.exe

instalei nas maquinas e até agora o problema parece ter sido sanado. pelo que eu entendi é um bug na engine do JET

ironicamente a microsoft não disponibiliza este hotfix para download sob a afirmativa de que ele não foi completamente testato para tal.

e me parece que é certo que qualquer aplicação complexa feita em access cujo venha a ter muitas tabelas com muitos registros (uma das minha tabelas chega a ter mais de 300.000 registros) tem muitas chances de ter este problema.

ontem mesmo tava impossivel usar a aplicacao, dava erro direto de primeira.

vamos ver no que dá, por enquanto ta passando nos testes.