Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

como colocar programa na rede

biakeffer

Question

Estou com um pequeno problema, preciso colocar um programa que estou fazendo, na rede quais os métodos que posso usar, o que eu tenho que fazer?Uso o delphi 2005 e mysql.

Estou precisando muito, se alguém puder me ajudar, ficarei muuuuuiiiiito agradecida....ok....bjs

11 answers to this question

Recommended Posts

• 0

qual componente utiliza?

veja este conteudo:

"

painna01-Apr-2005, 02:55

Ola colegas,

Navegando pelo fórum, procuro uma resposta mais clara para minha pergunta, pois também estou iniciando agora em MySQL e não estou conseguindo fazer a conexão em rede.

Vou explicar:

Instalei um sistema em um computador qualquer da rede e esta funcionando corretamente, agora gostaria de usar o banco mysql que esta naquele computador de outro computador da rede, mas não estou tendo sucesso, pois pelo que já pesquisei, é só colocar o IP da maquina que esta o banco de dados, mas não da certo isso cara.

A pergunta é, como fazer isso, gostaria se possível de uma resposta com clareza, pois não estou conseguindo com o que já vi no fórum.

Se vocês puderem me ajudar, ficaria muito grado, pois já estou quase sem cabelos de tanto pensar.

Estou usando o Zeos e o Delphi 6

para conexão estou usando isso na aplicação.

Host := localhost

Login := root

ai tem um arquivo INI que grava isso, quando eu acesso de outra maquina estou informando no Host o IP da maquina que esta o banco (tipo 192.168.1.24 ) , estou fazendo certo?? não funciona de jeito nenhum, você pode me ajudar com um exemplo como o meu acima, ficaria muito grato, pois estou no desespero

Desde já agradeço,

Alessandro

painna@ig.com.br

CAVALO01-Apr-2005, 12:19

Grande,

O primeiro passo você tem que postar a mensagem de erro... mas como já tive alguns problemas com o mysql vai algumas dicas:

1 - tem a dll client que tem que estar no diretorio do aplicativo ou no windows/system... no caso da libmySQL.dll a versao que funciona é a que vem no mysql 3.23

2 - tem que ter o usuario configurado no servidor para as duas situaçoes,,, rede e local ... exemplo: "root"@"%" e "root"@"localhost" (o segundo é criado automaticamente).

3 - se existir um firewall, deve liberar a porta 3306 (mysql padrão)

e por aí vai ... se não resolver mande a mensagem que lhe ajudarei ou cadastre aí (p_senna@hotmail.com)

Cavalo

painna01-Apr-2005, 16:00

Cavalo,

Obrigado por ter se interessado no assunto, mas me desculpe, foi erro meu, esta funcionando sim, é que tinha uma rotina que eu não estava passando por parametros e ai estava localhost fixo e é quando ocorria o problema.

Obrigado mesmo.

Abraços,

Alessandro

"

fonte: http://www.forumweb.com.br/foruns/lofivers...php/t26483.html

• 0

o mysql é muito parecido com o interbase ... é so para voce pegar a ideia de como fazer

para colocar um programa em rede, necessariamente voce deve deixar o banco de dados em uma maquina que seria o servidor, e nas maquinas clientes voce instala o seu programa e direciona o caminho do banco de dados para este servidor. os exemplos que te passei são para voce ver como é feito isso.

abraço

retirado de uma discução em forum ( ve se esclarece um pouco )

http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php...0c8dc4cac928cf6

para rodar o mysql com o delphi em rede você precisa:

uma máquina servidor que possua o mysql instalado.

as máquinas clientes precisam de apenas 4 arquivos.

o seu programa, e as 3 dll (libmysql.dll, dbexpmysql.dll, midas.dll)

depois você precisa confirgurar o sqlconnection com o ip do servidor e o login e a senha. o mais certo é o seu programa perguntar isso na instalação e gravar no registro do windows.

na verdade o servidor, num precisa ser na internet, o servidor seria um servidor na intranet, na própria rede em que o programa vai rodar, mas isso só no caso de você ter várias máquinas rodando o mesmo programa.

se você tiver só uma máquina, ai sim, você roda o mysql e o programa juntos.

resumindo: você precisa de uma máquina que esteja com o servidor mysql instalado, e o programa (não importa em que máquina ele esteja rodando) deve ser conectado ao mysql da máquina servidor.

tipo assim: eu tenho um sistema de lan house que controla as máquinas da lan. existe o computador-caixa, que possue o mysql instalado nele, com o ip 192.168.0.1.

todos os outros micros não possuem mysql instalado, eles possuem apenas o programa e as dlls necessárias e no componente sqlconnection eu coloco o ip do servidor (no caso 192.168.0.1), e ai o programa se conecta pela rede com o mysql, mas note que não é na internet, mas sim numa rede interna, uma intranet.

se você ainda não conseguiu conectar ao banco porque ele deu um erro de memoria faca o seguinte

va ate a pasta

C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\DBExpress

la vai haver um arquivo chamado dbxdrivers.ini

nele você vai ter que mudar o driver de acesso ao banco mysql

[MYSQL]GetDriverFunc=getSQLDriverMYSQL

LibraryName=dbexpmysql.dll

VendorLib=LIBMYSQL.dll

BlobSize=-1

Database=DBNAME

ErrorResourceFile=

HostName=ServerName

LocaleCode=0000

Password=password

User_Name=user

pois ele vem configurado errado, apos isso é so abrir o delphi e mandar bala

abraço

• 0
em qual propriedade do sqlconection eu coloco o ip???
apenas uma mãozinha nesta questão.

biakeffer, dê um duplo click no componente SQLConnection. Na tela que aparece, selecionado ConectinName=MySQLConnection, você verá na lista ao lado (Connection Settings) a propriedade HosteName.

• 0

Oi michels...vlw pela informação...

agora estou conseguindo abrir o programa na outra máquina mas esta dando o seguinte erro (General SQL error...No database selectd) alguém sabe me dizer o que é isso e o que eu faço pra não acontecer...rs

• 0
agora estou conseguindo abrir o programa na outra máquina mas esta dando o seguinte erro (General SQL error...No database selectd) alguém sabe me dizer o que é isso e o que eu faço pra não acontecer...rs
bom, parece que lá naquela tela que lhe falei antes (e mesmo via propriedades na janela Object View) você não configurou as outras informações: nome do banco, usuário, senha...

Dê uma conferida.

• 0

Muito obrigado pessoal...consegui colocar o programa na rede, desfiz tudo que já tinha feito e fiz novamente e ai deu certo, rs

não sei o que eu tava fazendo de errado antes, mas o importante é que deu certo...vlw mesmo...brigadão!!!!