Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dividindo no Delphi


João Paulo Taraciuk

Pergunta

Olá pessoal, estou encontrando dificuldades em realizar uma divisão no Delphi 7, assim, eu tenho um Txnumedit onde coloco o valor de um produto à prazo, aí em um edit tem o valor da margem de lucro, então em um outro Txnum edit tem que aparecer o valo de custo, mais ou menos assim

Eu tentei dessa maneira, é que eu sou iniciante em programação!!

procedure TFrm_Produtos.Txnumedit_aprazoExit(Sender: TObject);

var

um, dois: String;

begin

um:= Txnumedit_aprazo.Text;

dois:= '1,' + TEdit_Margem.Text;//Aqui coloque 1, + porque no edit eu pus 10,00, então ficaria 1,10 porcento a margem

Txnumedit_Custo.Text:=(um)div (dois) ;

end;

//Seria mais ou menos assim, o usuário coloca o valor do produto à prazo no Txnumedit à prazo, então o sistema

//calcularia pela margem que está no Tedit_margem e joga o valor do custo no Txnumedit_custo

//por que digamos que eu coloque no valor à prazo R$ 5,50 e na margem 10% então 5,50 Dividido por 1,10

//dá exatamente o valor de custo R$ 5,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
procedure TFrm_Produtos.Txnumedit_aprazoExit(Sender: TObject); 
var 
  um, dois: String; 
begin 
  um:= Txnumedit_aprazo.Text; 
  dois:= '1,' + TEdit_Margem.Text;//Aqui coloque 1, + porque no edit eu pus 10,00, então ficaria 1,10 porcento a margem 
  Txnumedit_Custo.Text:=(um)div (dois); 
end;
João, seu problema é um só: você está tentando fazer operações matemáticas com variáveis tipo texto e não numéricas. Não vai resolver 100% sua questão, mas resolve este que você postou:
TFrm_Produtos.Txnumedit_aprazoExit(Sender: TObject); 
var 
  um, dois: Double; 
begin 
  um := StrToFloat(Txnumedit_aprazo.Text);
  dois := 1 + StrToFloatDef(TEdit_Margem.Text, 0);
  Txnumedit_Custo.Text := FormatFloat('#0.00', um /dois); 
end;

Considerações: