Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Mozilla x IE


aline_marques

Pergunta

Olá a todos!

Gostaria de saber o porque na minha página em xhtml, usando também css, aconteceu o seguinte:

Desenvolvi o layout das páginas e fui testando no Mozilla, só que quando fui testar no IE tá tudo horrivel, não ta centralizado, as bordas estão todas tortas, ta horrivel, ta na beira do ridículo mesmo!

Queria saber o porque aconteceu isso?E como posso resolver?

Será que de acordo com o navegador eu vou ter que criar uma página pro IE e outra pro Mozilla?? aff....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Queria saber o porque aconteceu isso?E como posso resolver?

é assim mesmo, os navegaodres interpretam o css cada um do seu proprio jeito. pra resolver isso não tem como não, você tem q fazer um css q funcione nos dois navegadores.

teoricamente é possivel fazer qualquer tipo de layout, mas você tem q arranjar as propriedades de um jeito de funcione em td q é navegador.

Será que de acordo com o navegador eu vou ter que criar uma página pro IE e outra pro Mozilla?? aff....

não precisa não. o q se costuma fazer é, desdo comeco, ir testando a pagina em navegadores diferentes a medida em q você for desenvolvendo.

eu por exemplo, sempre vo fzendo a pagina e vou conferindo sempre no ie6, no firefox e no opera. tanto o css como o javascript. é muito treta mas como você vai indo aos poucos, você vai ajustando certinho todas as propriedades, você consegue ajeitar o layout certinho.

no seu caso, a sua pagina já ta toda pronta e ai fica mais dificil. o esquema é você ir testando, mudando as propriedades do css, objeto por objeto e ver se ele vai ficando na posicao correta e etc.

mas se a situacao tiver muito ruim mesmo talvez o melhor seja comecar desdo comeco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu uso STRICT em XHTML e faço isso:

width:20; sem px simplismente o IE6 iguinora e faz funcionar a página funcionar normal

como se tivesse PX

mas se ponho online ele passa a funcionar e assim páginas STRICT funcionam corretamente se estiver tudo

certinho como esses detalhes de PX

entendeu?

o IE7 não sei qual a reação =/

tenho um aki mas é raro usa-lo só quando vou fazer o teste final

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aline, bem vinda ao pesadelo rsrsrs. A dificuldade de desenvolver para Web é justamente essa, a diferença que um mesmo código faz para duas versões diferentes de navegadores.

Vou complementar o comentário do kuroi.

Além de alguns browsers não respeitarem os padrões, há também alguns bugs que você vai descobrir durante os seus desenvolvimentos.

Existem algumas soluções, como hacks por exemplo. Eu não costumo usar hacks, então sugiro que procure sobre o assunto no google.

você pode utilizar de certas coisas que funcionam em alguns navegadores e não tem em outros e vice-versa.

Exemplo:

body{
background:pink
}

html>body{
background:blue
}

O sinal ">" significa que o código funcionará para todo o <body> que é filho de um <html>. Esse tipo de seletor é válido, é permitido, mas o ie6 não enxerga.

Dessa forma, o código acima vai ser exibido em rosa nos ie6 e azul no resto dos navegadores modernos.

Eu uso muito esse artifício, é bem prático. você pode usar para qualquer tag, não apenas para o <body>.

Existe também os comentários condicionais:

http://www.maujor.com/tutorial/antigos-ie.php

Um pouquinho mais complicado.

De qualquer forma, o ie a partir da versão 7 tende a funcionar de forma bem parecida com o FF, já que ele foi feito para estar nos padrões ( ou tentaram). Então o seu problema mesmo vai ser fazer funcionar no ie6.

Alguns outros browsers seguem também os padrões, e você vai ter que mudar muito pouco no seu código para fazer funcionar igualmente para todos, não precisando em alguns casos, fazer dois css. você pode fazer alguns arquivos externos e importar, enfim, pode fazer muitas coisas pra tentar solucionar o seu problema.

Dá uma olhada no site: http://www.tableless.com.br

Lá tem bastante coisa sobre o assunto. É um site bem interessante, eu acho que a leitura de muita coisa lá é obrigatória pra todo desenvolvedor Web.

Akelabrasssssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é Kakarotto to num pesadelo horrivel, agora que entrei nessa area de design..

Bom eu vou testar o que todos me alaram.

Vi que não é bom usar hacks(sei la como escreve isso) disseram pra eu usar conditional comments, so pro IEca porque ele não segue o padrão dos outros navegadores, enfim vou testar tudo que der e ai depois eu coloco a melhor solução aqui.

Obrigada a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...