Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Liberando Componentes No Visual Basic Para Usuários Limitados


Ziro_Darkness

Pergunta

Eu estou com um problema que é o seguinte:

Tem 2 laboratórios de informática na Instituição de Ensino que dou suporte. Estes laboratórios são utilizados para os professores darem aulas, e uma das matérias é Visual Basic. Como alunos ADORAM ficar zuando nas maquinas, cada um possui um Login restrito (tipo de usuário restrito do Windows) para acessar os computadores (o sistema de login é por dominio). O problema é que, como eles tem usuários restritos, suas contas não tem permissões pra fazer modificações no sistema, e quando se vai adicionar um componente (da lista de componentes do Visual basic mesmo, não externo) o Visual Basic trava e aparece uma mensagem de erro do Windows (aquela que pede pra mandar um relatório para a Microsoft). A solução temporária encontrada foi de entrar como administrador na maquina e adicionar os componentes do Visual Basic duas vezes ((adicionei, fechei o VB, abri e adicionei de novo)não me pergunte o porque de ser duas vezes... só sei que fiz isso uma vez e não funcionou... só depois que fiz a segunda vez que os logins limitados dos alunos conseguiram fazer o adicionamento de componentes). Aí você se pergunta... se isso funcionou, porque a solução é provisória? É que tem alguns componentes (tipo o do Adobe Reader) que o VB pode adicionar para trabalhar com algumas funções dele. Mas quando se abre só o Adobe Reader e este acaba utilizando o componente que o VB usa pra alguma outra finalidade, quando se vai utilizar no VB de novo este componente ele volta a dar "pau". E é neste problema que estou quebrando a cabeça pra resolver.

Já fiz modificações nos registros pra dar permissões pro grupo que utiliza o Visual Basic (dei permissões de administrador na parte de registros que envolvem o VB (encontrei isso no site da microsoft)), utilizei o lsrunase num .BAT que criei pra dar permissões de administrador pro usuário no programa quando aberto (este deu problema de abrir o Windows Instaler e travar em seguida). Bom... é este o problema até agora... deixo aqui este quebra cabeça pra quem quiser brincar um pouco! :P

Obrigado a todos que colaborarem de alguma forma com o tópico!

Editado por Ziro_Darkness
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Essa mesma situação aconteceu em minha faculdade (você não é da TM não né? :P ). Uma 'solução' lá foi criar um usuário vb que não tinha acesso a internet, pelo menos evitam infectar as máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Primeiramente, obrigado Kuroi pela idéia. Eu não tinha visto que tinha uma área pra Windows! Vlws mesmo!

Quanto eu ser da TM, não sou não. Trabalho na BMTech e a Instituição é a Uirapuru (Sorocaba-SP).

Quanto ao problema em questão, constatei que o componente do Adobe Reader parou de funcionar devido que um estagiário daqui atualizou o programa e não avisou ninguém. Então fiz testes mais completos e vi que os componentes que param de funcionar após o procedimento de habilitação (citado acima) só deixa de funcionar mesmo se fizer uma instalação ou atualização de algum programa cujo componente seja utilizado pelo VB (no caso aqui foi o Adobe Reader). Neste caso basta realizar o procedimento que mencionei acima com o componente que não está funcionando e ele volta a funcionar normalmente...

Mas mesmo realizando tais procedimentos, os seguintes componentes não funcionaram aqui:

C:\windows\system32\msconfig.dll

C:\windows\system32\tdc.ocx

Cic 1.0 Type Library

Help Center VI 1.0 Type Library

Microsoft Active Plugin

Microsoft DDS 80

Microsoft Office Document Imaging 11.0 Type Library

Oinfo 11 ActiveX Control Module

Package and Deployment Wizard

Ref Edit Control

VCWiz 8.0 Type Library

Wfc Host 1.0 Type Library

Apesar de saber o básico do básico de programação, nem faço idéia se tais componentes são realmente componentes utilizaveis pelo VB... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Lord_RapTor

Tenho um problema parecido com Lab de Informática.

Tentei diversas formas mas não obtive êxito.

Então criei um atalho na área de trabalho para o VB com o comando RUNAS.

Dei permissão de administrador para este atalho e os usuários mesmo sendo Limitados, quando rodam o VB tem (para este software) permissão de administrador.

Para fazê-lo basta criar um novo atalho (no desktop por exemplo), e no prompt de comando digite a linha que chama o executável do VB precedido pelo comando RUNAS:

Ex:

RUNAS C:\Arquivos de Programas\Microsoft Visual Studio\.....\VB6.exe /user:Administrador /Savecred

O parâmetro /user é para permitir que o programa rode com permissões do usuário Administrador

e o /Savecred é para gravar a senha do Administrador que ele pedirá apenas a primeira vez.

Sei que não é o ideal, mas pelo menos não tive mais problemas com o VB.

[]s,

RapTor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...